sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Crente comemora o Natal? Eu comemoro o Natal, e muito! 2016


"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os 
seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, 
Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."
Isaías 9-6
Irineu Siqueira Neto

Meu irmão, minha irmã e prezado leitor do blog Os 4-6, a Graça de DEUS nosso Pai e Paz do Senhor JESUS CRISTO!

Em minha opinião, estamos vivendo a época mais incrível do ano que é o seu final! 

Neste período temos festas cuja comemoração são de alcance mundial, a grande maioria das pessoas do planeta Terra estarão em festejos comemorando O Nascimento de JESUS, e posteriormente a chegada de um ano novo!

Apesar de toda as festividades, trata-se de um tempo que pede reflexão sobre os nossos atos. Devemos ponderar sobre os nossos comportamentos em qualquer circunstâncias que se faça, sejam elas familiares, no trabalho ou sociais. 

É também o momento de tomarmos decisões na direção para uma melhoria destes comportamentos, de modo que possamos também avançar em nosso próprio desenvolvimento pessoal, Ministerial, Evangelístico e, principalmente, para o Reino de DEUS!

No entanto, eu quero falar mais do Natal! 

A palavra natal é relativa a nascimento, haja visto aquele exame que as mulheres gestantes fazem chamado de pré-natal.

Quando eu escrevo Natal com 'N' maiúsculo se deve ao fato de que estou me referindo ao Nascimento do Nosso Salvador. 

Eu sei que a Bíblia em nenhum momento fala qual foi a data que CRISTO nasceu, porém, convencionou-se comemorar em 25 de dezembro, e assim se faz a quase dois mil anos.

Tenha em mente meu irmão e prezado leitor, JESUS CRISTO precede e transcende qualquer paganismo. É mais fácil os adoradores destes deuses pagãos terem imitado a data de 25 de dezembro do que o contrário.

Nos conta os historiadores, que a razão mais plausível para a acolhida do 25 de dezembro, se deve porque a data coincidia com a festa pagã dos romanos dedicada ao nascimento do Sol inconquistado, o solstício do inverno. 

Segundo a tradição romana, a Saturnália, que outrora era comemorada no dia 17 de dezembro, era um período de alegria e troca de presentes. Costume que hoje ocorre nos períodos relativos às festas natalinas. E mais, também a data de 25 de dezembro foi conhecida como o nascimento do deus iraniano Mitra, o sol da virtude.
Sugerem que a arvore de Natal é uma piramide, que a Bíblia proíbe que se traga arvores para dentro de casa (Jeremias 2-20), que as bolinhas da arvore são cabeças de crianças sacrificadas, que o nascimento em 25 de dezembro na verdade é do Ninrode ou do Hórus, ou qualquer outro demônio desses por aí, e que Israel em dezembro é frio de rachar tomate.
Toda essa argumentação é teórica. 

Saiba que existe uma outra tese onde afirma que a árvore de natal é uma criação de Lutero, e as bolas simbolizavam os dons do Espírito, e ele escolheu o pinheiro por era a única árvore nativa do frio.

Mesmo com tantos elementos contraditórios em relação ao Natal, eu penso que o Cristianismo proposto por CRISTO é aquele que não importa o que você faz, e sim, importa muito mais, o que está em seu coração, a sua real intenção com aquele ato.



"Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’.

Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento"
Mateus 5:21,22

Por exemplo, se alguém chega até a você reclamando de dor de cabeça e você lhe estende uma Dipirona, e esta pessoa passa mal após a ingestão do remédio, por ela ser alérgica a este componente. Perceba que
 você não tem culpa alguma, não cometeu nenhum pecado, pois sua intenção foi ajudar!

Por outro lado, se um companheiro de trabalho lhe pede a dica de como chegar a uma determinada cidade do interior 
que ele ainda não foi e você sim, cujo acesso é por estradas de terra, então só para prejudicar essa pessoa, indica-lhe uma rota mais longa, e nesta viagem o seu colega vai pelo caminho que você indicou, e lá chegando descobrir que naquele mês do ano só se passa por aquela estrada mesmo, a qual você sinalizou, e no seu regresso ele pensando que você tinha o auxiliado de propósito, vindo lhe agradecer pela dica, saiba que mesmo apesar da gratidão dele, você pecou! 

Pois não importa o que você fez, indicando o melhor caminho, entretanto, sim o que você tinha no coração, que era prejudica-lo!




Voltando ao tema Natal, em minha opinião, a comemoração dele passa por este conceito, qual a tua intenção em comemorar o Natal?

