quarta-feira, 30 de abril de 2014

Estudos avançados - Por que os dinossauros não são mencionados no relato da Criação Bíblica?


Por que Deus teria deixado de fora uma descrição dos dinossauros a partir do relato da criação encontrada na Bíblia? Os céticos afirmam que esta omissão prova que a Bíblia não foi escrita por inspiração de Deus, mas é apenas uma compilação das palavras de homens falíveis.

Em primeiro lugar, devemos entender a origem do relato da criação e seu propósito na Bíblia. Os cinco primeiros livros da Bíblia, inclusive o Gênesis, foram escritos por Moisés.

Uma vez que ninguém, exceto Deus esteve presente na criação, o relato da criação de Gênesis foi dado por Deus a Moisés. Se alguém está tentando adivinhar quem é o autor de Gênesis, é
preciso levar estes fatos em conta.

O objetivo do relato da criação

Deus não estava interessado em dar a Moisés um tratado científico sobre a criação do mundo. A Bíblia indica que a comunicação de Deus com Moisés centrou-se na relação entre Deus e o homem e as regras pelas quais Deus queria que o homem vivesse.

Por conseguinte, o relato da criação espelha o teor do resto da Bíblia, que se centra sobre a humanidade e sua relação com Deus. A pergunta “Por que Deus deixou de fora uma descrição dos dinossauros?” está errada. Uma questão mais apropriada deve ser “O que Deus queria relatar ao homem sobre Sua descrição da criação? “

Dinossauros na Bíblia?

Muitos que estudaram a Bíblia acreditam que ele não menciona dinossauros no texto. Especificamente, Gênesis 1,21 diz que Deus criou “Grandes monstros marinhos” no quinto dia.

1 A palavra hebraica tannîyn, pode ter vários significados, incluindo “dragão”, “serpente”, “monstro do mar”, ou “cobra venenosa”.

2 Um análise de outros versículos do Antigo Testamento indica que esta palavra geralmente refere-se a animais aquáticos contemporâneos ou cobras:

Versículos3Animal
Gênesis 1,21Antigos (?) animais aquáticos
Êxodo 07,09Serpente contemporânea
Êxodo 07,10Serpente contemporânea
Êxodo 07,12Serpente contemporânea
Deuteronômio 32,33Serpente contemporânea
Jó 07,12Animal aquático contemporâneo
Salmos 74,13Animal aquático contemporâneo
Salmos 91,13Serpente contemporânea
Salmo 148,7Animal aquático contemporânea
Isaías 27,1Animal aquático contemporânea
Isaías 51:9Antigos animais terrestres
Jeremias 51:34Animais terrestres contemporâneos
Ezequiel 29:3Animal aquático contemporâneo
Ezequiel 32:2Animal aquático contemporâneo

Assim, embora tannîyn possa se referir a um dinossauro em Gênesis 1, em outros usos em todo o Antigo Testamento, a palavra refere-se a espécies que existiam na época em que os livros do Antigo Testamento foram escritos.

A segunda ocorrência onde a Bíblia pode se referir a dinossauros aparece primeiro no livro de Jó. O Leviatã4 é descrito como sendo uma criatura aquática encouraçada no livro de Jó, o Salmos e Isaías.5 As descrições dizem que a criatura era contemporânea com os escritores da Bíblia, e são não eram incompatíveis com grandes jacarés ou crocodilos. 

Apesar dos dinossauros não serem especificamente mencionados na Bíblia, os depósitos fósseis que produziram são descritos como sendo usado por seres humanos primitivos nos capítulos de abertura de Gênesis.6

Problemas em incluir dinossauros

Há alguns problemas técnicos que Deus teria enfrentado na inclusão dos dinossauros no relato da criação. Não há nenhuma palavra para “dinossauro” na língua hebraica. Agora, Deus poderia ter inventado a palavra hebraica para dinossauro e explicado como esses animais eram e como eles tinham morrido. 

No entanto, esta é um uma página da descrição da criação do mundo e da vida nela. Tentar explicar sobre um grupo extinto de criaturas teria tomado muito espaço e desviada do restante do relato da criação.

