sábado, 4 de julho de 2015

40 perguntas para os evangélicos que apoiam o casamento gay



Para os evangélicos que lamentam a decisão da suprema corte na última sexta-feira, estão sendo dias difíceis. Não estamos pedindo piedade emocional, não acredito que muitas pessoas estejam dispostas a isso. Nossa dor não é santa. Fazer leis e decisões teológicas baseadas no que vai fazer as pessoas se sentirem melhor é, em parte, o que nos fez chegar a essa grande bagunça, em primeiro lugar. 

No entanto, isso ainda dói.


Existem muitas razões para a nossa lamentação, desde o medo da liberdade religiosa ser removida até as preocupações acerca do ostracismo e da marginalização cultural. Mas dentre todas as coisas que nos entristecem, talvez a mais difícil seja ver alguns dos nossos amigos, familiares e pessoas que já sentaram ao nosso lado na igreja dizendo “Amem” a uma prática que ainda acreditamos ser pecado, e uma decisão que pensamos ser ruim para o nosso país. 



Uma coisa é ver o país todo fazer uma grande festa em que nós, em sã consciência, não devemos participar. Outra bem diferente é procurarmos pessoas para nos lembrar que não estamos sozinhos e depois descobrir que elas estão se divertindo na pista de dança. Pensamos que arco-íris foi um sinal de Deus (Gn 9:8-17).

Se você se considera um cristão que crê na Bíblia, um seguidor de Jesus, cujo o principal objetivo é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre, existem questões muito importantes que espero que você considere antes de pegar a uma bandeira colorida e sair comemorando a revolução sexual. Essas questões não são sarcásticas ou meramente retóricas. São questões sinceras e diretas, espero que elas façam meus irmãos e irmãs, que estão com a foto do Facebook coloridas, a parar um pouco e repensar sobre qual é a bandeira que estão realmente balançando.

1. Desde quando você acredita que o casamento gay é algo a ser celebrado?

2. Quais versos da Bíblia fez você mudar a sua opinião sobre esse assunto?

3. Como você defenderia a partir da Bíblia que atividade sexual entre duas pessoas do mesmo sexo é uma benção para ser celebrada?

4. Quais versos você usaria para mostrar que o casamento entre pessoas do mesmo sexo descreve adequadamente Cristo e a igreja?

5. Você acredita que Jesus não se importaria com o comportamento homossexual entre adultos em um relacionamento sério?

6. Se sim, porque Jesus reafirmou a definição de Gênesis acerca do casamento, sendo entre um homem e uma mulher?

7. Quando Jesus falou contra “porneia“, que atos você acha que ele estava proibindo?

8. Se algum comportamento homossexual é aceitável, como você entende a pecaminosa “mudança” que Paulo destaca em Romanos 1?

9. Você acredita que passagens como 1 Coríntios 6:9 e Apocalipse 21:8 ensinam que imoralidade sexual podem privar você do céu?

10. A que pecados sexuais você acredita que essas passagens estão se referindo?

11. Quando você pensa sobre a longa história da igreja e a desaprovação quase universal acerca da atividade sexual com pessoas do mesmo sexo, o que você acha dos entendimentos bíblicos que Agostinho, Tomás de Aquino, Calvino e de Martinho Lutero? Eles falharam?

12. Que argumentos você usaria para explicar para os cristãos na África, Ásia e na América do Sul que o entendimento bíblico deles sobre o homossexualismo está incorreto e que o seu novo entendimento não está culturalmente condicionado?

13. Você acha que Hillary Clinton e Barack Obama foram motivados por animosidade pessoal e fanatismo quando eles, por quase toda a vida, definiram casamento como uma aliança entre um homem e uma mulher?

14. Você acha que crianças são melhor preparadas se criadas com um pai e uma mãe?

15. Se não, qual é a pesquisa você encontra para basear a sua conclusão?

16. Se sim, a igreja ou o estado têm algum papel a desempenhar na promoção ou privilegiando o acordo que coloca as crianças com um pai e uma mãe?

17. A finalidade e o propósito do casamento apontam para algo mais do que emoções e realizações sexuais de um adulto?

18. Como você define casamento?

19. Você acha que os membros próximos de uma família podem se casar?

20. Você acha que o casamento deve se limitar apenas a duas pessoas ao mesmo tempo?

21. Com base em que, se houver alguma, você recomendaria que adultos em qualquer relação familiar e em qualquer quantidade não se casassem uns com os outros?

22. Deve existir algum tipo de restrição quanto à idade para se obter uma certidão de casamento?

23. A igualdade implica que qualquer pessoa que queira se casar deve ser capaz de ter qualquer relacionamento significativo definido como casamento?

24. Se não, porque não?

25. Seus irmãos e irmãs em Cristo, que não concordam que a prática homossexual deve ser autorizada, devem exercitar suas crenças religiosas sem medo de punição, retribuição ou coerção?

26. Você vai falar em favor dos seus companheiros cristãos quando os seus empregos, crédito, reputação e liberdade forem ameaçados por causa desse problema?

27. Você vai falar contra a humilhação e intimidação contra todos os tipos, sejam gays e lésbicas ou contra evangélicos ou católicos?

28. Uma vez que a igreja evangélica tem frequentemente falhado em tratar divórcios não bíblicos e outros pecados seriamente, que medidas garantem que o casamento homossexual é saudável de acordo com os princípios bíblicos?

29. Casais homossexuais devem se sujeitar à disciplina na igreja?

30. É pecado um adepto LGBT ter relações sexuais fora do casamento?

31. O que permitirá as igrejas a falarem profeticamente contra o divórcio, fornicação, pornografia e adultério onde quer que seja?

32. Se o “amor vence”, como você define amor?

33. Quais versos você utilizaria para estabelecer essa definição?

34. Como a obediência aos mandamentos de Deus deveriam moldar o seu entendimento sobre amor?

35. Você acredita possível amar alguém e discordar das decisões importantes que essa pessoa faz?

36. Se apoiar o casamento gay é uma mudança para você, tem mais alguma mudança na sua compreensão de fé?

37. Como um evangélico, como o seu apoio ao casamento gay tem o ajudado a ser mais apaixonado às tradições evangélicas como focar em ser uma nova pessoa, o sacrifício substitutivo de Cristo na cruz, a confiabilidade total na Bíblia e a urgência de evangelizar os perdidos?

38. Que igrejas você recomendaria para um convertido cristão ortodoxo? E para pecadores que estão sendo avisados do julgamento e chamados ao arrependimento? E para missionários que estão sendo enviados para plantar igrejas em povos não alcançados?

39. Você espera ser mais comprometido com a igreja, com Cristo, e com as Escrituras nos próximos anos?

40. Quanto Paulo, no final de Romanos 1, repreende “as pessoas que praticam tais coisas” e aqueles que “também aprovam aqueles que as praticam”, que pecados você acredita que ele tem em mente?

Espero que vocês se alimentem com esses pensamentos. Isso é ao menos alguma coisa para se mastigar antes de engolir qualquer coisa que o mundo ou o Facebook colocam no seu prato.

Original no TGC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!