sexta-feira, 30 de maio de 2014

CODEX ALIMENTARIUS: Entidades querem que alimentos sejam regulados como cigarro

Obesidade oferece hoje mais riscos à saúde humana do que o tabaco, dizem pesquisas



Entidades de promoção da saúde estão se mobilizando no mundo com um propósito: lutar contra a obesidade. Nesse sentido, semelhante ao que já é feito com os maços de cigarro, elas querem que as embalagens de alguns alimentos contenham imagens mostrando os malefícios à saúde causados pela obesidade.

Segundo a BBC Brasil, a Consumers International (que organiza campanhas internacionais em defesa do consumidor) e a Federação Mundial de Obesidade lançaram uma convocatória global para que os governos regulem esse setor de forma semelhante ao que já fazem com a indústria do cigarro.

De acordo com essas organizações, a obesidade oferece mais riscos à saúde humana do que o tabaco. Os quilinhos a mais estão entre as três principais causas de mortes no mundo, ao lado do tabagismo e do álcool.

Dados da OMS, a Organização Mundial da Saúde, apontam que 35% dos adultos acima de 20 anos se encontram acima do peso e 11% são considerados obesos. Já no Brasil, o Ministério da Saúde diz que pesquisas mostraram que pouco mais da metade da população (50,8%) tem sobrepeso, com 17% de obesos.

As mudanças incluiriam também controle no uso de certas substâncias, como sal, gordura saturada e açúcar, além de uma melhoria na comida servida nas escolas e hospitais. Outras reivindicações estão ligadas à rigidez do controle de propaganda de alimentos e uma maior promoção por parte dos governos de hábitos saudáveis de alimentação.

Em abril deste ano, o Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) considerou abusivas toda as propagandas dirigidas à criança com intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço, exceto campanhas de utilidade pública referentes "a informações sobre boa alimentação, segurança, educação, saúde, entre outros itens relativos ao melhor desenvolvimento da criança no meio social".

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