Obviamente, havia muito mais criaturas do que apenas os dinossauros que foram deixados de fora do relato da criação. Se Deus tivesse incluído todas as criaturas no relato da criação (bem mais de um bilhão), essa inclusão teria perdido completamente o significado espiritual da passagem (e seria muito mais longa que a Bíblia em si). 

O objetivo do relato da criação é dar um relato de como Deus criou a humanidade e como Ele a provê. O relato, como de toda a Bíblia, centra-se em Deus e Suas obras miraculosas para a humanidade.

Portanto, no relato da criação, encontramos a criação sobrenatural do universo por Deus, indicando que o universo nem sempre esteve aqui, mas foi criado por Deus para o homem. Em seguida, ele fala sobre a criação das plantas, que são importantes para os seres humanos, uma vez que as comem e também importante para os animais que dependem e se alimentam delas.

Em seguida, fala sobre as criaturas do mar e aves, que também comem. Depois, trata sobre os animais do campo, o que comer e usar para o trabalho. Em seguida, fala sobre a criação do homem e como ele tem domínio e gerencia a terra e suas criaturas.

O segundo capítulo do Gênesis dá um relato espiritual da criação do homem e da relação do homem com Deus. O relato inteiro é centrado em Deus e no homem. Portanto, seria de esperar que o relato da criação descrevesse eventos que são importantes para a humanidade.

Dinossauros – uma mentalidade moderna


Aqueles que afirmam que a falta de dinossauros no relato da criação é um erro estão olhando para o tema com base em nossa perspectiva moderna, que valoriza o sensacionalismo sobre a praticidade. Os dinossauros são fascinantes! 

A ideia de que essas criaturas andaram na mesma terra em que vivemos nos intriga. No entanto, o fato de que eles viveram praticamente não tem efeito sobre a nossa vida prática.

Alguns poderiam dizer que os dinossauros eram importantes no fornecimento de combustíveis fósseis (esses produtos foram importantes, mesmo em eventos bíblicos1). Mesmo o argumento de combustíveis fósseis não é forte, uma vez que a esmagadora maioria do petróleo veio dos corpos de plantas e árvores – não dos dinossauros.

A maioria daqueles que se queixam da falta de dinossauros na Bíblia estão vendo o mundo natural a partir de uma perspectiva evolucionária, em que a humanidade é apenas um acaso evolutivo – um arrivista recente que não figura com destaque na história evolutiva global da terra. 

Mesmo a partir de uma perspectiva naturalista, os dinossauros são um experimento evolutivo fracassado que não poderia competir com os seus descendentes mamíferos.

Conclusão

O fato é que os dinossauros são sem importância para nós como eles foram para o hebreus a quem foi dado o relato da criação. O objetivo do relato da criação é fornecer uma explicação de como Deus proveu para a humanidade e criou-a como a um animal espiritual na Terra.

O relato é propositadamente breve e centrado sobre a humanidade – a única criatura Deus criou na terra para entrar em um relacionamento pessoal com ele. O relato da criação em Gênesis contém todas as informações necessárias para cumprir o propósito dado para a gravação das páginas da Bíblia.

Como um exercício para ilustrar este ponto, tente escrever seu próprio relato da criação em uma página. Ao fazer isso, você deve se centrar no relato sobre a humanidade e a criação dos milagres que Deus usou para preparar a terra para Ele. O que você vai encontrar é que não há espaço para discutir sobre os dinossauros ou quaisquer outras espécies extintas.

Perguntas e respostas sobre dinossauros


Será que os dinossauros e os seres humanos coexistiram?

Não. Todos os dinossauros restantes foram eliminados 65 milhões de anos por uma enorme asteroide que impactou perto da Península de Yucatán. O impacto foi tão devastador que se eliminou 30% -80% de outras espécies, como bem como mais de 50% das espécies vegetais.7

Um artigo intitulado “Dinossauros morreram dentro de horas depois de um asteróide ter atingido a Terra 65 Milhões de anos atrás “, descreveu os resultados de uma colisão de o grande asteroide com a Terra:

“Acredita-se que um asteroide de 9 km de diâmetro tenha atingido Chicxulub, em Yucatán, chocando-se com a energia de 100 milhões megatons de TNT, disse o autor e pesquisador Doug Robertson, do departamento de ciências geológicas e do Instituto Cooperativo para Pesquisa em Ciências Ambientais. 

