Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 26 de julho de 2015

Interesses dos EUA na África: Quatro coisas que você precisa saber



Enquanto o presidente dos EUA, Barack Obama está em uma visita oficial ao Quênia, a terra natal de seu pai, como parte de uma turnê de África, os africanos se queixam de que o atual presidente dos EUA tem feito pouco para o continente.Como envolvido é Washington na África? Será que os seus interesses vão além bases militares e da "guerra ao terror"?.

África tem uma população de pouco mais de 1.000 milhões de euros e cinco das dez economias com crescimento mais rápido no mundo, de acordo com o ' The Economist ', mas a China é mais influente no continente que os Estados Unidos, cujas ações últimos anos têm sido em grande parte de natureza militar.


Bases militares, aviões e Africa Command

Oficialmente Washington tem apenas uma base permanente militar na África, na pequena nação de Djibouti, como o principal ponto de foco sobre a guerra contra o terrorismo no continente, onde a exceção do Egito, todos os países da região estão sob o Comando África EU ( AFRICOM ), responsável pela intervenção na Líbia em 2011, que apoiou a rebelião para derrubar o presidente Muammar Gaddafi .

Tropas AFRICOM também participaram nos últimos anos em outras operações que a Líbia em Mali e Chade. Tropas, consultores e instrutores militares norte-americanas e forças de operações especiais estão presentes em uma dúzia de sub-saariana países. Também recentemente na Somália, para lançar ataques aéreos contra a organização terrorista Al-Shabaab.

Terrorismo e conflito

Durante muito tempo o continente tem sido dilacerado por conflitos conduzidos por ódio sectário, lutas pelo poder e disputas territoriais. Embora nos últimos anos, grupos islâmicos só aumentou o número de mortos.

Na Nigéria, o país mais populoso do continente, Boko Haram organização extremista tem praticamente dividiu a nação no norte muçulmano Boko Haram é aceito por setores da população, e é rejeitado no sul, de maioria cristã. Além deste grupo terrorista, ele prometeu lealdade ao Estado Islâmico ; assim como outro grupo islâmico líbio, que mergulhou no caos na Líbia.

África Contra a "agenda gay"

Uma questão particularmente problemática nas relações dos EUA e África é uma diferença de pontos de vista sobre a homossexualidade. Enquanto a nação americana recentementelegalizou os casamentos do mesmo sexo, fazendo de "direitos gays" um ponto importante da sua política externa, dezenas de países africanos proibiram a homossexualidade.

Quênia, por exemplo, pune a homossexualidade com até 14 anos de prisão. É por isso que um grande partido político naquele país havia anunciado um enorme "protesto nu" para Obama, a fim de "ver e entender a diferença entre um homem e uma mulher." Eles também acusou o presidente dos Estados Unidos de "aberta e ativamente apoiando a homossexualidade." Finalmente, o protesto foi cancelado depois que o governo queniano vai garantir que este problema não pode discutir com Obama.

China e os BRICS

Os vastos recursos naturais de que a África há muito tem atraído investidores estrangeiros atrás. China fez uma incursão forte para o continente com vários projetos de infra-estrutura, mineração e acordos de petróleo e gás. Os líderes africanos minimizou as críticas do Ocidente, argumentando que Pequim não requer condições políticas para a sua ajuda e de investimento e empréstimos parcelados em muito melhor condição.

A ajuda econômica do Ocidente "vem com muitas amarras", disse ele a RT recentemente Sul-Africano Presidente Jacob Zuma, acrescentando que os credores ocidentais "querem ditar o que fazer." Apesar das boas relações com o Ocidente, África do Sul, alinhou-se com o bloco BRICS e criou um novo Banco de Investimento e outras instituições financeiras.

Fonte: RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...