Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O Cânon da Escritura


Geralmente pensamos na Bíblia como um livro grande. Na realidade, é uma pequena biblioteca de sessenta e seis livros individuais. Juntos, esses livros compreendem o que chamamos de cânon da Sagrada Escritura. 

O termo canon é derivado de uma palavra grega que significa “haste de medição”, “padrão” ou “norma”. Historicamente, a Bíblia tem sido a regra autoritária para a fé e prática na igreja.

Com respeito aos livros incluídos no Novo Testamento, há um acordo completo entre católicos romanos e protestantes. No entanto, há forte desacordo entre os dois grupos sobre o que deve ser incluído no Antigo Testamento.

Os católicos romanos consideram os livros dos apócrifos como canônicos, enquanto o protestantismo histórico não. (Os livros dos Apócrifos foram escritos depois que o Antigo Testamento foi concluído e antes do Novo Testamento ter sido iniciado.)

O debate sobre os Apócrifos se concentra na questão mais ampla do que foi considerado canônico pela comunidade judaica. Há fortes evidências de que os apócrifos não estavam incluídos no cânone palestino dos judeus. 

Por outro lado, parece que os judeus que vivem no Egito podem ter incluído os apócrifos (em sua tradução grega) em seu cânone alexandrino. Evidências recentes surgiram, no entanto, colocando dúvidas sobre isso.

Alguns críticos da Bíblia argumentam que a igreja não tinha uma Bíblia como tal até quase o começo do século V. Mas isso é uma distorção de todo o processo de desenvolvimento canônico.

A igreja reuniu-se em conselho em várias ocasiões nos primeiros séculos para resolver disputas sobre quais livros pertencem adequadamente no Canon. O primeiro cânon formal do Novo Testamento foi criado pelo herético Marcion, que produziu sua própria versão expurgada da Bíblia. Para combater esse herege, a igreja achou necessário declarar o conteúdo exato do Novo Testamento.

Embora a grande maioria dos livros que agora estão incluídos no Novo Testamento funcionasse claramente com autoridade canônica desde o tempo em que foram escritos, havia alguns livros cuja inclusão no cânon do Novo Testamento era disputada. Estes incluíam Hebreus, Tiago, 2 Pedro, 2 e 3 João, Judas e Apocalipse.

Havia também vários livros que disputam o status canônico que não foram incluídos. A esmagadora maioria dessas obras foram espúrias escritas por hereges gnósticos do século II. Estes livros nunca foram considerados seriamente.

Este ponto é levantado por críticos que alegam que das centenas de escritos apenas vinte e sete forma listados. Então, eles perguntam: “Quais são as chances de que os vinte e sete correto foram selecionados?”

Na verdade, apenas dois ou três livros que não foram incluídos nunca tiveram real consideração. Estes eram 1 Clemente, O Pastor de Hermas, e O Didache. Estes livros não foram incluídos no cânon das Escrituras porque não foram escritos por apóstolos, e os próprios escritores reconheceram que sua autoridade estava subordinada aos apóstolos.

Como sabemos que o cânon do Novo Testamento inclui os livros apropriados?

A teologia tradicional católica romana responde a esta questão apelando à infalibilidade da igreja. A igreja é então vista como “criando” o Cânon, tendo assim autoridade igual à própria Escritura.

O protestantismo clássico nega tanto que a igreja é infalível e que a igreja “criou” o cânon. A diferença entre o catolicismo romano e o protestantismo pode ser resumida da seguinte forma:

Católica: O Canon é uma infalível coleção de livros infalíveis.
Clássica Protestante: O Canon é uma coleção falível de livros infalíveis.
Liberal Crítica vista: A Canon é uma coleção falível de livros falíveis.


Embora os protestantes acreditam que Deus deu um cuidado providencial especial para assegurar que os livros apropriados sejam incluídos, Ele não tornou a igreja infalível. Os protestantes também lembram aos católicos romanos que a igreja não “criou” o cânon. 

A igreja reconheceu, recebeu e submeteu-se ao cânon da Escritura. O termo que a igreja usava no Concílio era recipimus, “Nós recebemos”.

Por quais critérios foram avaliados os livros?

As chamadas marcas de canonicidade incluíam o seguinte:

Eles devem ter autoria ou endosso apostólico.
Eles devem ser recebidos como autoridade pela igreja primitiva.
Eles devem estar em harmonia com os livros sobre os quais não há dúvida.

Embora em um estágio de sua vida Martin Luther questionou a canonicidade de Tiago, mais tarde mudou seu entendimento.

Não há motivo sério para ser o menos duvidoso que os livros atualmente incluídos no cânon do Novo Testamento são os próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...