Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 2 de abril de 2017

Precisamos de mais pessoas como Ayrton Senna – e como Rubens Barrichello também


Toda vez que o primeiro de maio aponta na curva, torna-se inevitável recordar um dos maiores ídolos do esporte brasileiro em todos os tempos - considerando, aqui, não apenas a trajetória repleta de glórias, mas o desfecho trágico e heroico na pista de Ímola, o qual ajudou a forjar, no imaginário popular, a figura do piloto que fez questão de liderar uma prova de automobilismo até a morte (literalmente).

Ayrton Senna da Silva: até o sobrenome ajudava neste processo de identificação que fazia nosso povo sentir-se vestindo o macacão de um dos mais audaciosos talentos do esporte a entrarem em um cockpit, e as lágrimas derramadas naquela fatídica manhã de domingo revelaram que a tarefa do paulista sempre foi muito além de apenas acelerar; ele levava de carona, na verdade, um pouco de cada um de nós, o que fez com que todos no Brasil
falecessem um cadinho contra o muro da tamburello.

Após sua bella morte (ato descrito pelos gregos como entregar a vida em prol de um ideal), todavia, restaria às próximas gerações de brasileiros no circuito de F-1 uma missão ingrata: substituir, no coração dos amantes da velocidade de nosso país, aquele que é insubstituível.


A pressão por atingir o nível alcançado por Senna foi um fardo que carregaram todos aqueles que o sucederam, sendo que não lhes foi possível sequer triscar no legado daquele que até curva de autódromo batizada com seu nome fez por merecer.

Entre todos, porém, um deles, em especial, foi injustiçado além da conta: Rubens Barrichello, a estrela dos memes de atrasado na Internet.

Tais brincadeiras demonstram muito da criatividade e do bom-humor de nossa gente, mas, ao mesmo tempo, deixam claro que não soubemos compreender diante dos fatos que, assim como na vida de pessoas comuns, nem todos nasceram para brilhar - e nem por isso a participação desses coadjuvantes deixa de ser relevante no contexto geral dos acontecimentos históricos.

E todos nós, membros da sociedade, sejamos empreendedores ou simples trabalhadores, temos muito o que aprender com essa dicotomia entre esses dois importantes personagens do mundo do esportes.


Ayrton Senna, para quem não usufruiu do privilégio de acompanhar sua carreira, era um ser humano dotado do mais puro espírito intrépido: correr riscos era algo tão natural quanto respirar para ele. Não por acaso, era conhecido como o "rei da chuva", pois a cautela que geralmente acomete os pilotos quando de precipitação atmosférica durante as provas passava muito longe do brasileiro, que fazia os adversários comerem poeira (ou água) independente do clima.

Aliás, "comer a zebra" da pista, isto é, efetuar manobras fora do traçado utilizado pelos demais, aproveitando cada centímetro de asfalto para baixar seus tempos, era procedimento de rotina para ele, ainda que seu atrevimento pudesse lhe custar a perda de um "confortável" (não para ele) terceiro lugar no pódio eventualmente.

O homem do capacete com as cores da bandeira brazuca era, pois, um obcecado por vitórias, e conhecia a mecânica e a aerodinâmica dos carros que guiava como poucos. Como diz o provérbio, "o que engorda o boi é o olho do dono", e o olhar clínico de Senna parecia aumentar a potência das máquinas que operava.

Conseguia arrancar de carros inferiores uma velocidade inimaginável. Sempre em busca de proporcionar um bom espetáculo para os fãs, comprou briga até mesmo com os diretores da Federação Internacional de Automobilismo diversas vezes - especialmente quando cobrava melhores condições de segurança nas provas.

Não se comportava feito um cordeirinho nas competições (allan Prost que o diga), e exigia de sua equipe sempre o máximo desempenho (in)possível; sendo o caso, não se furtava a trocar de escuderia, sempre visando melhorar sua performance. Colecionou algumas inimizades pelo caminho, muito por conta do gênio impetuoso característico, sua mania de correr com a faca entre os dentes.

Ganhou muito dinheiro praticando o esporte cuja imagem ele ajudou a elevar a níveis inéditos, beneficiando não somente aos envolvidos direta e indiretamente no circo da Fórmula 1, mas também todo e qualquer motorista de carros de passeio - uma vez que as novas tecnologias costumam ser testadas pelos pilotos profissionais e somente então produzidas em massa para o grande público a preços acessíveis (possibilitados pela redução do lucro na margem e seu correspondente aumento em escala).

[Assista os vídeo no link a seguir, é obrigatório!]

Relembre: Vídeo - Ayrton Senna: A realidade por trás do ídolo. Série Completa - Acidente ou assassinato?

Por outro lado, costumava fazer vultuosas doações para ações de caridade sem explorar a potencial publicidade de tais atos, pois considerava que "só as doações anônimas possuem valor".

Este olho de tigre de Senna e seu temperamento peculiar assemelhavam-se muito, portanto, ao comportamento exigido de um empresário, seja qual for a atividade econômica em que ele pretenda investir.

As qualidades listadas acima poderiam perfeitamente ser atribuídas, afinal de contas, a inúmeras pessoas que construíram riqueza gerando valor para os outros com seu trabalho, encarando riscos de altíssima monta, não se contentando com pouco, partindo para o "tudo ou nada" em vez de permanecerem estagnadas, metendo o dedo na cara de uns e outros quando preciso, e, ao final, ainda resolvendo compartilhar parte dos frutos de seu sucesso com os menos afortunados sem nem mesmo vangloriar-se disso (cite-se Bill Gates e Steve Jobs como exemplos típicos, dentre tantos outros menos ricos e tão generosos quanto).

