quarta-feira, 8 de abril de 2015

JESUS, um modelo de líder, servidor e responsável

(Gostaria de compartilhar com os irmãos um artigo meu que foi publicado no site administradores.com)

Por Irineu Siqueira Neto

Líder, servidor e responsável

Uma breve reflexão Cristã a respeito de uma liderança marcante, baseada no livro de Filemon do Novo Testamento da Bíblia Sagrada


Nesses tempos modernos que vivemos, muito se falou e se tem falado no "Líder Servidor"; por onde consiste basicamente, ser aquele que ao dar uma ordem, não o faz de forma ditatorial, mas tem uma pré-disposição para ilustrar o porquê, e qual o benefício permanente para a equipe que será gerado com sua conclusão exitosa.

Algo que soa até como a nova descoberta da roda, no entanto a realidade dos fatos é que há dois mil anos, Jesus já é um perfeito exemplo de Líder Servidor. Tudo o que Ele deixou como ordenanças, Ele também praticou em Sua Humanização, e hoje, por esse motivo, é considerado por muitos pensadores, passados e contemporâneos, como sendo o maior Líder da história humana. 

Sua passagem pela terra foi um testemunho vivo de cada palavra proferida por Ele em seus cerca de três anos e meio de ministério. Todo esse testigo, culminou com uma das maiores frases do Cristianismo, que é: "Pai, perdoa-lhes eles não sabem o que fazem!" (Lucas 23-34)

Existe até mesmo um ótimo livro de grande sucesso sobre o tema chamado "O monge e o executivo", de autoria de James Hunter, que descreve com riqueza de detalhes e exemplos práticos, como deve se comportar um Líder Servidor, livro que eu recomendo vigorosamente. 

No entanto, vale ressaltar, que muito do seu conteúdo é inspirado nos princípios Bíblicos da boa convivência, liderança, negócios, relacionamento familiar, entre outros, pois a Bíblia Sagrada é um livro completo em todos os sentidos. E eu considero ser a leitura do Novo Testamento como obrigatória por parte de todos que queiram se tornar líderes eficientes e, sobretudo, pessoas melhores.

Encontramos no Novo Testamento, um pequeno livro chamado Epístola de Paulo a Filemom, em que o renomado Apóstolo, entre outras coisas, solicita a Filemon, a pessoa a quem a carta está endereçada, que receba de volta seu servo Onésimo, que lhe tinha lesado financeiramente, como sugerem muitos teólogos.

Paulo como apóstolo tinha autoridade para ordenar a Filemon o que fazer, contudo optou por rogar a seu amigo que aceitasse Onésimo de volta, de bom brado e sinceramente(Versículo 16).

Veja bem,após ler o texto chego a seguinte conclusão, a persuasão diplomática alcança maiores e melhores resultados do que ordens quando lidamos com pessoas, e principalmente as que estejam próximas a nós em nível hierárquico. Pois, ambos os protagonistas, desta história, Paulo e Onésimo, são líderes. Em situações como essa, eu me lembro do meu bom, velho e ainda vivo pai, que me ensinou: "Educação e respeito são como moedas de ouro, em todo lugar tem valor!"

Acredito que você já deva ter ouvido dezenas de conceitos sobre o que é ser um líder relevante, não obstante, esse tema é como ter fé em Deus, quanto mais melhor! Assim sendo, aqui vai mais um conceito, confira: "Liderança é a habilidade de influenciar pessoas e outros líderes, para que trabalhem entusiasticamente visando atingir os objetivos indicados para o bem de todos."


Neste momento, eis que surge uma questão: como ser um líder servidor e responsável? Vamos analisar três respostas para estudo do caso, que todavia não encerram o tema, segue:

1°) Lidere pela intercessão. Entenda, nos versículos 8,9 e 10 do livro temos a seguinte expressão: " Por isso, mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever, prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso". Onésimo não era filho de Paulo, aqui é só uma figura de linguagem para demostrar afeto.

O contexto Bíblico pode ser facilmente transferido para o nosso dia-a-dia empresarial, imagine um funcionário de outro departamento que comete um erro, e que esteja, de maneira sincera, buscando se redimir. Ele lhe procura por enxergar em você uma liderança que poderia lhes prestar auxilio, por que negar? 

Em tal caso, você pode diplomaticamente falar com o superior dele, com educação e respeito, mesmo que esse seja subalterno a você, visando o melhor para a empresa. Como disse o poeta: "Pra que tentar novos caminhos se é tão fácil consertar a velha estrada".

2°) Lidere pela responsabilidade: Reflita, no versículo 18 diz assim: " Se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa, ponha na minha conta." Da mesma forma que Paulo se ofereceu para pagar as dívidas de um escravo, você deverá assumir um modo de responsabilidade como essa pelo funcionário por quem você advogou. 

A partir daqui é interessante se tornar um mentor para ele, orientando-o e corrigindo possíveis falhas no caminho. Devemos ser responsáveis também pelo que ensinamos, e se o ensino foi captado de forma exata e sem ruídos que possam distorcer seu real conteúdo. E o terceiro e último ponto, fecha muito bem com este conceito, vamos a ele!

3°) Lidere pelo exemplo: Veja que textos brilhantes: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo." (1 Coríntios 11-1) E mais este: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;" (Efésios 5-1)

Uma liderança servidora e responsável de fato, só poderá ser verificada se as pessoas conseguirem enxergar Jesus em seu procedimento diário como empresário, gerente, ou o próprio líder, que é o nosso assunto. Quando eu falo em Cristo, não é tão somente defendendo a fé Cristã, isso também, mais principalmente, quero apresentar a universalidade da mensagem do Filho de Deus que nos ensinou através de Seu Evangelho tudo o que precisamos saber para maximizar nossas habilidades e reduzir nossas mediocridades.

E para desenvolver um genuíno comportamento que sirva de exemplo para outros líderes e liderados, é necessário demonstrar que você é uma pessoa diferente, que realmente almeja que sua equipe cresça como humanos e como profissionais que são. Manisfestando um cuidado franco e natural, para que todos captem que seu esforço é para exercer uma influência consciente e especial dentro do grupo, para levá-lo a atingir metas que proporcionem uma melhora contínua e que atenda às reais necessidades da equipe.

Para finalizar, imagino que você deva estar se perguntando qual o método adequado para se alcançar esse patamar, certo? Uma fórmula que recomendo para todos é: salientar que a fé em Cristo Jesus é a única e verdadeira, provando isso seguindo a risca cada preceito deixado pelo Senhor dos senhores; demonstrando fé fazendo o oposto daquilo que o 'jeitinho br" e as conveniências da vida impõem como sendo o fácil o que dar certo em detrimento ao que é certo a se fazer. Isso é ser Cristão, isso é ser um Líder servidor e responsável.

Parafraseando São Francisco de Assis que dizia: "Pregue o Evangelho em todo tempo; se necessário use palavras" Eu te afirmo: seja um exemplo em todo tempo, se necessário use as palavras"

Leitura recomendada: Epístola de Paulo a Filemon e o livro "Lidere como JESUS"



Faça um colunista principiante feliz, comente!

Site Administradores

Um comentário:

  1. Parabéns! Liderança é exatamente isso! Hoje eu consigo definir como deve ser um bom líder!

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!