Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sábado, 29 de abril de 2017

O que aconteceu a Paulo depois de Atos?


De acordo com o livro de Atos, Paulo embarcou em três viagens missionárias. Em seguida, ele foi preso na Palestina por alguns anos, transportado sob guarda por navio para Roma (uma viagem que incluiu um naufrágio em Malta), e passou mais alguns anos sob prisão domiciliar em Roma. Fim da história? Não. É aí que o livro de Atos termina, mas não é o fim da história.

Há várias dicas bíblicas e históricas flutuando para nos permitir reconstruir algo do que aconteceu em seguida.

Como resultado de tal reconstrução, talvez devêssemos começar a falar sobre a quarta jornada missionária de Paulo.

Listamos diversos itens que podem ser considerados como a história posterior de Paulo descrito em Atos. A ordem , entretanto, é um tanto incerta. Mas colocarei os acontecimentos da quarta jornada missionária de Paulo na sequência que julgo mais plausível.

– Paulo apareceu antes para Nero algum tempo durante sua prisão domiciliária em Roma. (Deus tinha prometido a Paulo em uma visão em Atos 27:24 que ele estaria diante de César.)

– Paulo foi libertado por Nero. (Você vê Paulo esperando ser liberado em Filemom 22 e talvez em Filipenses 1:19-26, o historiador da igreja primitiva Eusébio escrevendo sobre 325 d.c. apoiou isto com sua afirmação de que o martírio de Paulo não foi durante o período descrito no livro de Atos , Ver HE 2.22.6).

– Paulo tinha planejado visitar Filemom ( Filemom 22 ). Mas como Colossos estava na direção oposta da Espanha, e como temos motivos para crer que Paulo viajou para a Espanha logo após Roma, é provável que Paulo decidiu renunciar à visita a Filemon até que ele terminasse sua missão na Espanha.

– Então, Paulo viajou para a Espanha. Tal viagem de ministério tinha sido parte de seu plano original de volta quando ele escreveu Romanos cinco ou mais anos antes ( Romanos 15: 22-29 ). Clemente, escrevendo por volta de 95 dC em Roma, nos diz que depois que Paulo “pregou no Oriente e no Ocidente, ganhou a glória genuína por sua fé, tendo ensinado a justiça ao mundo inteiro e alcançado os limites mais distantes do Ocidente ” (Ver 1 Clement 5.5-7).

– Os “limites mais distantes do Ocidente”, na mente de um romano, podiam ocasionalmente se referir à Gália ou à Grã-Bretanha, mas geralmente significavam a Espanha.

– Um líder da igreja em Roma, escrevendo apenas 30 anos após o martírio de Paulo em Roma , poderia ter cometido um erro histórico ao afirmar que Paulo viajou para a Espanha? É muito melhor o ponto de vista historiográfico assumir que Paulo, de fato, viajou para a Espanha e ministrou lá. (Compare também os Atos de Pedro e do Fragmento Muratoriano, ambos possivelmente compostos até o final do século II, e ambos afirmam também uma viagem a Espanha por Paulo).

– Não podemos saber com certeza, mas com base nos planos anteriores de Paulo ( Romanos 15: 22-29 ), bem como por causa da distância da Espanha de Roma (4-10 dias por navio), Paulo provavelmente ficou algum tempo na Espanha pregando e ensinando.

– Talvez em seu retorno da Espanha, Paulo navegou à ilha de Crete onde esteve ao lado de Tito. Quando Paulo partiu de Creta, deixou Tito para nomear anciãos nas cidades que tinham comunidades crentes, algumas das quais provavelmente foram plantadas por Paulo e Tito ( Tito 1: 5 ).

– A ordem dos eventos depois disso fica cada vez mais difícil. Talvez depois de Creta, Paulo viajou para Éfeso, onde Timóteo estava servindo. Durante o tempo de Paulo em Éfeso, ocorreram os seguintes eventos:

1) Paulo encontrou uma forte oposição de alguém chamado Alexandre, o caldeirão ( 2 Tim 4,14);
2) Enfrentou uma queda em larga escala dos crentes na Ásia, incluindo Phygelus e Hermógenes ( 2 Timóteo 1:15 );
3) Recebeu ajuda e encorajamento de Onesíforo ( 2 Timóteo 1:18 );
4) Ele exortou Timóteo a permanecer em Éfeso para corrigir a falsa doutrina ( 1 Timóteo 1: 3 ).


– Pode ser que Paulo também tenha cumprido sua intenção de visitar Filêmon em Colossos ( Filemom 22 ). Sobre este último ponto, não há maneira de saber.

Depois disso, tudo pode ter acontecido em uma sucessão relativamente rápida sem permanecer em qualquer lugar por um tempo longo.

