Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sábado, 22 de abril de 2017

Como sabemos que existe um Deus quando não podemos vê-lo?


Lembro-me de acordar na cama quando criança, os olhos bem abertos, enquanto a escuridão entrava no meu quarto. Da minha janela eu via as estrelas, me perguntei, “Existe um Deus?”

Se ele está lá, há quanto tempo ele está lá? Quem o fez? E o que ele está pensando? Se ele existiu para sempre, isso significa que eu existirei para sempre?

Meus pais estavam abertos, mas cautelosos sobre a existência de Deus. Certamente não eram ateus, mas tampouco aceitaram a noção de um Deus pessoal. O meu lar abraçava o sobrenatural em geral, mas não tinha paciência para um Deus que se intrometia na moralidade de meros homens.

Como você responderia a um amigo que lhe fez a simples pergunta: “Se você não pode ver Deus, por que você acredita que ele existe?”

Primeiro, a natureza é evidência da existência de Deus.

Todos sabemos que as palavras não podem fazer justiça à beleza e grandeza do mundo natural. Se é a profundidade do mar azul, o poder de um furacão, ou os matizes coloridos do pôr do sol mais simples.

Esconder-se por trás de toda essa beleza crua é uma verdade ainda mais impressionante: o universo em que vivemos é finamente sintonizado, perfeitamente equilibrado para ser um ambiente hospitaleiro para a humanidade – e isso dificilmente pode ser um acidente.

Os cientistas descobriram que, se a força da gravidade fosse mesmo ligeiramente diferente em uma direção, o sol estaria muito quente para a Terra sobreviver como um planeta que sustenta a vida.

Mas isso não é tudo. Os cientistas concordam que o universo está em constante estado de expansão – e tem se expandido desde o início. Os cientistas podem não saber como o universo começou, mas desde Einstein eles têm argumentado para um Big Bang – um momento de tremenda força que começou tudo.

A taxa em que o universo começou a expandir não é algo pequeno. O universo teve de se expandir com força suficiente para mantê-lo sem inverter o curso e desmoronar em si mesmo.

Se apenas a gravidade ou a expansão do universo fosse pouca coisa diferente do que é atualmente, não existiria vida na Terra.

Eu poderia continuar, mas você começa a entender o ponto. É altamente improvável que um universo tenha chegado “naturalmente” – sem a intervenção de Deus.

O fato de que a Terra é tão incrivelmente condicionada para proporcionar aos seres humanos e aos animais uma casa hospitaleira me ajuda a ler o Salmo 19:1 com uma luz inteiramente nova: “Os céus declaram a glória de Deus e o céu acima proclama sua obra”.

Segundo lugar, as pessoas, ainda que imperfeitamente, aceitam um padrão universal de certo e errado.

Durante séculos, os filósofos têm lutado com a pergunta: “Por que há tanto bem no mundo?” Talvez isso o surpreenda.

Você provavelmente está acostumado a ouvir sobre o problema do mal. É uma pergunta muitas vezes colocada para aqueles com a firme convicção de que há um Deus, e não apenas qualquer Deus, um Deus que é todo-bom e todo-poderoso.

Se isso é verdade, esses céticos perguntam, então por que há tanto sofrimento no mundo? Por que Deus permitiria isso? É certo que essa é uma grande questão, e a qual a Bíblia não cala.

No entanto, há outra questão, tão importante, que todo cético precisa responder. Vou dizer de outra maneira: “Se não há Deus no mundo, se não existe um Ser que, como Autor da vida, possa distinguir o certo do errado, por que é universalmente aceito que existe algo certo e errado?”

O fato de que somos seres morais, que os seres humanos não passam todos os dias conspirando como roubar dos fracos para própria satisfação (pelo menos a maioria de nós), é uma boa evidência de que há um Deus, e que Deus é Bom.

CS Lewis começou sua famosa obra, Mere Christianity, com essa linha de raciocínio. O professor de inglês de Oxford que chegou a uma crise pessoal de fé depois de lidar com a morte de sua mãe e os horrores da Primeira Guerra Mundial, emitiu uma série de endereços de rádio enquanto a Grã-Bretanha foi abalada pela Segunda Guerra Mundial.

As pessoas estavam lutando para dar sentido à vida, e Lewis acreditava que o lugar para começar era com a existência de um Deus. Ele foi atingido (e estas são as minhas palavras, não as suas) que Deus tomou partido. As mensagens de rádio de Lewis transformaram-se em um livro em defesa da fé cristã.

Lewis argumentou que todo mundo tem que decidir entre duas visões de mundo muito diferentes. A primeira, a cosmovisão materialista, argumenta que as coisas só acontecem. O mundo apenas existe. Não há nenhuma explicação sobrenatural, divina para qualquer coisa. 

Em uma confluência maravilhosa de acontecimentos aleatórios, a vida veio a existir e tudo o que aconteceu desde a existência dos humanos até a pintura da Mona Lisa até a construção do Burj Khalifa nada mais é do que um acaso.

A outra visão, que Lewis chamou de visão religiosa, é muito mais razoável. Na verdade, é a única visão que faz sentido da mente humana, uma mente que não só pode pensar, mas pensar moralmente.

É uma mente que não apenas faz planos, a fim de estocar comida suficiente para passar o inverno, mas uma mente que realmente se preocupa com as pessoas que não têm comida. É uma mente governada pelo que Lewis chamou de Lei Moral.

