segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O Significado Oculto dos Vídeos de The Weeknd "The Hills", "Can't Feel My Face" e "Tell Your Friends"


Os vídeos de The Weeknd "The Hills", "Can't Feel My Face" e "Tell Your Friends" formam uma trilogia que conta uma história perturbadora. Através do simbolismo, os vídeos descrevem um caminho obscuro e oculto para a fama. 

The Weeknd é um cantor de R&B canadense que teve uma ascensão constante em popularidade nos últimos anos. No entanto, em 2015, sua carreira decolou com um álbum de sucesso, um single #1, aparições em premiações de música e até mesmo notícias em tabloides (com sua namorada de 18 anos, Bella Haddid). 


Como se estivesse narrando a sua meteórica ascensão à fama, os vídeos lançados para o seu álbum "Beauty Behind The Madness", retratam a subida de The Weeknd à fama de uma forma bastante obscura: está na verdade representada como o resultado de um acordo com o próprio diabo.

Embora os vídeos "The Hills", "Can't Feel My Face" e "Tell Your Friends" sejam bastante simples e não exatamente "repletos de ação", a ação que ocorre realmente é altamente significativa. Os vídeos também estão conectados através do aparecimento recorrente de um personagem sombrio com poderes sobrenaturais que parece estar seguindo The Weeknd e que passa a compartilhar atributos com o "diabo" bíblico. Será que os vídeos contam a história do homem que vende sua alma ao diabo para o sucesso na indústria da música? Vamos olhar para o significado dos vídeos de The Weeknd.

"The Hills"

"The Hills" é o primeiro vídeo lançado da trilogia. Ela começa com uma cena de um carro que está de cabeça para baixo. O The Weeknd ferido emerge dele.



A trilogia começa com um carro preto que está de cabeça para  baixo. 
Esta imagem vai se tornar significativa na trilogia mais tarde.

Duas meninas, em seguida, saem do carro e começam a bater em The Weeknd, como se elas estivessem culpando-o pelo que aconteceu. No entanto, o cantor parece não se incomodar. Ele continua firmemente caminhando em direção a uma casa, como se ele estivesse magneticamente, ou magicamente, atraído por ela. Então o carro atrás dele explode.

The Weeknd canta enquanto o carro explode. Se você é legal, você 
 nunca olha para trás quando algo explode. O The Weeknd é legal. 

The Weeknd, em seguida, entra em uma casa assustadora e começa a olhar ao redor.

The Weeknd passa por uma sala que é bastante branca. Ela repre- 
senta simbolicamente a pureza e inocência antes da iniciação.  

The Weeknd, em seguida, sobe alguns degraus - muito lentamente - como se enfatizando a natureza "ascendente" da iniciação. Ele então entra em uma sala que é bastante, bastante vermelha (a cor simbólica da iniciação e do sacrifício).

Dentro da sala vermelha está um personagem obscuro 
segurando uma maçã e as duas meninas do carro.

A pessoa estranha está segurando uma maçã. Isso provavelmente se refere à serpente proverbial no Livro de Gênesis que leva Adão e Eva a morder a "maçã" proibida. Embora a cobra seja geralmente associada com o diabo que convenceu os seres humanos a desobedecer a Deus, a elite ocultista considera a cobra Lúcifer, o portador da luz, que deu aos seres humanos o dom do conhecimento.

As duas meninas que estão na cama são as mesmas meninas que estavam no carro com The Weeknd. Como chegaram lá tão rápido... e quando elas tiveram tempo para se trocar? Os espectadores são levados a entender que há algo sobrenatural acontecendo aqui e que talvez essas meninas foram enviadas pelo cara sombrio para causar o acidente e levar o The Weeknd a essa sala.


Em seguida, o vídeo termina. Neste ponto, as pessoas vão se perguntar, compreensivelmente, o que esse vídeo tem a ver com a música, que é sobre o The Weeknd dizendo a uma garota "das colinas" (que está traindo o marido com o The Weeknd) que ele realmente não se preocupa com ela, entre outras coisas.