O “pulso de calor” causado pela reentrância de matéria ejetada teria chegado ao redor do mundo, acendendo incêndios e queimando todos os organismos terrestres não abrigadas em tocas ou na água, disse ele. “8

E as pegadas de dinossauros junto a pegadas humanas?

Carl Baugh ficou famoso com a ideia de que existem pegadas humanas junto das de dinossauros no Paluxy Riverbed perto de Glen Rose, Texas. No entanto, as impressões “humanas” são enormes em cerca de 2 metros de comprimento. Além disso, são altamente preenchida de modo a que as cópias não são de todo claras.

No entanto, algumas impressões mostram três áreas distintas, sugerindo que vieram de uma dinossauro de três dedos. Não vemos qualquer evidência bíblica de pessoas com três dedos e por isso podemos supor que as impressões “humanas” são realmente apenas as impressões de dinossauros menores. 

Na verdade, o presidente da ICR, John Morris, admitiu em 1986 que as pegadas de Paluxy provavelmente não são humanas, mas são pegadas corroídas de dinossauros (ICR Impact º 151).

E sobre desenhos rupestres que mostram dinossauros?

Não vimos todos os desenhos das cavernas que sugerem que eles viram dinossauros. Alguns dos melhores desenhos nos permitem identificar grandes mamíferos extintos. No entanto, quando se está tentando interpretar rabiscos homem das cavernas, eles poderiam ser apenas sobre qualquer coisa, inclusive extraterrestres, foguetes ou biscoitos.

Noé levou dinossauros na arca?


Não. Não havia dinossauros para levar nessa época, uma vez que eles tinham morrido 65 milhões de anos antes. De fato, desde o dilúvio foi provavelmente de extensão local e Noé, provavelmente, não levou ursos polares, pinguins ou girafas, também.


