Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 12 de novembro de 2017

Por que a igreja é chamada de noiva de Cristo?


A Noiva de Cristo ou noiva do Cordeiro é um termo usado em referência a um grupo de versículos relacionados na Bíblia no Evangelho, no Apocalipse, nas Epístolas e alguns versículos relacionados no Antigo Testamento . Às vezes, a noiva está implícito ao se referir a Jesus como esposo.

Por mais de 1500 anos a Igreja foi identificada como a noiva prometida a Cristo. No entanto, há casos em que a interpretação do uso de noiva varia de igreja para igreja. A maioria acredita
que sempre se refere à Igreja.

Cristo é o noivo

No Evangelho de João, João Batista fala de Jesus Cristo como o noivo e menciona a noiva.

"Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido."
 – João 3:29

Este é o único lugar nos Evangelhos onde a noiva é mencionada, mas porque o noivo deve ter uma noiva, todos as outras menções ao noivo implica em entender que existe uma noiva.

Nos três Evangelhos sinópticos , quando perguntaram a Jesus por que seus discípulos não jejuam enquanto os seguidores de João Batista e os fariseus jejuavam, Jesus respondeu:

"E Jesus disse-lhes: Podem porventura os filhos das bodas jejuar enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não podem jejuar;" 
– Marcos 2:19

Em Mateus 09:15 , Marcos 02:19 e Lucas 05:34 , os Apóstolos são referidos como os amigos , convidados , ou filhos , dependendo da tradução , do Noivo comumente aceitos para ser Jesus Cristo.

O Noivo também é mencionado na parábola das virgens sábias e insensatas . [ Mt. 25:1-13 ]

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que , tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo . ”

Menções e aparência da noiva


"Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou." 
– Apocalipse 19:7

"eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido."
 – Apocalipse 21:2

"veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu." – Apocalipse 21:9-10


Nas citações acima , João, o autor do livro do Apocalipse, vê a noiva e se refere a ela como a Nova Jerusalém, mencionado-a pela primeira vez em Apocalipse 3:12 .

A igreja nunca é explicitamente chamada de ” a noiva de Cristo ” no Novo Testamento. 

Isso é abordado em Efésios 5:22-33 . Uma grande analogia é a do corpo . Assim como marido e mulher são ” uma só carne” [ Ef . 05:31 ] esta analogia descreve a relação de Cristo e a igreja. [ Ef . 05:32 ] 

Maridos foram exortados a amar suas esposas ” como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela . [ Ef . 05:25 ] Enquanto Cristo alimenta e cuida da igreja, ele nutre e preza a sua própria carne . 

Assim como o marido, quando ele ama sua esposa está amando a sua própria carne . [ Ef . 05:28 ] os membros da igreja são ” membros de seu próprio corpo “, porque está escrito em Gênesis 2:4 ” e os dois serão uma só carne ” .

Ao escrever à igreja de Corinto, em 2 Coríntios 11, Paulo escreve aos Coríntios advertindo-os de falsos profetas que ensinam sobre outro Cristo e sua preocupação de que eles vão acreditar em alguém que ensina um falso cristo ; além de Cristo Jesus de Nazaré, a quem pregavam ; e referiu-se à Igreja em Corinto como sendo desposada com Cristo.

"Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. 
Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. 
Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis." 
– 2 Coríntios 11:2-4

Outras interpretações da noiva

Enquanto a interpretação mais comumente aceita de que a noiva de Cristo é a Igreja, outras interpretações existem, porém são raras. 

A Sociedade Igreja Missão Mundial de Deus acredita que a noiva seja Deus-Mãe . Além disso, as Testemunhas de Jeová , junto com outros ministérios , como a Capela do Pastor , pregam que a noiva sejam 144.000 pessoas mencionadas em Apocalipse 7 e 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...