Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O Primeiro Evangelho


E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15


Desde os primeiros dias da igreja, eruditos e teólogos encontraram em Gênesis o primeiro anúncio do Messias vindouro. A passagem de hoje nos dá o que é chamado de protevangelium – o “primeiro evangelho “.

O contexto desta passagem é bem conhecido para a maioria de nós. Tendo desobedecido deliberadamente a ordem dada por Deus, comendo o fruto proibido no jardim do Éden, Adão e Eva encontram-se alienados de seu Criador (Gênesis 3: 1-13).

Antes de pronunciar Seu julgamento justo sobre eles, porém, o Senhor amaldiçoa o tentador. A serpente rastejará sobre o chão e lamberá a poeira. Ele ferirá o calcanhar da prole da mulher ou, em outras traduções, “sua semente”, e sua semente ferirá a cabeça da serpente (versículos 14-15).

Este pronunciamento tem significado cósmico. A serpente nesta passagem não é um réptil comum, ele é Satanás, o adversário de Deus e Seu povo (Romanos 16:20 e Apocalipse 12:9).

O Senhor promete colocar inimizade entre a serpente e a semente da mulher (Gn 3:15). Esse conflito é iniciado por Deus e perpetuado. Ele tem um lembrete visível em cobras que rastejam em meio a poeira da derrota, mas aquele cuja cabeça será machucada – aquele que sofrerá um golpe esmagador – é o próprio Diabo.

É a identidade da semente da mulher que nos diz que esta passagem é messiânica. Gramaticamente, “semente” é um singular coletivo e pode se referir a um grupo inteiro de pessoas. A semente da mulher não pode ser toda criança de Eva porque a Escritura chama os inimigos humanos de Deus de “os filhos do Diabo” (João 8:39-47), identificando assim algumas pessoas como a semente da serpente.

Se os inimigos do Senhor são a semente da serpente, então seus amigos entre os homens devem ser a semente da mulher vitoriosa. Estes sofrerão hematomas do mal antes de machucar sua cabeça. O povo de Deus sofrerá, mas eles vencerão no final (por exemplo, Ex 1 , 14).

No entanto, nem mesmo os amigos do Todo Poderoso podem derrotar Satanás. Eles precisam de um representante para lutar em seu nome. Vimos que este é o Rei Jesus, que como o Filho de Davi derrotou Satanás na cruz por nossa causa. 

Ele é a semente da mulher por excelência que sofreu a pior contusão de tudo para que Ele pudesse esmagar o Diabo (Colossenses 2:13-15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...