Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 22 de novembro de 2015

Aprendendo com Felipe



“... Eles escolheram Filipe...” (At. 6:5)

 Felipe foi um dos sete homens eleitos para liderar a Igreja do novo testamento. 

Por que? 

Porque ele tinha certas qualidades. Vamos citar apenas duas dessas qualidades, primeira: ele foi guiado pelo Espírito Santo. Felipe começou o seu ministério como diácono, mas depois tornou-se Evangelista e pregou o evangelho em Samaria. “E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo. E as multidões unianimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinaios que ele fazia” (At. 8:5-6). 


Ele estava seguro de si da idéia de ficar lá e levantar uma igreja grande. Mas Deus tinham outros planos: "Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vá para o sul pela estrada que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto. Em seguida, ele se levantou e foi... (At. 08:26-27). Felipe podia ter questionando o Senhor. "Onde você disse para eu ir, Senhor, para o deserto? você está brincando?'

 Precisamos aprender com a experiência de Felipe: quando Deus fala, você não pode dizer o que você quer ouvir, ou enviar onde você quer ir. Já pensou nisso? As grandes portas são prendidas com dobradiças pequenas. Foi no deserto que Felipe se encontrou com um eunuco etíope, que era o tesoureiro da rainha da Etiópia. 

A missão do Apóstolo esteve presente a Cristo e que pelo testemunho nas explicações de Felipe, o eunuco foi batizado. 

 Depois disso, o eunuco retornou ao seu país e a história nos diz que grandes multidões vieram ser cristãos lá. Mas isso só foi possível porque Felipe estava disposto a deixar o seu conforto, dar um passo de fé e seguir a Jesus. 

Resumidamente, eu digo que para você ser capaz de conduzir os outros, você deve saber como ser guiado por Deus. A Bíblia nos faz um relato interessante: “... Fomos a Cesaréia; entramos em casa de Felipe... Este tinha quatro filhas donzelas que profetizavam" (At. 21:8-9). 

 O segundo aspecto que fez Felipe ser uma pessoa adequada para líder da igreja foi: ele sabia como criar uma família forte. Talvez você esteja se perguntando: “Então se meu casamento fracassou, Deus não me vai usar?” Não é assim. Samuel foi um dos melhores profetas de Israel, mas falhou na educação dos seus filhos. 

David escreveu os Salmos, mas a família dele foi um desastre. Não é surpreendente, portanto, que tanto Samuel e David só lidavam com a vida familiar em seus escritos. Portanto, para ter credibilidade como líder da casa de Deus, primeiro deve haver ordem em sua casa. 

 O pastor não sacrificar sua família em detrimento da igreja; não dão tanta importância aos seus filhos como sua esposa faz; precisa aprender a focar no que é importante, não urgente. A Bíblia especifica quais são as características para liderar a igreja. Paulo diz o líder “.... aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher e ter filhos que não são acusados de dissolução ou rebelião. 

É necessário ser... irrepreensível, como administrador de Deus; não ser arrogante, não sentir raiva, não dado ao vinho, não ser espancador, não ser ganancioso de lucros e nem desonestos. Deve ser anfitrião, amigo do bem, sóbrio, e temperante. Saber conviver com os fiéis, retendo-os na Palavra como tem sido ensinado, para que ele também possa exortar com sã doutrina e convencer aqueles que contradizem" (Tito 1:6-9). 

 Somos assim? Aprendemos um pouco com as experiências de Felipe? Então, ponhamos em prática aquilo que aprendemos.
 Deus o abençoe.

PR. EDSON FARIAS DE CASTRO
 e.f.c.castro@gmail.com
 Dr. Aconselhamento Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...