Vivemos em um mundo onde o certo e o errado significam algo. E mesmo se discordarmos (como costumamos fazer) quanto ao que é certo ou errado, isso não elimina a categoria. Os seres humanos podem discordar se é certo permitir o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, e diversas outras questões.

Sobre estes e outros mil elementos não há, nenhum consenso. Mas quando se trata de direitos humanos básicos, gerações e gerações estão de acordo que alguns padrões morais são absolutos.

Tim Keller, pastor da Igreja Presbiteriana Redentora de Nova York, escreveu o que chama de O Conceito de Obrigação Moral:

Embora tenhamos sido ensinados que todos os valores morais são relativos aos indivíduos e às culturas, não podemos viver assim. As pessoas que riem da afirmação de que há uma ordem moral não pensam que o genocídio racial é apenas impraticável ou auto-destrutivo, mas que é errado. 

Os nazistas que exterminaram os judeus podem ter alegado que não sentiam que fosse imoral. Nós não nos importamos. Não nos importamos se sentiram sinceramente que estavam fazendo um serviço à humanidade. Eles não deveriam ter feito isso.

É essa última frase realmente importante: “Eles não deveriam ter feito isso.” Como podemos dizer isso com tanta certeza? Com que fundamento podemos fazer uma afirmação tão universal? De onde vem a própria ideia de “deveria”?


Eu acho que a questão é extremamente importante, e isso nos aponta na direção de Deus. “Devia” existir porque Deus existe. Livrar-se de Deus, e você pode muito bem se livrar do bem, também.

Terceiro, a Bíblia testifica a existência e caráter de Deus.

Os céticos não gostariam da minha terceira razão para acreditar em um Deus que eu não posso ver. Devo notar que ele não está sozinho. É precedido por dois argumentos que não dependem de modo algum do terceiro. Tudo o que você pensa sobre a Bíblia, o fato é que não há nenhuma explicação natural para a existência da vida na terra e não há uma explicação meramente humana para o problema do bem. A existência de Deus é a resposta melhor e mais satisfatória para as duas questões.

Mortimer Adler, filósofo e autor do popular How to Read a Book , escreveu um volume menos conhecido, Como Pensar em Deus. Nela ele argumenta que é bastante razoável acreditar que Deus existe. No entanto, não há nenhuma evidência, de acordo com Adler, que Deus se importa.

Talvez Adler tivesse razão, a menos que tivéssemos razão para acreditar que Deus não só existe, mas que Deus falou.

Qualquer um que queira pensar seriamente sobre Deus deve levar a sério o fato de que, por séculos, judeus e cristãos fiéis começaram sua busca de conhecer a Deus com a suposição básica de que ele se deu a conhecer e não apenas na natureza, mas nas palavras.

Tudo o que se diz sobre a Bíblia, não pode ser negado que ele afirma ser as palavras de um Deus que falou. Dito de outra forma, Deus se revelou nas palavras da Bíblia.

Os profetas do Antigo Testamento se identificaram como homens enviados por Deus para falar suas palavras. Jeremias, escrevendo por volta de 550 aC, escreveu as seguintes palavras para explicar seu ministério: “Então o SENHOR estendeu a mão e tocou a minha boca. E disse-me o SENHOR: Eis que pus as minhas palavras na tua boca ” (Jr 1: 9).

E o muito mais velho profeta Amós descreveu a revelação de Deus desta maneira: “Porque o Senhor Deus nada faz sem revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amo 3: 7).

Os escritores do Novo Testamento certamente afirmaram a autoridade divina dos profetas do Antigo Testamento (2 Tm 3:16), mas eles também acreditavam que Deus continuava a falar através deles.

O autor do Livro de Hebreus, enquanto escrevia suas palavras, compreendeu que estava entregando as próprias palavras de Deus quando exortou seus leitores a atendê-las. “Vede que não recuses o que fala” (Hb 12:25).

Mas quem está falando? Deus é, para o seu povo, através das palavras do autor aos hebreus. Pedro, o famoso seguidor de Cristo e testemunha de sua ressurreição, acreditava que Deus estava trabalhando nos primeiros dias da igreja fornecendo uma obra divina e escrita para seu povo.

Pedro colocou os muitos escritos de Paulo a par com os escritos do Antigo Testamento (2 Pedro 3:16).

O fato de a Bíblia testemunhar a existência de Deus não é a única prova de que Deus existe, mas é uma verdadeira prova. Deus falou, e isso muda tudo.

Conclusão

Meu caminho para a fé não veio lendo um ensaio apresentando argumentos racionais para a existência e amor de Deus.

Todos os argumentos dos melhores filósofos nunca levarão o cético a conhecer a Deus até que ele perceba que é surdo, cego, manso e pobre. Eu já fui surdo, mas agora eu ouço as palavras de um livro, uma vez eu estava cego, mas agora eu vejo. Pela graça de Deus, creio em um Deus que eu não posso ver, pelo menos não ainda.

Autor: Aaron Menikoff (PhD, The Southern Baptist Theological Seminary) é Pastor Sênior do Monte. Vernon Baptist Church em Atlanta, GA. Ele escreve em ” Free to Serve ” e é autor de Politics and Piety (Pickwick).

Fonte: Christianity.com

Com Informações: Bíblia Comentada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...