Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 22 de abril de 2018

O que é Temor a DEUS?

Imagem relacionada

"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução."
Provérbios 1:7

Ao longo das escrituras, aprendemos que “o temor a Deus é o início do entendimento … sabedoria … conhecimento”. De fato, o temor ao Senhor é um tema primário em todo o Antigo Testamento:

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre."
Salmos 111:10

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência." Provérbios 9:10

"Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará. Porque cumprirá o que está ordenado a meu respeito, e muitas coisas como estas ainda tem consigo. Por isso me perturbo perante ele, e quando isto considero, temo-me dele. Porque Deus macerou o meu coração, e o Todo-Poderoso me perturbou."
Jó 23:13-16

"Porventura não me temereis a mim? diz o Senhor; não temereis diante de mim, que pus a areia por limite ao mar, por ordenança eterna, que ele não traspassará? Ainda que se levantem as suas ondas, não prevalecerão; ainda que bramem, não a traspassarão."
Jeremias 5:22

Significado de Temor

O dicionário define a palavra temor da seguinte forma:

1. falta de tranquilidade, sensação de ameaça; susto.
2. sentimento de profundo respeito e obediência.
3. alguém ou algo que inflige medo, pavor.
4. cumprimento rigoroso; pontualidade, diligência, empenho.


Nos versículos mencionados o “Temor a Deus”, a palavra “temor” é derivada de palavras hebraicas como Yir’ah (Provérbios 1:7; 9:10; Salmos 2:11; 34:11; 33:8; 86:11; Jeremias 5:22; Eclesiastes 12:13) e Pachad (Jó 23:15), que realmente significa “medo”, “terror” ou “pavor”.

Embora muitos professores cristãos minimizam o “temor de Deus” e usam palavras de substituição como “respeito”, “reverência” ou “honra”, a língua hebraica é bastante clara.

Além disso, existem outras palavras hebraicas que retratam significados mais suaves, como kabad (Êxodo 20:12 – “Honre seu pai e sua mãe …” Provérbios 3:9 – ” Honre o Senhor com sua riqueza …”).

Temor e o Pecado

A lei que foi dada a Israel foi cumprida pela ameaça:

"Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las."
Gálatas 3:10

Os homens tinham que entender o quanto o pecado é contrário a Deus, e a lição foi, na sua maior parte, inculcada neles pelo medo do castigo imediato. (Comp., Deuteronômio 28).

O temor ao Senhor é base para conhecer a Deus, e deixar o pecado, quem não teme a Deus não se importa em pecar:

Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado; Isaías 30:1

Temor e o Amor

Quando a humanidade descobriu pela experiência que não conseguiram manter a lei de Deus por sua própria força, a nova aliança de misericórdia foi revelada do Calvário, até mesmo a justificação gratuita “Pela graça de Deus, pela redenção que está em Cristo Jesus” ( Romanos 3:24 ).

E com esta nova mensagem foi pregado um novo motivo para a obediência. O “temor do Senhor” foi agora substituído pelo dever superior do “amor a Deus”, e do homem, por causa dEle.

“O amor de Cristo nos constrange”, diz Paulo. “Nós o amamos porque Ele primeiro nos amou”, escreve João.

Agora, foi visto que, embora o “temor ao Senhor” seja o “princípio da sabedoria”, ainda assim, algo melhor ainda pode ser visado: que “aquele que teme não é perfeito no amor”, e assim o ensino de João, o último escritor do Novo Testamento, é resumido nas palavras: “Se Deus assim nos amou, devemos nos amar uns aos outros” (1 João 4:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...