Pelo fato já  declarado nesta matéria, da suposta origem pagã do Natal, razão que alguns Cristãos afirmam e acreditam, e condenam as comemorações natalinas.

Você já se deu conta que o Natal é o aniversário de JESUS? Compre um bolo coloque as velinhas com a idade de 1983 anos e cante o parabéns para O Senhor!
Esta é a quantidade de anos do Nascimento de CRISTO, a vista de que 2016 menos os 33 anos de vida do Filho de DEUS, é igual a 1983 anos!

E em teu aniversário? Você já pensou em quantas pessoas no mundo também fazem aniversário justamente na mesma data que você?
E destas pessoas, quantas são satanistas, espíritas, muçulmanos, hindus, ateu, umbandistas, traficantes, assassinos ou políticos, e quando do momento da tua festa, você estará comemorando o aniversário deles também?
Claro que não!   

E é isso que importa! Se qualquer entidade pagã que anda e vageia pelo planeta, tem seu dia justo no 25 de dezembro, o problema é dela, pois é grande a tendencia de ficar deprimida, a vista de que, a maioria das pessoas estará dando atenção e louvando a CRISTO!

Irmão, saiba que no momento do Julgamento Final, Tribunal de CRISTO para os Salvos e o Trono Branco para os condenados; o que será julgado serão as suas intenções, as suas reais motivações, e não as ações em si. Este é o peso moral da Nova Aliança!

Se sua intenção ao comemorar o Natal é celebrar o Nascimento do REI dos reis, faça! E faça intensamente!
Porém, se for somente um período de consumismo e embriaguez, saiba que assim você estará pecando.

Áh antes que me esqueça, não se esqueça de esquecer do papai noel!

Eu sei, pode ser que agora virá aquela "crentaiada" do contra que diz assim:

"Então eu vou fazer uma macumba em Nome de JESUS";
"Vou consultar uma mesa branca em Nome de JESUS";
"Visitar uma cartomante Cristã";
"Irei participar de uma sessão espirita-evangélica; (...)

"Já que o que importa é a intenção..."

Digo te: NÃO!


Estas coisas confrontam séria e diametralmente á Bíblia, ainda que você tenha a errônea opinião sobre estas práticas de se tratarem de um ato Cristão, não o são em instancia alguma!

Suas intenções, para serem aprovadas, precisam estar em acordo com os Princípios de DEUS, que estão manifestos na Bíblia, e a partir deste ponto de obediência à Palavra de DEUS, você fará o correto aos olhos do Criador!

Próximos do Natal como estamos agora, acredito que o que vale mesmo não é o dia do calendário, mas sim a fé com a qual foi revestida a data. 


Em vez de satanizar esta época, como fazem alguns, criando ainda mais aversão para com a mensagem do Evangelho, aproveite o momento para falar do DEUS que se fez homem na pessoa de JESUS CRISTO e do profundo significado de Seu nascimento humano, na distante Belém, a 1983 anos atrás.

"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, tendo plenamente a natureza de Deus, não reivindicou o ser igual a Deus, mas, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos.

 Assim, na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, entregando-se à obediência até a morte, e morte de cruz. 

Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Os cristãos devem resplandecer "
Filipenses 2-5,11

No Natal é o seu sentido que vale, é o amor que é exaltado, é a crença, é o sentimento de fraternidade que toca a todos a imensa maioria dos seres humanos. 

Pense comigo, afinal de onde vem tanta harmonia, tanto afeto, e tanta benevolência nesta época do anos, sem igual em outros meses, se não for do Nome de JESUS que é exaltado em grande maioria das nações!

Faça como eu, comemore o Natal com muita alegria junto de seus familiares e Glória a DEUS por isso!

Em Nome de JESUS, amém!


8 comentários:

  1. A Bíblia não diz a data exata, mas dá pistas sobre quando o nascimento aconteceu e não é porque se comemora a 2.000 anos que vou aceitar como verdadeiro e ignorar a Bíblia.

    Toda essa sua argumentação "espírito natalino" é fantasiosa, não tem RESPALDO BÍBLICO nenhum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo...

      Nos forneça RESPALDO BÍBLICO para não comemorar o Natal!

      Com ou sem "espírito natalino" ...

      Excluir
    2. Com todo o prazer Sr. Irineu.

