Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

TRE-RJ fecha Igreja Universal por fazer propaganda eleitoral no Templo

A fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral lacrou a Catedral da Fé da Igreja Universal do Reino de Deus em Del Castilho, na noite deste sábado. De acordo com o TRE, foi apreendido material de campanha do candidato Marcelo Crivella (PRB) dentro do local e fichas de cadastro de fiéis. Mais cedo, a IURD de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, já havia sido interditada pelo mesmo motivo.

A titular da zona eleitoral de Caxias, Vera Lage, recebeu uma denúncia anônima e determinou que sua equipe fosse até o local, onde também foram apreendidos material de propaganda eleitoral e cadastros com números de títulos de eleitor. No local, fiscais encontraram um documento convocando fiéis para a “Crivelização”.

No topo da carta, é revelada a intenção de alcançar 400 mil votos em Duque de Caixas. Além disso, o documento traça uma estratégia para convocar fiéis para um encontro com o Bispo Inaldo “com o intuito de divulgar o Bp. Crivella”. Há orientação no texto para “convocar todos os grupos para todos os dias executarmos a Crivelização”, que incluiria agitar bandeiras e distribuir panfletos do candidato. Fiscais do TRE-RJ ainda foram a outras unidades da Universal para checar as denúncias. Entre elas, está a sede da igreja no Rio de Janeiro, a Catedral da Fé, em Del Castilho, na Zona Norte do Rio.

Uma reportagem de O GLOBO mostrou que, na antevéspera do primeiro turno da eleição, no culto “Desmanche do Fogo”, na Catedral da Fé, em Del Castilho, Zona Norte do Rio, o pastor Daniel Santos pediu votos para Crivella e para candidatos do PRB. O pedido de votos para Crivella em templos, já flagrado pelo GLOBO nessas eleições, também num culto da Universal em Nova Iguaçu, é vedado por lei. Mais precisamente na resolução 23.404 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em seu artigo 11, parágrafo 2º. A punição, ao candidato e a quem fez a campanha, é notificação e multa no valor de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

No primeiro turno, o Rio de Janeiro foi o estado brasileiro com o maior número de ocorrências de irregularidades.

A Igreja Universal afirmou por meio de nota que “apurou até agora que um membro da igreja, que fazia trabalho voluntário para o candidato Marcelo Crivella fora do templo de Duque de Caxias (RJ), deixou o material em uma sala, por esquecimento”. Já o candidato Marcelo Crivella se manifestou por meio de sua assessoria dizendo que “não se deve fazer nenhuma política dentro de igrejas” e que não foi a nenhuma igreja nesta campanha. Segundo a nota, o candidato não “exerce qualquer cargo na IURD há mais de dez anos”.

BATALHÃO DE CHOQUE

No início da madrugada deste domingo, três carros do Batalhão de Choque da PM estavam estacionados em frente à garagem da Catedral da Fé, em Del Castilho. Policiais controlavam a entrada e saída de pessoas que moram num espaço anexo ao templo.

Segundo a assessoria do TRE, não há previsão para reabertura da igreja. Por volta das 17h deste sábado, cabos eleitorais de Luiz Fernando Pezão e Marcelo Crivella entraram em confronto nas proximidades do templo.

"Tinha um lado que era Pezão e outro, Crivella, na Avenida Dom Helder Câmara. Houve muito tumulto e pancadaria. Umas pessoas dando bandeirada na cabeça das outras" - disse o engenheiro Ronaldo Evaristo, morador de Del Castilho.

Fonte: O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...