Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

terça-feira, 21 de março de 2017

Por que as Genealogias de Jesus em Mateus e Lucas são diferentes?


As narrativas de nascimento, tanto em Mateus como em Lucas, ajudam a responder a pergunta: “Quem é Jesus e de onde ele veio”.

Uma das maneiras em que cada livro faz isso é recontando a genealogia de Jesus. O problema é que as genealogias são diferentes.

O Antigo Testamento predisse que o Messias viria da linha de Davi. Mateus e Lucas fornecem genealogias de Jesus que confirmam que ele era um descendente de Davi – portanto, um Messias legítimo. Ele era um legítimo pretendente ao trono de Israel.

Mas eles diferem de maneira importante: Mateus segue a linha do filho de Davi chamado Salomão, enquanto Lucas segue a linha de Natã, outro Filho de Davi. O resultado final são duas genealogias distintas.

Como explicamos isso?


Alguns argumentam que Mateus ou Lucas se equivocaram. Eles criaram ou pediram emprestado uma genealogia para fornecer a Jesus uma ascendência legítima. Existem ainda alguns que acusam os cristãos de criarem artificialmente uma genealogia para fornecer a Jesus uma linhagem davídica depois do fato.

No entanto, há três outras explicações possíveis para as duas genealogias diferentes. Vamos explorar esses.

1. Uma das Genealogias é de Maria.

A solução mais simples é que temos genealogias de ambos os pais de Jesus, José e Maria.

Neste caso, Lucas nos dá a genealogia de Maria, enquanto Mateus nos dá a genealogia de José. Isso faz sentido, já que a narrativa de nascimento de Lucas se concentra em Maria. Lucas conta a história de sua perspectiva.

Esta proposta às vezes está ligada ao julgamento contra a linha de Salomão por Jeremias, que profetizou que nenhum descendente de Joaquim (Jeremias 36:30) ou seu filho Jeconias (Jeremias 22:24-30) se sentaria no trono de Davi.

Jesus evitou esse julgamento porque ele era o descendente legal – isto é, através de Maria – e não o descendente físico de Davi – por meio de José.

Mateus, por outro lado, segue o lado de José da história. A narrativa de Mateus move-se através dos sonhos que José tem.

Um problema com esta sugestão é que, ao longo da narrativa de nascimento de Lucas, ele enfatiza que José é um descendente de Davi. Ele nunca menciona a descendência davídica de Maria. Assim, apesar da ênfase de Lucas em Maria em sua narrativa de nascimento, seria surpreendente se sua genealogia de fato fosse de Maria.

2. Uma Genealogia Legal e outra Física.


Outra explicação possível para as duas genealogias diferentes é que Mateus apresenta uma genealogia legal, enquanto Lucas dá uma genealogia física.
Em outras palavras, Mateus lista a linha oficial dos reis davídicos, não os descendentes reais de Jesus. Seu ponto é mostrar que José está relacionado com essa linha.

Nesta visão, Lucas estaria nos dando os descendentes físicos reais, ou seja, uma genealogia da maneira como estamos acostumados a pensar sobre isso.

Isso pode ajudar a fornecer um ponto teológico, mas não resolve o problema maior criado por ter duas genealogias: José não pode ter dois pais.


3. José tinha dois pais.
Como alguém pode ter dois pais? Essa é uma pergunta justa – não é fisicamente possível.

No entanto, existem duas razões para levantarmos essa hipótese.

Primeiro, alguns sugerem que Maria não teve irmãos para levar o nome de seu pai em seu casamento, então Heli (o pai de José de acordo com Lucas) adotou José como seu próprio filho. Isso daria então a ele duas genealogias – sua própria e a de Maria.

Em segundo lugar, também é possível ler a genealogia de José no contexto da lei do antigo testamento do casamento levirato.

O casamento levítico é descrito da seguinte forma:

Quando irmãos morarem juntos, e um deles morrer, e não tiver filho, então a mulher do falecido não se casará com homem estranho, de fora; seu cunhado estará com ela, e a receberá por mulher, e fará a obrigação de cunhado para com ela. Deuteronômio 25:5

Em outras palavras, esta lei afirma que o irmão de um homem que morreu deve casar com a viúva de seu irmão para produzir herdeiros para ele.

Neste caso, o pai de Heli de acordo com a genealogia de Lucas – e o pai de Jacó de acordo com a genealogia de Lucas – eram irmãos ou meio-irmãos. Quando um morreu, o outro casou com sua viúva, produzindo José e sua prole. Isso o deixaria com dois pais – ambos Heli e Jacob – um pai natural, e o outro um pai legal. A partir do texto, não podemos dizer qual é o seu pai natural e qual é o seu pai legal.

O ponto importante é que isso poderia explicar por que José poderia ter dois pais e, portanto, duas genealogias distintas.

Conclusão
Existem muitas teorias a respeito das diferenças de genealogia de Cristo, não se pode dizer com certeza o que ocorreu, embora muitos apresentem suas “certezas”. Os 3 pontos levantados são os mais aceitos pela maioria dos teólogos e representam bem o que pode ter acontecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...