sexta-feira, 17 de julho de 2015

O que o espiritismo tem a ver com o cristianismo?


Haveria alguma relação entre o espiritismo e o cristianismo?


Esta é uma pergunta muito comum, principalmente em um país como o Brasil, onde a comunidade espírita é muito grande e muito da cultura brasileira foi impregnada de preceitos espíritas, fazendo com que, muitas pessoas não consigam identificar as diferenças e os limites entre as duas doutrinas.

Para entender se há a relação entre ambas, é necessário, antes de tudo, ter ciência que o espiritismo, principalmente na forma como ele se apresenta no Ocidente (kardecismo), é uma fé bastante nova. Na verdade, o espiritismo como crença dogmática que existe há pouco mais
de cento e cinquenta anos.

Considerando, portanto, que o espiritismo nasce dentro de uma cultura cristianizada, é evidente que ele absorveria alguns de seus conceitos, imitaria outros e, ao menos exteriormente, manifestaria ideias que poderiam ser confundidas com verdadeiramente cristãs. Mais que isso, o espiritismo kardecista tenta ser realmente cristão, a partir do momento que faz uso da literatura cristã e de seus conceitos para desenvolver seus próprios preceitos.

Ocorre que o que define o cristianismo não são suas manifestações exteriores. Não é sua moral, tão semelhante a de outras religiões. Também não são seus ritos, que possui similaridades em outras doutrinas pelo mundo. Nem mesmo em sua estética, não tão diferente da de outras manifestações de fé.

O cristianismo, na verdade, tem seu ponto essencial na própria encarnação de Cristo e em sua missão messiânica. Assim, apenas pode ser considerada cristã a religião que tem a Cristo como a verdadeira encarnação divina, além de entender que no Messias está a salvação eterna de todo indivíduo que nele depositar sua fé.

Sem essas duas doutrinas: a do Deus encarnado e a do Cristo salvador, não há de se falar em cristianismo.

Diante disso, o espiritismo, por mais que apresente diversas doutrinas, do ponto de vista moral, admiráveis, não pode ser considerado como uma fé cristã. Para o espírita, Cristo não é mais do que um homem iluminado, no máximo, um mestre sábio ou um representante divino.

Não cabe, na doutrina reencarnacionista espírita a ideia de um Deus que se faz homem para morrer pela humanidade. O espiritismo não aceita o pensamento, essencialmente cristão, de que os homens estão naturalmente condenados, por causa do pecado que os toma, e que apenas por meio de Cristo, sendo parte da Igreja, é que a pessoa encontra a salvação. Na verdade, a economia da salvação cristã é diretamente negada pelo espiritismo.

Por isso, não há qualquer relação intrínseca entre cristianismo e espiritismo. 

No máximo, encontraremos algumas semelhanças exteriores, existentes, principalmente, por causa da absorção cultural que o próprio espiritismo teve, por ter nascido dentro do ambiente cristão. Em essência, porém, o espiritismo pode ser considerado, doutrinariamente, uma negação do cristianismo.

Phonte: Fábio Blanco


Leitura Relacionada:
-Uma abominação chamada Espiritismo: "Não é Deus que nos salva, e menos ainda o sangue de Jesus"

-Heresias do Espiritismo: "Jesus é um homem divinizado, e não um deus humanizado". Refutação Bíblica!

-Heresias do espíritismo, essa foi demais! Refutação Bíblica!

-Heresias espíritas: Quem criou o diabo? Você!... (Cuma?) Refutação Bíblica!

-A Feiticeira de En-Dor

-JESUS ensinou a reencarnação em João 3.3?

-Estudos Avançados: deusas e a estratégia da Nova Ordem Mundial

-Cabeças de bode foram encontradas por pescador após ritual macabro na capital de Santa Catarina

-Novamente o espiritismo "fazendo das dele:" A salvação é para todos! Onde?

-Equívocos da cosmovisão espírita

-Morto pode falar com vivo?

-7 Perguntas que todo Espírita deveria saber responder

-Não Fale com Gente Morta

-Espiritismo um dos maiores esquemas illumimati!

-Erros doutrinários do Espiritismo.

-O espiritismo fruto da desobediência e engano que provém de satanás!

-Livro contra o espiritismo será apresentado no Diana Bar - Portugal

-Espiritismo e as Vidas Passadas = erro mortal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!