      O natal (25/12) como sendo o nascimento de Jesus Cristo tem respaldo bíblico?:

      NÃO. As escrituras sagradas não diz claramente a data exata do nascimento de Cristo, mas, nos dá pistas IMPORTANTÍSSIMAS, vejamos:

      MOTIVO 1 –
      a)Consideremos o calendário bíblico que é o Judaico (lunar) e não o Gregoriano (solar). Comecemos pela concepção de João Batista onde seu pai Zacarias era sacerdote (da ordem de Abias, Lc.1:5)

      b)O rei Davi dividiu os sacerdotes em 24 turnos ao ano (1Cr. 24), onde, cada sacerdote deveria ministrar no Templo por 15 dias no ano, 2 turmas por mês, uma a cada quinzena, 24 no total dos 12 meses, sendo a turma de Abias da qual Zacarias (pai de João Batista) pertencia, era a oitava (1Cr. 24:10).

      c)Zacarias ministrava na segunda metade do mês de Tamuz, (primeira quinzena de Julho) quando o anjo Gabriel lhe aparece e anuncia-lhe que sua esposa iria engravidar (Lc.1:13). Ao término do tempo de exercer o seu sacerdócio, Zacarias retorna para casa (Lc. 1:23) e dias depois sua esposa Isabel engravidou (Lc 1:24) e 9 meses depois no mês de Abib (ou Nisã) nasceu João Batista (entre a segunda quinzena de Março e a primeira quinzena de Abril).

      Então...

      d)Se Jesus era 6 meses mais novo que João Batista (Lc. 1:36) e com base no nascimento de João Batista, Jesus nasceu entre a “segunda quinzena de Setembro e a primeira quinzena de Outubro” (no mês de Tishrei).

      E você comemora em 25/Dez. por que?

      MOTIVO 2 –

      Os judeus comemoram a Festa dos Tabernáculos (Lv. 23:34-42) no 15º dia do mês de “Tishrei” (segunda quinzena de Setembro e a primeira quinzena de Outubro )...

      ...Ôpa, mas é exatamente o mesmo mês que Jesus teria nascido!

      Então, deduzimos que provavelmente Jesus nasceu durante uma celebração da Festa dos Tabernáculos no mês de Setembro/Outubro do calendário gregoriano.

      Leia mais em: http://iadrn.blogspot.com.br/2013/12/quando-jesus-nasceu-e-o-natal-o-que-tem.html

      MOTIVO 3

      OS PASTORES DE BELÉM (Lc. 2:8). Em Dezembro seria impossível pastorear as ovelhas á noite, pois, é uma época muito fria com temperatura muito baixas, até hoje é assim. Pesquisa e vai ver a temperatura ambiente nessa época do ano.

      O CENSO. Pouco antes de Jesus nascer, César Augusto emitiu um decreto para que todo mundo se registrasse (Lc. 2:1-3). Esses censos eram feitos após as colheitas (em Setembro/Outubro) no Outono, não poderia ter acontecido em Dezembro (no inverno).

      MOTIVO 4

      Fazendo uma contagem regressiva, Jesus morreu durante a Páscoa judaica no mês de Nisã (na primavera) (João 19:14-16), se Jesus tinha cerca de 30 anos no início de seu ministério (Lc. 3:23), pois essa era a idade mínima para começar o sacerdócio (Nm. 4:3) e durou três anos e meio (Dn.9:27), então Jesus começou seu ministério no Outono, e, regressando trinta anos atrás no seu nascimento, era Outono (Setembro/Outubro) e não Inverno (Dezembro).


      Já experimentou comemorar seu aniversário, por exemplo, ao invés de Janeiro, comemorar em Agosto? Porque vc não faz isso? Vc pode até comemorar, o problema é seu, mas que não faz sentido, não faz!

      Muito antes da igreja romana instituir como festa Cristã, em 354 d.C, essa data já era celebrada pelos pagãos, mas, na visão do autor da matéria isso é “Argumentação Teórica”. Um pouco de pesquisa não faz mal a ninguém!

      “E aí Sr. Irineu, o nascimento de Jesus Cristo em 25/Dez. tem Respaldo bíblico? Hã? Se não tem, porque você comemora nessa data?”


      E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! (João 8:32

      Excluir
    3. Prezado Anônimo...

      Parabéns por teu belo estudo!

      Motivo 1:

      Como todos nós sabemos, a história é dividida em a/C e d/C, sendo que o ano zero, tem um margem de cinco anos para mais ou para menos. Como então se chegaram a estas datas que você mencionou?
      Qual é a data específica do Nascimento de JESUS? Pois apontar 30 de margem de erro fica fácil!