Como é o caso da maioria dos vídeos com um tom ritualístico, a verdadeira história está nos detalhes. Em primeiro lugar, o título da canção, "The Hills", é muitas vezes uma referência aos bairros mais ricos, sendo o mais famoso Hollywood Hills. Em um verso da canção, The Weeknd refere-se a ir a um "residencial fechado" para se encontrar com uma menina. A música e o vídeo ambos transmitem uma sensação de corrupção moral na "alta sociedade" (visto que ele está cantando para uma menina que está cometendo adultério).

Quando The Weeknd entra na casa, nós o ouvimos cantar:


"As colinas têm olhos, as colinas têm olhos."

Isso pode se referir a pessoas em comunidades fechadas que sabem sobre a vida uns dos outros e que bisbilhotam tudo à distância. No entanto, no contexto do vídeo, isso pode também se referir à elite monitorando seu povo, especialmente os recém-chegados, como The Weeknd.

O vídeo tem uma semelhança com o início do filme "Cidade dos Sonhos", que também começa com um acidente de carro em Los Angeles, e uma atriz ferida e confusa caminha em direção à civilização (o filme inteiro é um grande olhar enigmático no lado sombrio de Hollywood ).

Em suma, o vídeo é sobre The Weeknd alcançando "as colinas" ("The Hills") ou, mais precisamente, a elite oculta. E, se você não faz parte da linhagem privilegiada, você precisa fazer um juramento e morder a maçã proverbial. Convenientemente, o próximo vídeo da série descreve o que acontece quando você está iniciado.

"Can't Feel My Face"

"Can't Feel My Face" é provavelmente o hit que levou The Weeknd à fama mundial. Curiosamente, o vídeo é exatamente sobre ele se tornar uma grande estrela da música... com a ajuda do diabo.

O vídeo começa com The Weeknd cantando sua canção em
 um pequeno clube, fazendo seus pequenos passos de dança.

A reação das pessoas no clube varia de intensa indiferença ao tédio irritante.

Esta mulher está provavelmente pensando "Meu Deus,
faz ele parar por favor, minha cabeça está doendo."

Então, o diabo (o mesmo cara sombrio que vimos no primeiro vídeo) vem para ver The Weeknd se apresentar. Ele vê que as pessoas não estão gostando da música dele, mas ele tem o poder de fazer toda essa mudança.

Tão fácil como acender um cigarro, o diabo 
pode iluminar a carreira do The Weeknd.

O diabo, em seguida, lança o isqueiro no The Weeknd, que literalmente pega fogo.

The Weeknd pega fogo e imediatamente começa a arrebentar com 
movimentos de dança mais legais do que aqueles que estava fazendo antes.

Imediatamente depois, todo mundo no clube se levanta e começa a dançar.

Essa série surreal de eventos descreve bem apropriadamente como a indústria do entretenimento funciona. Primeiro, você trabalha duro, mas você não obtém o reconhecimento. Então, se você é escolhido pela elite, ela põe fogo em você, o que significa que eles vão fazer você trabalhar com as pessoas certas e colocá-lo no centro das atenções. Imediatamente depois, as massas seguem atrás e começam a dançar o hit que está tocando nas rádios. Observe que no vídeo, quando as pessoas ficaram de pé para dançar, a música não mudou. É a mesma música que eles estavam odiando segundos atrás. Por que eles a adoram agora? Porque, por pegar fogo, The Weeknd se tornou uma estrela sancionada pela elite e uma celebridade - e é isso que verdadeiramente faz as pessoas ligarem para ele (bem, as pessoas que estão sujeitas à cultura de massa, de qualquer maneira).

Embora a música pareça ser sobre um relacionamento em dificuldade, não é preciso muito de uma análise profunda para entender que fala principalmente sobre drogas, provavelmente cocaína, que é conhecida por entorpecer o rosto de alguém.