Ou seja, indivíduos com esta gana de transformar 100 dólares em 1.000 são extremamente necessários para o progresso, o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de uma nação. A expressão "iniciativa privada" faz referência, justamente, àquele traço de caráter que leva alguém a empreender, à disposição natural para realizar projetos, ao ânimo pronto e enérgico para conceber e executar antes e melhor do que os outros, à visão além do comumente observado.


Rubens Barrichello, a seu turno, poderia ser descrito como um excelente funcionário da F-1, daqueles que nunca faltam ao serviço ou chegam atrasados (sem ironias). Nunca desfrutou da chance de ser o protagonista em uma equipe de renome, e nem por isso alguma vez demonstrou raiva do piloto principal ou inveja do sucesso alheio. Estava mais para um líbero do voleibol do que para um atacante, mesmo em se tratando de uma modalidade esportiva individual.

Contentou-se boa parte da carreira em ser o carregador de piano do time, uma espécie de escudeiro de Michael Schumacher na Ferrari, contribuindo com alguns dos muitos títulos mundiais dele (como no episódio em que foi instruído pelo rádio, na reta final de um grande prêmio que liderava, a abrir passagem para o alemão, ao que atendeu prontamente). Dirigia de forma bastante conservadora, e rompantes de arrojo não compunham seu repertório.

Ainda assim, Rubinho também ganhou muito dinheiro, foi duas vezes vice-campeão mundial, também ajudou a desenvolver a categoria da qual fazia parte (afinal, nem só de craques pode ser feito um campeonato), sempre deu ótimos exemplos de ética profissional e auxiliou no aprimoramento dos carros de suas escuderias.

E tudo isso porque deixou de lado o ego para pensar de forma prática: se a possibilidade de entrar para o panteão dos pilotos inesquecíveis não lhe pertencia, pelo menos a fama de disciplinado e bom empregado ele construiu - e foi regiamente recompensado por isso. Não à toa, tornou-se detentor do recorde de número de GPs disputados.

Duvido, pois, que Rubinho se arrependa de ter procedido desta forma, sem buscar ser o personagem principal o tempo todo. Não era de sua índole mesmo, assim como ocorre com a imensa maioria das pessoas: poucos nasceram para serem estrelas, para abrirem as próprias empresas, para assumirem a frente em suas atividades. Ainda assim, todos são úteis em alguma etapa do processo produtivo de que fazem parte, ainda que não sejam sua mola mestra.

Assim como fez Rubens Barrichello, não podemos perder de vista que aqueles que representam a engrenagem central, os Senna e Schumacher da vida real, não logram benefícios apenas para si próprios, mas para todos que os rodeiam - pelo que não é humilhação nenhuma reconhecer que um determinado colega de trabalho possui mais aptidão para gerência e apoiá-lo em suas tarefas, ou admirar a coragem e a obstinação do proprietário da empresa em que trabalhamos e dar o máximo em prol desta (com a devida contrapartida, claro).


Os Sennas e Rubinhos precisam um do outro, portanto, sendo suas atuações e aptidões complementares entre si. Sua cooperação mútua pode levar ambos ao sucesso. O fracasso é o destino certo, no entanto, se os segundos não respeitarem a capacidade superior dos primeiros de erigir grandes impérios ou mesmo administrar um mercadinho; ou se os primeiros desdenharem da relevância dos segundos em suas empreitadas.

Ou seja, a carcomida concepção de que o patrão "capitalista cruel" é o culpado por tudo de ruim que existe em nosso país não pode perdurar, nem tampouco a cultura de que o povo só quer saber de se dar bem sem trabalhar - mudança de mentalidade esta que já vem ocorrendo, conforme constatado por esta pesquisa.

É possível, sim, elevar a produtividade nacional a ponto de que todos possam lucrar; uns mais, outros menos, conforme suas habilidades e meios disponíveis, mas todos poderão conseguir uma renda que lhes permita uma vida digna e confortável - como já acontece em todos os países permeados com mais liberdade econômica (e como sucedeu-se com Senna e Rubinho na história narrada).

Por coincidência, Ayrton Senna morreu no dia internacional do trabalho, praticando o mesmo ofício de seu fã e amigo Rubens Barrichello - tão diferentes e tão importantes no que faziam, cada qual à sua maneira.

E para não correr o risco de ser tachado de "Rubinho atrasado", faço esta homenagem e presto reverências com bastante antecedência em relação a esta data, e direciono-as tanto ao inolvidável campeão quanto ao ilustre e simpático coadjuvante - o qual, se não era um sobrenatural, não lhe faltavam determinação e sobriedade.


Em tempo: em meados de 2001, Nelson Piquet concedeu uma entrevista para a revista Istoé na qual afirmava que:

“O Rubinho é um fracassado”
O tricampeão mundial cria escuderia para emplacar o filho Nelsinho na Fórmula 1 e diz que Rubens Barrichello não tem força interior para ser um campeão


É...o tempo (e o fracasso retumbante de Nelsinho Piquet na F-1) encarregou-se de mostrar quem era o verdadeiro loser. Se "não tinha força interior para ser campeão", acredito que os US$8 milhões anuais apenas de salário (sem contar as ações de marketing de que participou, incluindo algumas delas brincando com sua fama de atrasado) tenham ajudado a curar a "tristeza" do Rubão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...