segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Jornal La Nación: A Nova Ordem Mundial é 'triangular'



"A Nova Ordem Mundial é Triangular", escreve o 'La Nación'. De acordo com o jornal argentino, o equilíbrio do poder "era sagrado" na cúpula do Foro da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) e se divide agora entre osEUA, China e Rússia.

"A Casa Branca teve que se conformar e admitir a China e a Rússia como protagonistas desta nova ordem geopolítica mundial, que se parece com uma cadeia construída com instalações alternados de alianças e rivalidades. (...) O conclave de Pequim permitiu compreender a profunda mudança climática", escreve a colunista do 'La Nación', Luisa Corradini.

Esse reajuste se deve a vários fatores decisivos. Um é "o colossal salto a frente da economia da China", disse Corradini. De acordo com especialistas, antes de 2020 Pequim poderá substituir Washington como a primeira economia do planeta. Outro é o crescente poderio militar do gigante asiático. 
A China desenvolve ativamente projetos próprios: está fabricando um sofisticado caça Stealth (J-31), construiu seu primeiro porta-aviões, está reforçando sua frota de submarinos nucleares e está elaborando potentes mísseis intercontinentais. Isto não é tudo: está avançando na exploração do espaço e conta com sofisticadas tecnologias cibernéticas.
"A China, em outras palavras, é agora uma potência militar de primeira magnitude, capaz de desafiar o poder que exercia os EUA sobre o Pacífico desde a Segunda Guerra Mundial", diz Corradini. De acordo com o seu ponto de vista, Washington está atualmente em uma situação relativamente incomoda, não somente devido ao crescente peso de Pequim, mas também por causa de sua aproximação com Moscou, que "ficou em evidência" no brinde do presidente chinês, Xi Jinping, durante o banquete oferecido ao presidente russo, Vladimir Putin: "A Rússia e China devem resistir as pressões e Washington e permanecer unidas no interesse do mundo inteiro".
No interior da APEC, Moscou e Pequim firmaram numerosos contratos de cooperação econômica e militar, inclusive documentos históricos do fornecimento de gás e a criação de uma linha de trem-bala que colocará as duas capitais a 38 horas de viagem.

Fontes:
Periodismo Alternativo: ‘La Nación’: El nuevo orden mundial es triangular
RT: ‘La Nación’: El nuevo orden mundial es triangular
La Nación: El nuevo orden mundial es triangular
Via: anovaordemmundial.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!