Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 12 de março de 2017

Derramarei do meu Espírito sobre todos os povos


E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Joel 2:28

E, depois disso

Algumas versões começam o terceiro capítulo com este versículo; E, de fato, o assunto que é iniciado aqui é de natureza tão diferente do que precede, que parece evidente que um novo capítulo deve ser iniciado aqui.

O rabino judeu Kimchi diz aqui que a expressão depois significa o mesmo que nos últimos dias, (Isaías 2:2), e que sempre que as palavras ocorrem, denotam os tempos do Messias;

Esta é uma profecia relacionada aos dias de Cristo, um descritivo do evento que é predito por Isaías 11:9, “A terra será cheia do conhecimento do Senhor.”

Pedro referencia essa passagem logo após o acontecimento do Pentecostes: Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Atos 2:17

Derramarei do meu Espírito

Em dons extraordinários aos Apóstolos e primeiros pregadores do evangelho, e em graça e poder a todos os cristãos.

Paulo enfatiza: Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? 1 Coríntios 3:16

No Antigo Testamento, é possível notar a ação do Espírito Santo de forma pontual, como por exemplo quando Sansão é dotado de força extraordinária, porém a profecia refere-se a um tempo de derramar abundante e sobrenatural do Espírito.

Sobre todos os povos ou sobre toda a carne

Antigamente, esses dons eram confinados a uma nação em particular, Israel, mas agora esse derramar do Espírito seria estendido para aqueles de todas as nações que se aplicam a Deus por meio da fé no Messias.

A abundante efusão do Espírito Santo é muitas vezes representada pelos profetas comparada com o derramamento das águas sobre o solo sedento, e assim torná-lo fecundo.

Que esta profecia foi em grande medida cumprida nos dias dos apóstolos e dos primeiros mensageiros do Senhor Jesus, temos provas abundantes em Atos dos Apóstolos e nas epístolas do Novo Testamento.

Não precisamos, contudo, limitar esta profecia àqueles primeiros tempos, mas, como muitas profecias têm seu cumprimento gradual, podemos entender isso como implicando que haverá outra efusão notável do Espírito Santo sobre os judeus, a fim de sua conversão nos últimos tempos.


E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão

O dom da profecia foi concedido a algumas mulheres sob o Antigo Testamento, como sobre Miriã, Êxodo 15:20 ; Em Debora, Juízes 4:14 ; E Hulda, 2 Reis 22:14 .

Mas esse dom foi conferido com mais frequência as mulheres nos tempos do Novo Testamento. Assim, lemos sobre quatro filhas de Felipe, o Evangelista, que profetizaram, Atos 21:9; E a história da igreja nos dá vários outros exemplos; Como Perpétua e Felicitas, mártires da fé cristã; Potamiena, mencionado por Eusébio, lib. 4. cap. 5, e outras.

Seus velhos terão sonhos

Sonhos divinos, quer lhes transmitam o conhecimento dos acontecimentos futuros, ou descobrindo-lhes a vontade de Deus em outros aspectos.

Assim como a profecia mencionada anteriormente, os sonhos e visões em maior escala já é um resultado imediato do derramar abundante do Espírito.

Deus freqüentemente fez saber a sua vontade aos patriarcas e profetas, através de sonhos, enquanto eles estavam adormecidos, com as coisas que Ele pretendia comunicar; Às vezes diretamente, sem qualquer simbologia como a Salomão e outros.

Outras vezes sob simbologias e imagens, que podem ser uma visão e sonho misturados, como no caso de Faraó, José, Daniel e outros.

Os vossos jovens terão visões

Em visões, distinto dos sonhos, a pessoa inspirada estava acordada, mas seus sentidos externos estavam ligados e, por assim dizer, colocados em transe (ver Números 24:4), a pessoa passa a ter conhecimento distinto das coisas reveladas, e que, às vezes é acompanhado de representações externas.

Tal era a visão de São Pedro, mencionada em Atos 10:11. E, desta forma, João parece ter recebido todas as suas revelações do Apocalipse.

Quanto a distinção de visões que se aplicam a jovens, e sonhos a velhos, alguns observaram que a imaginação é mais forte nos jovens que nos velhos; De modo que seus sentidos não precisam ser ligados com o sono, a fim de torná-los capazes de receber visões celestiais.

Phonte: Comentário de Benson

Com Informações: Bíblia Comentada

3 comentários:

  1. Entao todo mover nas igrejas ,que dizem ser do Espírito Santo, é espírito de engano?

    ResponderExcluir
  2. A palavra de Deus e sabedoria, para a nossa mente e confiança para o nossos corações.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...