– Paulo deixou Éfeso com a intenção de viajar para a Macedônia ( 1 Timóteo 1: 3 ). Mas antes de Paulo viajar para a Macedônia, ele queria visitar Mileto por algum motivo, e assim ele (andou? navio?) ao sul com Trofimus para o porto vizinho de Mileto.

– Trófimo, infelizmente, ficou muito doente para viajar mais longe ( 2 Timóteo 4:20 – ao tempo em que escreveu estas palavras, Paulo aparentemente ainda não sabia o que se tornara de Trófimo). Paulo deixou Trofímo para trás em Mileto quando reservou passagem (suponho que ele viajou por mar) em um navio indo para o norte em direção à Macedônia.

– O navio teria parado em Trôade, então Paulo deixou algumas coisas lá com Carpo, incluindo seu manto e livros ( 2 Timóteo 4:13 ). Desde que Paulo deixou seu manto, podemos inferir que era verão ou próximo do verão.

– Não sabemos quase nada sobre seu tempo na Macedônia, mas, como com sua visita anterior lá no final de sua terceira viagem missionária, ele provavelmente trabalhou, ministrando e visitando com os crentes em lugares como Filipos, Tessalônica e Berea , e eventualmente fez o seu caminho até Corinto.

– Em algum lugar ao longo da viagem na Macedônia ou na Acaia, ele começou a planejar seus meses de inverno na cidade mais quente de Nicópolis, na costa oeste da Acaia ( Tito 3:12 ).

– Paulo escreveu uma carta a Tito ( Tito 3:12 ), e talvez sua primeira carta a Timóteo, enquanto fazia planos para o inverno em Nicópolis.

– Corinto teria sido o lugar ideal para enviar uma carta a Creta (Tito) e uma carta a Éfeso (1 Timóteo), então é provável que essas cartas foram enviadas de Corinto. Paulo enviou Artemas ou Tíquico para aliviar Tito em Creta, uma ação que Paulo esperava que fizesse um caminho para Tito se juntar a ele durante os meses de inverno em Nicópolis ( Tito 3:12 ).

– Paulo deixou Erasto em Corinto ( 2 Timóteo 4:20 , Erasto era de qualquer maneira de Corinto, ver Romanos 16:23 ) e dirigiu-se ao norte e oeste em direção a Nicópolis, onde esperava que Tito se unisse a ele.

– Agora, nós realmente não temos ideia de onde Paulo foi preso. Se a ordem dos acontecimentos depois de Creta for movida no cronograma acima (e mesmo a colocação de Creta na linha do tempo não é certa), Paulo poderia ter sido preso em qualquer um dos seguintes lugares: Éfeso, Troas, uma das cidades da Macedônia , Ou Nicopolis.

– Minha sugestão é Nicopolis, uma vez que vem no final de todas as outras peças de informação que eu tentei juntar.

– Se ele foi, de fato, preso logo depois que chegou a Nicopolis como o inverno estava se instalando, isso explicaria como Paulo se encontrou na prisão no inverno em Roma ( 2 Timóteo 4:13, 21 ).


Assim termina a quarta viagem missionária de Paulo. Incluído na viagem é uma missão a Espanha, ministério na ilha de Creta, ministério em Éfeso, pára em Mileto, Troas, várias cidades na Macedônia, Corinto e, provavelmente, Nicópolis.

– Depois da prisão de Paulo, ele foi levado para Roma e aprisionado, não em uma casa como durante sua internação anterior, mas provavelmente na prisão mamisterina notória e fria ( 2 Timóteo 4:13, 21 ) na época em que Nero começou a desencadear um horrível onda de perseguição contra os cristãos em Roma.

– Durante seu tempo na prisão, Paulo foi visitado por Onesíforo ( 2 Timóteo 1: 16-17 ), abandonado por muitos cristãos quando ele enfrentou julgamento ( 2 Timóteo 4:16 ), deserta por Demas ( 2 Timóteo 4:10 ), mas ainda de alguma maneira encontrou uma maneira de escrever uma segunda carta a Timóteo (2 Timóteo). Paulo foi ajudado pelo médico Lucas, que procurou atender as suas necessidades ( 2 Timóteo 4:11 ).


Acredita-se que Paulo tenha sido decapitado – em vez de ser atirado para os animais selvagens ou morto de alguma outra forma desumana – porque ele era um cidadão romano.

Esta reconstrução assume a autoria paulina e a precisão das Cartas Pastorais: 1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito.

Para obter mais informações, visite o Good Book Blog , um blog de professores do seminário da Talbot School of Theology.

Autor: By Kenneth Berding

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...