Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sábado, 26 de abril de 2014

Os grandes líderes sumiram


Sem tocar no nome de Jesus Cristo, o maior líder da face da Terra, cujos ensinamentos transcendem os séculos, as pessoas contam nos dedos os maiores líderes mundiais ou até as que marcaram de alguma forma o solo pátrio. O Google, para onde o mundo contemporâneo busca as informações e confirmações de lideranças, aponta: Júlio César, Mahatma Gandhi, Napoleão Bonaparte, Franklin Delano Roosevelt, Martin Luther King, Abraham Lincoln, Getúlio Vargas e Nelson Mandela.


A justificativa apontada é a de que Júlio César foi um dos homens mais influentes antes de Jesus Cristo e o responsável por transformar a República em Romana em Império, como fez com que Roma fosse o Império mais importante e poderoso da Antiguidade.


Mahatma Gandhi influenciou mais de 350 milhões de pessoas em uma revolução pacífica. Durante 20 anos, ele lutou em uma não-guerra sendo a voz do povo e mobilizando líderes de outros países. Conseguiu que a Índia se tornasse um país independente. Seus ideais de paz e de uma vida natural são exemplos para milhares de pessoas em todo mundo, até hoje.


Napoleão Bonaparte - Um dos maiores estrategistas da história conhecia bem seus subordinados e os colocava nos cargos mais adequados aos seus perfis. Ele se tornou um dos líderes mais bem-sucedidos da história por ter a habilidade de colocar as pessoas certas nos lugares certos.


Franklin Delano Roosevelt - Considerado um dos presidentes americanos mais importantes da história, Roosevelt liderou durante dois mandatos e foi o responsável por trazer esperança para seu povo durante a Grande Depressão e a Primeira Guerra Mundial. Ele conseguiu administrar as duas situações caóticas e trouxe um futuro próspero para os americanos.


Martin Luther King - Teve milhares ao seu lado durante a luta pelo fim da desigualdade social, com seus protestos e discursos motivadores. Uma das frases mais famosas que existem foi dita por ele “Eu tenho um sonho”.


Abraham Lincoln - Considerado o maior presidente americano que já existiu, ele foi o responsável por abolir a escravidão, administrar os Estados Unidos durante a Guerra Civil e modernizar a economia do país.


Getúlio Vargas - Liderou o país por 15 anos sendo considerado o “pai dos pobres”. Presidente brasileiro que trouxe esperança para seu povo, Getúlio lutou pelas leis trabalhistas e pelos direitos dos mais pobres. Era carismático e próximo ao povo.


Nelson Mandela - e líder africano da história. Lutou pelos direitos de um continente inteiro e ganhou um prêmio Nobel da Paz. Dedicou toda a sua vida aos direitos humanos e, até hoje, tem milhões de seguidores.


O professor Gerardo Castillo, da Universidade de Navarra, Espanha, aponta outros em seu livro “14 líderes inesperados”. O ilustre pedagogo espanhol cita os nomes de Péricles, o grande estrategista e orador da Grécia Antiga; Hernán Cortés, conquistador do México; Simón Bolívar, herói e libertador latino-americano; Abraham Lincoln, 16º presidente dos Estados Unidos aboliu a escravidão; Ernest Shackleton, explorador corajoso da Antártida.


Churchill, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi primeiro-ministro britânico por duas vezes (1940-45 e 1951-55). Orador e estadista notável, ele também foi oficial no Exército Britânico, historiador, escritor e artista. Ele é o único primeiro-ministro britânico a ter recebido o Prêmio Nobel de Literatura e a cidadania honorária dos Estados Unidos.


Lawrence de Arábia, grande aventureiro britânico do início do século 20, um misto de arqueólogo, estrategista militar e escritor. Entre 1911 e 1914, trabalhou numa expedição arqueológica no Oriente Médio.


Golda Meir fundou o Estado de Israel, primeira embaixadora israelense na antiga União Soviética e 1ª ministro de Israel; Ronald Reagan, 40º presidente dos Estados Unidos, ousou na política econômica; John Kennedy, eleito em 1960, tornou-se o segundo mais jovem presidente do seu país. Foi assassinato em 1963.


Nelson Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993. Margareth Thatcher, em 1975 ela foi eleita líder do Partido Conservador, e 1979 se tornou a primeira mulher a ser primeira-ministra do Reino Unido. Governou o país com pulso de ferro.
Luther King foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo o combate à desigualdade racial através da não violência.



Coração Aquino surgiu como cabeça visível da oposição ao ditador Marcos. Ganhou a eleição nas Filipinas, porém houve fraude. No entanto, oficiais superiores do exército filipino retiraram seu apoio ao então ditador e instou-o a reconhecer a vitória eleitoral do Coração de Aquino, sob a ameaça de mobilizações militares. Seu primeiro ato no cargo foi a proclamação de uma Constituição provisória, que foi aprovada por referendo popular em fevereiro de 1987.


Hoje, a sociedade sente e cobra a falta de líderes. O professor Gerardo Castillo reconhece que “nunca se falou tanto de liderança como agora e nunca teve tanta carência de verdadeiros líderes”. No Brasil, o jornalista Batista Custódio, um observador da História, lembra, por exemplo, que quando falavam da tribuna do Congresso Nacional, San Thiago Dantas, Afonso Arinos, Carlos Lacerda ou Alfredo Nasser não se ouvia um sussurro em plenário. Nas Diretas Já apareceram oradores que despertavam a atenção da sociedade, entre eles Ulisses Guimarães, Pedro Simon, Tancredo Neves, Henrique Santillo. Possivelmente, tenha me esquecido de outros nomes.



Na verdade, esses grandes oradores e grandes líderes praticamente sumiram do mapa. E para vergonha da sociedade brasileira a corrupção mantém-se firme igual carrapato. Se Ruy Barbosa já manifestava vergonha em seu tempo pela falta de ética, prática da imoralidade, o que não dizer então. Para o professor Castillo “a autêntica liderança é a liderança moral”. Sem liderança a sociedade fica sem propostas de futuro nem referentes morais, observa ele. Noutros tempo, das lutas estudantis apareciam os líderes, hoje a sociedade não educa aos seus jovens para que a dirijam.



Seguindo os ensinamentos do professor de Navarra, o bom líder deve possuir, entre outras, as capacidades de  visão “audaz para imaginar e criar o futuro; comunicar claramente a outros sua visão e persuadir-lhes para que a façam própria; transmitir seu compromisso para atuar com referência e valores; desenhar boas estratégias para lucro dos objetivos; aceitar grandes desafios e resistir ante as adversidades”. E culmina, mencionando que “sem liderança a sociedade fica sem propostas de futuro nem referentes morais”.



(Wandell Seixas, jornalista voltado para o agro, autor do livro O Agronegócio passa pelo Centro-Oeste)

Fonte: DM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...