Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quarta-feira, 29 de março de 2017

Como Contar Toda a História da Bíblia

Resultado de imagem para História da Bíblia

Quando Hubert Mitchell compartilhou o evangelho com nativos na selva de Sumatra, em 1940, ele ficou preso na parte mais importante. Eles não tinham ideia do que era uma cruz, então ele cortou dois troncos e amarrou-os juntos. Estendeu-se sobre aquela cruz e descreveu como os soldados batiam os pregos nas mãos de Jesus.

Alguém disse: – O que é um prego?

Hubert estava perplexo. Não trouxera pregos com ele na selva. Havia uma abundância de espinhos grandes, mas um espinho não pode perfurar um membro do homem – e muito menos segurar o seu peso para que ele possa sofrer as torturas da crucificação.

A reunião foi interrompida para o almoço, e Hubert orou. Ele esvaziou uma lata de pêssegos
em sua tigela e então caiu um prego!

Todos olharam e os homens que estavam com ele começaram a chorar. “Deus deve querer que essas pessoas saibam o quanto Jesus sofreu por elas”, disseram.

Por causa desse prego, quase toda a tribo veio para receber Cristo.

A Dificuldade em Compartilhar a História da Bíblia

Quando tentamos compartilhar o evangelho muitas vezes, é fácil perceber nos olhares das pessoas que não sabem o suficiente para entender o que Jesus fez por eles.

Muitas pessoas não acreditam no pecado ou no inferno. Eles duvidam da bondade de Deus ou pensam simplesmente que Ele não se importa. Eles acham que a verdade é relativa. Não vêem maior propósito ou plano para suas vidas. Mas a resposta está na história. Toda a história, a história de Deus como ela é contada na Bíblia.

Às vezes temos que dar um passo atrás e ter uma visão geral. Quando fazemos isso, uma das primeiras coisas que vemos é que a história não é aleatória. Ela está ancorada no início dos tempos, enquanto o fim é fixo na eternidade.

Deus está no controle. Tudo é criado bem e com propósito. Os braços de Deus se estendem de um lado para o outro, nos convidando através do ponto central, que é a Cruz. E assim como um prego simples fez o amor de Jesus ganhar vidas em 1940, a própria cruz pode ilustrar a história de hoje.

Veja como contar toda a história da Bíblia – usando a sigla CROSS, que significa cruz em inglês.

Criação

No princípio, Deus cria tudo em beleza, ordem e paz. Mas os primeiros seres humanos se rebelam e seu pecado leva ao sofrimento e à morte.

A solução prometida de Deus começa com seu chamado a Abraão para segui-lo em fé obediente. Deus lhe promete inúmeros descendentes, uma terra e um reino através do qual ele abençoará o mundo.

Redenção


Os descendentes de Abraão se mudam para o Egito e caem na escravidão. Através de Moisés, Deus envia pragas para o Egito e faz um caminho através do Mar Vermelho, trazendo o povo de Deus em segurança no deserto.


Uma Nação

Agora eles devem aprender a confiar no Deus que os salvou. Deus forma uma aliança com eles, tornando-os uma nação – sua nação. Deus “desce” e vive entre eles, com sua presença no Tabernáculo.

Israel conquista a Terra Prometida, mas eles não são fiéis à sua aliança com Deus. Começa um longo ciclo no qual eles pecam e se voltam para outros deuses, Deus permite que seus inimigos os derrotem, e então eles se arrependem.

Deus levanta juízes para salvá-los. Eventualmente, Israel pede um rei e Deus lhes dá Saul, e depois Davi. Deus promete a Davi que seu trono durará para sempre.

Separação

Depois de morrer o filho de Davi, Salomão, o reino se divide em dois. As pessoas continuam a gastar o seu amor em outros deuses e colocar sua confiança em outras nações.

Deus envia profetas para adverti-los e chamá-los de volta para Ele. Eles ignoram os avisos. Deus dá o reino do norte sobre aqueles que preferem sobre ele – e Israel é conquistado e dispersos. Mais tarde, Deus permite que Babilônia destrua Jerusalém e leve o povo do reino do sul para o exílio.

Alguns retornam, mas continuam sob domínio estrangeiro.

Salvação

Com o Novo Testamento vem um novo começo. Deus novamente começa com um casal – mas em vez de um homem e uma esposa, é uma mãe e seu filho, Maria, e Jesus, o Segundo Adão.

Jesus morre na cruz, pagando a penalidade pela aliança quebrada. Então ele se levanta do túmulo, derrotando a morte e o diabo. Deus envia o Espírito Santo para ajudar seu povo a se preparar para a nova criação que está para vir, quando a vitória de Deus será completa e a morte não será mais.

No final: A história de Deus é a nossa história! Mostre como Deus nos livra da tribulação; Nos guia quando estamos perdidos; Nos ensina quando não temos uma pista. Incentive-os a ler a história para saber que Deus pode ser confiável quando parece que o mal tem a vantagem. A guerra foi ganha; O fim é certo. A cruz era a porta para a salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...