Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Como Jesus não sabia o dia da sua segunda vinda se Ele é Deus?


Você Pergunta: Tem um fato na Bíblia que sempre me trouxe certa confusão. Quando os discípulos perguntaram a Jesus a respeito do final dos tempos, no final de Sua resposta Jesus disse:“Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.” (Mateus 24.36). Como Jesus sendo Deus não sabia o dia da sua segunda vinda?

Cara leitora, obrigado pela sua pergunta. Vai me permitir esclarecer esse interessante assunto que encontramos na Bíblia Sagrada. Em primeiro lugar precisamos destacar que você está correta quando diz que Jesus é Deus. Essa verdade está destacada em vários textos, dos quais cito João 1.1: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”. Além disso, a Bíblia também afirma que Jesus sendo Deus sabe de todas as coisas (João 2.24-25) e tem todos os atributos de Deus.

Sendo assim, precisamos explicar por que Ele afirmou que não sabia o dia da Sua segunda vinda, sendo que Ele é Deus e Deus é onisciente. Vamos aos fatos:

(1) A chave da compreensão desse texto é separarmos o entendimento de quem é o Jesus Deus e o Jesus ser humano. Jesus era sim Deus e como Deus tinha todas as prerrogativas de Deus. Porém, a Bíblia diz que ele esvaziou-se tomando a forma humana: “antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana” (Filipenses 2. 7). Sendo assim, Jesus estava sujeito a várias limitações humanas, já que era homem naquele momento em que foi questionado pelos Seus discípulos.

(2) Observe, por exemplo, que a Bíblia afirma que Jesus crescia em sabedoria: “Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” (Lucas 2. 40). Ora, se Jesus era Deus como ele poderia crescer em sabedoria, sendo que Deus é onisciente? Fica evidente que o texto está mostrando aos leitores o lado humano de Jesus, que passou pelas fases naturais da vida humana (precisou aprender a mamar, a engolir, a andar, a ler, a ser sábio, etc.). Por isso afirma-se que Jesus era 100% homem, além de ser também 100% Deus.

(3) Sendo assim, quando Jesus afirma que não sabia o dia e a hora de sua segunda vinda está afirmando isso apoiado em Sua humanidade, que tinha limitações diversas. Como humano Jesus não sabia o dia da Sua segunda vinda. Esse fato não compromete em nada o poder de Jesus, já que sua humanidade teve um tempo limitado e já que Ele cumpriu Sua missão e assumiu sua posição como Rei dos reis e Senhor dos senhores (1 Timóteo 6.15; Apocalipse 17.14), que sabe de todas as coisas. 

Essa “limitação” momentânea de Jesus está no mesmo grupo das outras limitações humanas que Ele trazia sobre Si como, por exemplo, sentia fome, sede, chorava, etc.

(4) Dessa forma concluímos que não há contradição alguma no fato de Jesus ser Deus e não saber (naquele momento) a data de Sua segunda vinda. Como humano, Ele preferiu não saber certas questões, já que poderia ter perguntado ao Pai e Ele revelaria a Ele, com certeza. Mas como Jesus andava nos caminhos de Deus e debaixo da orientação do Pai, foi humilde em reconhecer que naquele momento essa informação pertencia somente ao Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...