E eu sei que ela vai ser a morte de mim, pelo menos nós dois vamos ficar dormentes
E ela vai sempre obter o melhor de mim, o pior ainda está para vir
Mas pelo menos nós dois vamos ficar bonitos e jovens para sempre
Isso eu sei, sim, isso eu sei


No entanto, no contexto do vídeo, o relacionamento falho descrito por The Weeknd pode ser sobre a indústria da música.

A capa do single de "Can't Feel My Face" apresenta o rosto cortado de The 
Weeknd em vários fragmentos. Escravos da indústria têm sua persona dividida
 através da programação MK. Talvez seja por isso que ele não pode sentir seu rosto.

Estar pegando fogo pode ser bom para a carreira do The Weeknd, mas há um atributo que precisamos lembrar sobre o fogo: Ele consome o que ele queima. Ao representar a carreira do The Weeknd explodindo enquanto ele pega fogo, o vídeo também representa a natureza efêmera e destrutiva da fama. Em suma, é um sacrifício.

O assunto do vídeo torna-se ainda mais significativo quando levamos em conta a clara influência de Michael Jackson da música. Na verdade, os vocais de "Can't Feel My Face" (e os mesmos movimentos da dança do The Weeknd) são uma "homenagem" flagrante a Michael Jackson, que é, não tão coincidentemente, o melhor exemplo de uma estrela pop sendo mortalmente "queimada" pela indústria. Está o vídeo mostrando The Weeknd seguindo seus passos?

No final do vídeo, vemos The Weeknd caminhando para fora do palco e fora 
do clube... e ele ainda está em chamas. Infelizmente, o fogo aceso pelo diabo
 não só queima no palco, ele queima o tempo todo. Em outras palavras, estar
 na indústria toma toda a sua vida.

O vídeo termina com The Weeknd ainda em chamas e olhando um pouco preocupado com o que está acontecendo.

"Tell Your Friends"

O terceiro vídeo da série começa com o mesmo elemento com o qual o segundo terminou: fogo.

"Tell Your Friends" começa com uma imagem de uma sarça ardente.

Não ao contrário do diabo segurando uma maçã no primeiro vídeo, os telespectadores são tratados novamente com imagens bíblicas. Em Êxodo 3, Moisés encontra um arbusto que está em chamas, mas que não é consumido pelas chamas. Ao se aproximar da sarça ardente, Moisés acaba em uma conversa com Deus.

No vídeo, no entanto, The Weeknd passa pelo arbusto, mas não se envolve em qualquer tipo de conversa. Ele está simbolicamente virando as costas para Deus? Ele se tornou um deus?

Vemos, então, The Weeknd enterrando-se no chão.

The Weeknd enterra seu antigo eu no chão. Ele é uma nova pessoa.

Um detalhe bastante assustador da cena é que na versão de The Weeknd quem está envolto em plástico e está sendo enterrado é a pessoa que está cantando a canção. Vemos seus lábios se movendo debaixo do plástico.

Quando acaba seu trabalho com a pá, The 
Weeknd dança sobre sua própria sepultura.

O cantor então encontra uma figura familiar.

O personagem sombrio/diabo anda em
 direção a ele e parece um tanto irritado.

The Weeknd não quer conversar com o diabo também.

The Weeknd pega uma arma e atira no diabo 
duas vezes. Observe as colinas atrás dele.

Ele então vai em direção a um carro novo que está esperando por ele.

The Weeknd entra em um carro preto
 e sai andando... para as colinas.

Então... Qual é a história?

