Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Um ciclo interminável de guerra e morte

"Por isso os meus lombos estão cheios de angústia; dores se apoderam de mim como as dores daquela que dá à luz; fiquei abatido quando ouvi, e desanimado vendo isso."
Isaías 21:3


Um ciclo interminável de guerra e morte – o que significava?

Há uma maneira fácil de imaginar o Oriente Médio do dia de Isaías: basta seguir as manchetes dos jornais de hoje e projetar para trás no tempo. Então, como aconteceu nas diversas guerras atuais, uma nação iria invadir outro país, trazendo a devastação da terra e de seu
povo.

O profeta Isaías desejava o fim desse ciclo, talvez esse seja o maior desejo dos moradores da Síria, Líbano, Israel e dos diversos países que estão em conflito ainda hoje.

Isaías olhou para o mundo como uma espécie de visão dividida. Em torno dele, ele viu a decadência espiritual e o ciclo sombrio da guerra e da morte. No entanto, Deus lhe tinha dado uma visão clara do que sua nação poderia tornar-se um dia: um povo puro, fiel a Deus, vivendo em paz com.
Um Reino para um Propósito

Com a visão divina do futuro brilhando intensamente diante dele, Isaías passou a reinterpretar a história. Outros em Judá consideravam as invasões militares como terríveis catástrofes. Em contraste, Isaías – embora sentia a angústia pelos eventos – viu vislumbres de um propósito mais elevado.

Isaías disse que Judá teria que suportar dor e sofrimento para ser purificado. Ele aconselhou não fazer alianças políticas para evitar a punição. O povo de Deus teve que atravessar o fogo, e das provas emergiu um remanescente – um pequeno número restante de pessoas – que Deus poderia usar para realizar sua obra.

O nome do filho de Isaías era Sear-Jasube que significa “um remanescente voltará”, uma mensagem curta para o povo de Judá.

Por que os judeus haviam sido chamados por Deus em primeiro lugar?

"Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios."
 Isaías 42:6

Eles deveriam ser uma “luz para os gentios”, uma nação usada por Deus para trazer a sua verdade a outras nações. E da terra de Judá Deus levantaria um grande príncipe que governaria toda a terra.

Quem está no comando?

Em suma, Deus não tinha descartado o seu povo, por mais sombrias que fossem as coisas. Os israelitas acabariam se tornando uma nação missionária, apontando Deus para os outros povos.

Acima de todas as outras mensagens, Isaías enfatizou esta: Deus é o responsável pela história. Para Judá – cercado de inimigos, cambaleando pela invasão, cansado de derramamento de sangue – Deus parecia distante e distante. Isaías assegurou a seus habitantes que as grandes potências da terra eram meros instrumentos nas mãos de Deus;

Perguntas para refletir


Isaías descreveu pessoas que sentiram medo e foram abandonadas por Deus. Você já se sentiu assim? 

Como a mensagem de Isaías nos oferece esperança hoje?

Com Informações: Bíblia Comentada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...