Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Marcas da ideologia na percepção


by Fabio Blanco

A ideologia é mais do que um visão distorcida da vida. Ela afeta diretamente a própria percepção da realidade. A pessoa embebida dela não consegue mais perceber que algumas sensações, percepções e sentimentos simplesmente existem, e não há nada o que se possa fazer quanto a isso.

O problema é que o ideólogo se acostumou a acreditar que o ser humano pode mudar tudo. Aliás, essa é a própria essência de seu pensamento e missão. Ele entende que não há nada permanente e que todas as coisas são fluidas e estão disponíveis para serem alteradas
, conforme a vontade do revolucionário.

E isso se impregna de tal forma na mentalidade do militante que mesmo um pastor cristão, que deveria ter como fundamento de seus raciocínios a convicção de que muitas coisas são como são, pois é esta mesma a base da fé, escorrega nessa maneira distorcida de ver a vida.

Foi o que o pastor Ricardo Gondim fez quando elogiou uma manifestação de uma senhora, em determinado seminário, ao saber que ela usou a expressão "enegrecer", em vez de "esclarecer". O que Gondim diz que gostou foi da afirmação, de uma outra pessoa sobre isso, de que não haveria motivo para o uso das expressões na forma como elas são usualmente expostas.

O problema é que, como é comum a militantes ideológicos, todos ali estão confundindo realidade com intenção. Não conseguem separar um dado básico da experiência de uma manifestação ideológica.

O resultado é que confundem ambas, passando a viver em um estado de confusão permanente. Daí, a dificuldade, por exemplo, de compreender que a expressão esclarecer não tem nada a ver com cor de pele, mas com o dado da realidade trivial que mostra que no escuro é mais difícil enxergar as coisas do que na claridade, onde as coisas são mais facilmente vistas.

No entanto, já não adianta explicar as coisas de maneira lógica e racional para essas pessoas. Eles já deixaram o estado natural do ser humano e permitiram que sua ideologia tomasse conta de tudo em suas vidas.

Por isso eu afirmo que a ideologia é como um vírus que se impregna na alma humana, fazendo com que os aspectos básicos de sua natureza fiquem entorpecidos, sendo substituídos por mero raciocínio. O pior é que é um raciocínio burro, pobre e enviesado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...