Se seguirmos a ordem cronológica em que esses três vídeos foram lançados, entendemos que The Weeknd encontrou o diabo que lhe ofereceu um acordo que ele não recusou (representado pela maçã). O diabo, em seguida, iluminou a carreira do cantor e fez dele uma grande estrela, com legiões de fãs (representados pelas pessoas no clube). No entanto, no terceiro vídeo, The Weeknd parece ter percebido que o pacto com o diabo era ruim. Ele, portanto, enterrou viva a parte dele que cantou canções de sucesso (o cadáver estava cantando ao ser enterrado). Ele, então, matou o diabo e foi embora em um carro novo. The Weeknd ficou, portanto, livre, vivo e feliz. Certo? Talvez não. Afinal, The Weeknd está profundo na indústria da música e em todas os seus aprisionamentos.

Algumas pistas visuais podem indicar que a ordem que esses vídeos foram lançados pode não ser a ordem em que eles devem ser vistos. Na verdade, "Tell Your Friends" termina com The Weeknd saindo com um carro preto (em direção às colinas) e The Hills começa com um carro preto (embora não seja exatamente o mesmo carro) de cabeça para baixo. Portanto, se seguirmos essas pistas visuais, a ordem em que os vídeos devem ser vistos é a seguinte: "Can't Feel My Face" (que termina com fogo), "Tell Your Friends" (que começa com fogo e termina com um carro preto) e "The Hills" (que começa com um carro preto).

Ao seguir essa ordem, a história dos vídeos torna-se muito mais sombria.

A história começa com The Weeknd tentando fazer as pessoas prestarem atenção a ele em showzinhos. O diabo, em seguida, põe fogo nele para alavancar sua carreira. The Weeknd então percebe que o pacto é horrível, então ele enterra seu novo "eu" e dispara no diabo. No entanto, o diabo não é humano e, portanto, não pode ser morto. Além disso, ele é bastante vingativo. Embora The Weeknd acredite que ele está vivo e livre, ele se envolve em um acidente de carro que quase o mata. Quando ele entra na sala vermelha, ele percebe que não pode escapar do diabo. O diabo segura uma maçã lembrando-lhe que o pacto não é anulável. As duas moças que estavam com The Weeknd eram na verdade servas do diabo e o acidente quase fatal era na verdade um aviso: quaisquer outras transgressões irão resultar em morte.

Embora o diabo lhe trouxe a fama e sucesso, The Weeknd está preso em um laço onde qualquer tentativa de ficar livre vai levá-lo de volta para o diabo e sua maçã.

Conclusão

A trilogia de vídeo do The Weeknd usa simbolismo simples e poderoso para contar uma história que o cantor provavelmente se identifica. É o clássico e atemporal conto de Fausto onde a fama e o sucesso veio a um ótimo preço, um preço eterno e espiritual. Quando visto na ordem em que foram lançados, os vídeos parecem estar mostrando The Weeknd saindo vitorioso de seu encontro com o diabo. No entanto, se olharmos para o que está acontecendo atualmente na carreira do The Weeknd, ele está apenas entrando no grande circo que é a indústria de entretenimento.

Reorganizando os vídeos de acordo com as pistas visuais colocadas no início e no final de cada um mostra The Weeknd tentando libertar-se, mas vendo-se forçado a lidar com o diabo e aceitar seu destino. É o diabo que saiu vitorioso enquanto um ferido The Weeknd percebe que não se pode simplesmente matar algo que nem é humano.

Essa série de vídeos, portanto, representa o início do The Weeknd para a indústria... uma indústria que gosta de se gabar de como ele controla seus súditos. Vamos ver aonde sua carreira vai levá-lo. Lembre-se, no entanto, ao contrário da sarça ardente, a carne humana não pode ficar no fogo por muito tempo. Basta perguntar a Michael Jackson.

Oh, espere, você não pode.

Fonte: Danizudo

2 comentários:

  1. Eu acompanho a carreira dele a algum tempo e sempre me perguntava quem seria este homem que aparece em todos os clipes. Pra mim isso condiz muito bem com tudo e é bom sempre saber o que estamos ouvindo sem perceber o verdadeiro significado.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, também sempre ouço as músicas sem saber o verdadeiro significado, fica a dica para muito abrirem os olhos e os ouvidos.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!