Referências
  1. E Deus passou a criar os grandes monstros marinhos e toda criatura vivente que se move, que as águas produziram em enxames segundo as suas espécies, e toda criatura voadora alada segundo a sua espécie. E Deus pôde ver que [era] bom. (Gênesis 1,21)
  2. Definição de Brown-Driver-Briggs ‘em hebraico:
    tannîyn/tannîym tannîyn (Strong's H8577)/tannîym (Strong's H8577) (Strong H8577)
    1. dragão, serpente, monstro do mar
      1. dragão ou dinossauro
      2. monstro do rio ou do mar
      3. serpente, cobra venenosa
  3. Versículos da Bíblia em que tannîyn aparece:
    • E Deus passou a criar os grandes monstros marinhos e toda criatura vivente que se move, que as águas produziram em enxames segundo as suas espécies, e toda criatura voadora alada segundo a sua espécie. E Deus pôde ver que [era] bom. (Gênese 01,21)
    • “Caso Faraó vos fale, dizendo: ‘Produzi um milagre da vossa parte’, então tens de dizer a Arão: ‘Toma teu bastão e lança-o diante de Faraó.’ Ele se tornará uma cobra grande.”(Êxodo 07,09)
    • De modo que Moisés e Arão entraram até Faraó e fizeram assim como Jeová mandara. Portanto, Arão lançou seu bastão diante de Faraó e dos seus servos, e ele se tornou uma cobra grande. (Êxodo 07,10)
    • De modo que cada um deles lançou seu bastão no chão, e eles se tornaram cobras grandes; mas o bastão de Arão engoliu os bastões deles. (Êxodo 07,12)
    • “O seu vinho é veneno de serpentes, e peçonha mortal de cobras. (Deuteronômio 32,33)
    • “Sou eu algum mar ou um monstro marinho,
      Que ponhas uma guarda sobre mim?” (Jó 07,12)
    • Tu mesmo comoveste o mar com a tua própria força;
      Quebraste as cabeças dos monstros marinhos nas águas.(Salmos 74,13)
    • Pisarás no leãozinho e na naja;
      Pisotearás o leão novo jubado e a cobra grande. (Salmos 91,13)
    • Louvado seja o Senhor da terra, monstros marinhos e todos os abismos; (Salmo 148,7)
    • Naquele dia, o Senhor, com a sua espada dura, e grande, e forte, voltará sua atenção para [o] leviatã, a serpente deslizadora, sim, para [o] leviatã, a serpente sinuosa, e certamente matará o monstro marinho que há no mar. (Isaías 27,1)
    • Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do Senhor; Awake como no dias de idade, as gerações de há muito tempo. Que não foi você que cortou Em pedaços a Raabe, e traspassou ao dragão? (Isaías 51,9)
    • “Nabucodonosor, rei de Babilônia, devorou-me e me esmagado, Ele me pôs como um vaso vazio, Ele tem me engoliu como um monstro, Ele encheu seu estômago com as minhas delícias, ele tem lavado me embora. (Jeremias 51,34)
    • “Falar e dizer:” Assim diz o Senhor Deus: “Eis que eu sou contra ti, ó Faraó, rei do Egito, o grande monstro que se encontra no meio de seus rios, e que disse: ‘Meu rio é meu, e eu mesmo tenho feito isso. ” (Ezequiel 29,3)
    • “Filho do homem, levanta uma lamentação sobre Faraó, rei do Egito, e dizer-lhe: ‘Você se compara a um leão novo entre as nações, no entanto, você é como o monstro dos mares, e você irrompeu em seus rios e turvou as águas com seus pés e sujado seus rios. ‘”(Ezequiel 32,2)
  4. Definição Brown-Driver-Briggs ‘em hebraico:
    livyathan livyâthân (Strong's H3882) (Strong H3882)
    1. Leviatã, monstro marinho, dragão
      1. grande animal aquático
      2. talvez o dinossauro extinto, plesiossauro, significado exato desconhecido
  5. Descrições bíblicas do Leviatã:
    • “Maldigam-na praguejadores do dia,
      Os que estão prontos para despertar o leviatã. ” (Jó 3,8)
    • “Acaso podes puxar para fora o leviatã com um anzol
      Ou podes manter-lhe a língua abaixada com uma corda?”(Jó 41,1)
    • Tu mesmo esmagaste as cabeças do leviatã.
      Passaste a dá-lo como comida ao povo, aos que habitam nas regiões áridas. (Salmos 74,14)
    • Ali vão os navios; Quanto ao leviatã, formaste-o para brincar nele (Salmo 104,26)
    • Naquele dia, o Senhor, com a sua espada dura, e grande, e forte, voltará sua atenção para [o] leviatã, a serpente deslizadora, sim, para [o] leviatã, a serpente sinuosa, e certamente matará o monstro marinho que há no mar. (Isaías 27,1)
  6. Os povos da Bíblia são descritos como usando fósseis combustíveis antes da história registrada:
    • “Faze para ti uma arca da madeira duma árvore resinosa. Farás compartimentos na arca e terás de cobri-la com alcatrão por dentro e por fora”. (Gênesis 6,14)
    • E começaram a dizer, cada um ao próximo: “Vamos! Façamos tijolos e cozamo-los por um processo de queima.” O tijolo servia-lhes assim de pedra, mas o betume servia-lhes de argamassa.  (Gênesis 11,03)
    • Este é um asfalto mineral negro ou castanho é mencionado por três palavras hebraicas. Duas delas descrevem a diferença de dureza: piche (zéfeth), sua forma líquida; betume (hhemár), seu estado sólido. A terceira palavra, alcatrão (kófer), descreve sua utilização: como é aplicado para recobrir madeiramentos.

  7. Evento da extinção cretáceo-paleogeno – Wikipedia.
  8. Estudo: dinossauros morreram dentro de horas após asteróide atingir a Terra 65 milhões de anos atrás. Universidade do Colorado, 24 de maio de 2004.

Phonte: http://www.godandscience.org/apologetics/dinosaurs.html

Tradução: Emerson de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!