sexta-feira, 23 de maio de 2014

Ciência ou satanismo? Cientistas abrem 'janelas' em vacas para observar a digestão

Pesquisador abre a válvula onde fica o tubo até o estômago da vaca.Reprodução/YouTube (EuroNews)
A curiosidade humana às vezes desafia os limites éticos. Cientistas suíços abriram uma espécie de "janela" em vacas para observar o funcionamento do sistema digestivo dos bovinos. O procedimento bizarro chamado "cânula bovina", consiste na introdução cirúrgica de um tubo até o estômago da vaca. A partir do orifício os pesquisadores fazem a coleta de amostras do aparelho digestivo e, em seguida, tampam o buraco com uma válvula.

Visão de dentro do aparelho digestivo da vaca. Reprodução/YouTube (EuroNews)
Na Universidade de Kansas (Kansas, EUA) os alunos de veterinária também realizam o procedimento e até mesmo visitas guiadas para que as pessoas vejam a vaca por dentro. Em entrevista ao "News.com", Miles Theurer , presidente da Associação de Práticas Bovinas ligada à universidade, defendeu a técnica: 

"Nós permitimos que as pessoas vejam como as vacas se alimentam olhando diretamente no estômago do animal".


Amostra sendo retirada do estômago da vaca para análise. Reprodução/YouTube (EuroNews)
Após passar pela cirurgia, a vaca passa por um período de observação, no qual são anotadas todas as informações sobre os seus hábitos alimentares. De modo arcaico, uma técnica semelhante já era usada por agricultores em 1830. 

Ativistas dos direitos dos animais estão indignados com a técnica, mesmo com a alegação dos cientistas de que os animais são anestesiados e não sentem dor alguma.

Mas, segundo os pesquisadores a técnica pode ajudar o meio ambiente. Isso porque o estudo permitiria entender melhor o gasto energético das vacas possibilitando aos pesquisadores encontrar um modo de reduzir a quantidade de gás metano liberado pelos animais.


 Assista:




(Texto: Ana Clara Otoni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!