Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sábado, 22 de abril de 2017

Polícia do Rio investiga 101 denúncias do Baleia Azul


A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) vai investigar, nesta segunda-feira, 101 denúncias que dão conta de possíveis envolvimentos de adolescentes com o jogo Baleia Azul , no Rio de Janeiro. 

O jogo conta com 50 desafios e estimula o suicídio do jogador. Em alguns casos, as denúncias apontam que aliciadores utilizam telefones de outros estados como Rio Grande do Sul e Pernambuco para fazer contato com os jovens nas redes sociais.

As informações foram recebidas pelo Disque-Denúncia (2253-1177) e repassadas à DRCI. Todo o material passará por uma triagem para saber se o conteúdo é verdadeiro ou não. Até agora, dois casos foram confirmados pela polícia. Duas adolescentes de 14 e 15 anos, uma moradora do interior do Rio e outra na Zona Oeste da capital , foram mesmo cooptadas por curadores e tentaram o suicídio.

Curadores enviam os desafios para os adolescentes pelas redes sociais 
Foto: Marcelo Theobald/Agência O Globo

Elas contaram, em depoimento, na DRCI, que buscaram informações em redes sociais para que pudessem participar do Baleia Azul e conseguir a lista com os 50 desafios propostos pelos curadores.

Um terceiro caso, de um adolescente autista de 13 anos, que chegou à escola com cortes nos braços, foi informado pela Secretaria municipal de Duque de Caxias. No entanto, ainda não foi notificado oficialmente para DRCI.

—Confirmado até agora tenho duas vítimas. A gente tem outras pessoas que já intimou para semana que vem para confirmar, para saber se tem realmente envolvimento com o jogo. A gente recebeu 101 denúncias repassadas pelo Disque-Denúncia. Vamos fazer uma triagem para saber a veracidade destes casos para saber tem mesmo a ver com a Baleia Azul. 

Também temos recebidos muitos e-mails. Faremos a triagem durante a semana . Primeiro, vamos fazer esta triagem. Depois, vamos começar a ligar para os telefones disponíveis para saber detalhes e para chamar as pessoas para serem ouvidas — disse a delegada Fernanda Fernandes, da DRCI .

No Rio de Janeiro, as denúncias apontam possíveis envolvimentos de adolescentes com o Baleia Azul em bairros como a Tijuca, na Zona Norte, em pontos da Zona Oeste, em cidades da Baixada Fluminense como Nova Iguaçu, e até em Cabo Frio, na Região dos Lagos.


De acordo com a polícia, os curadores do jogo podem até ser indiciados por homicídio, caso a vítima morra. O "curador" é quem envia ao participante do jogo os 50 desafios que ele deve cumprir diariamente até chegar ao suicídio. Se condenado, a pena para quem enviar os desafios pode superar a casa dos 40 anos de prisão. (Três anos por associação criminosa, 8 anos por lesão grave, 6 meses por ameaça e 30 anos por homicídio).

A delegada preferiu não informar quantos curadores já foram identificados por aliciar adolescentes no Rio de Janeiro.

— Com relação a parte dos autores (curadores) a gente só pode dizer que está tudo sendo investigado em sigilo . Todas as vítimas são adolescentes. A faixa etária das vítimas que estão aparecendo na DRCI vai de 12 a 15 anos — disse.

De acordo com a Adriana Nunes, coordenadora do Disque-Denúncia, um núcleo interno foi criado para receber informações sobre o jogo Baleia Azul.

— Já temos um núcleo interno para monitorar as informações sobre este assunto. O grande objetivo é o de fazer que as pessoas percebam o comportamento diferenciado de um adolescente e que denunciem isso. Todas as informações erão repassadas para a polícia. Estamos recebendo denúncias sobre o caso desde o dia 6 de abril. O mais importante é que a DRCI está empenhada em identificar os propagaores deste jogo —disse Adriana Nunes.


Phonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...