      Motivo 2:

      Dedução não é um fato!

      Motivo 3:

      Mais deduções e muitos dias de margem de erro!

      Motivo 4:

      Achei muito interessante este tese, embora não aponte uma data exata!

      Como eu disse ao Abner, CRISTO precede e transcende qualquer elemento pagão, assim sendo, qualquer data que fosse instituída para Seu Nascimento seria cheias de "poréms" como é o 25/12.

      Este estudo, por mais bem elaborado que foi, não apontou uma data bíblica específica, desta forma, não vejo problema com o 25/12.

      Excluir
    4. Caro amigo Irineu:

      Motivo 1

      O ano zero existiu? tu conta os séculos a partir do zero? Se faz isso, então, não está contando os anos, e sim, medindo. Ao medir algo tu faz à partir do zero, e ao contá-lo, o faz a partir do 1. Ao contar o tempo, deve ir um ano além, pois o zero não é considerado, vejamos: o milênio iniciou no ano 1 e terminou no ano 1000. O século XX começou no ano 1901 e terminou no ano 2000.

      Deixei bem claro no meu post anterior que "As escrituras sagradas não diz claramente a data exata do nascimento de Cristo, mas, nos dá pistas IMPORTANTÍSSIMAS!" Se foca tanto numa data específica, pq até agora tu não me respondeu o motivo pela qual celebra a específica data de 25/12? Me dê alguma fonte bíblica da qual, ao analisar, eu possa chegar a essa data ou próxima dela!

      Motivo 2, 3 e 4

      Não é só dedução meu caro, é uma análise fundamentada em passagens bíblicas.

      A Igreja romana cristianizou as festividades pagãs, conciliando o paganismo com o cristianismo e como ela era o poder vigente na época, assim ficou estabelecido.

      Outro exemplo de cristianização do paganismo: Aquele Obelisco no centro da praça de S. Pedro no Vaticano, é um símbolo pagão, porém, segundo a igreja romana, ela afirma que esse monumento foi exorcizado do espírito que ali habitava,sendo agora um símbolo cristão....huumm sei sei!

      Se a igreja romana alterasse a data do nascimento de Cristo de 25/12 para uma data mais próxima conforme a Bíblia sugere (Setembro/Outubro), o que seria o mais apropriado, eu não comemoraria do mesmo jeito.

      ...."Guardai dias, meses, tempos e anos. Receio que tenha trabalhado em vão". (Gl. 4:10-11)

      Óbvio que essa passagem está relacionada a lei mosaica, mas, poderíamos aplica-la ao natal e a páscoa de hoje!

      Excluir
  2. Eu também não reconheço como verdade o nascimento de Jesus Cristo ser em 25 de Dezembro. O simples fato de ser comemorado nesse dia precisa de embasamento bíblico, e eu não achei até agora nas escrituras sagradas nenhum indício convincente,antes os indícios que encontrei refutam a atual data (como o Anonimo já mencionou alguns).

    Mas o que vale é o significado,a importância da data e bla bla bla...Ah tá, só porque alguém á milênios instituiu que era assim, assim ficou e assim será...?

    "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade"...Tá bom, tô fora!

    Na data em que nasci é bem provável que satanistas, feiticeiros, bate tambor,enfim...estejam comemorando alguma coisa deles,e de fato,não estarei comemorando nada deles, apenas o meu nascimento, agora, com Cristo isso não é a "mesma coisa", a data pagã já existia e era celebrada muito antes de Cristo nascer. Cristo não nasceu em Dezembro,essa data foi instituída pela igreja romana para ser comemorada junto com uma data pagã já existente...Poxa, porque não comemorar na época conforme nas escrituras sagradas?

    Então porque Cristãos comemoram e outros não? Simples, os que não comemoram sabem que essa data não tem embasamento bíblico convinvente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Abner, na Páscoa nós comemoramos a Ressurreição de CRISTO, certo?! Vale lembrar que a data muda a todo ano, é que, a partir do Concílio de Niceia, realizado no século IV d.C., a Páscoa passou a ser celebrada no equinócio da Primavera, podendo ser então comemorada entre os dias 22 de março e 25 de abril, mais ou menos dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia.

      Qual seria uma data específica razoável para comemorarmos o Seu Nascimento?

      Como eu disse no artigo, CRISTO precede e transcende qualquer elemento pagão, assim sendo, qualquer data que fosse instituída para Seu Nascimento seria cheias de "poréms" como é o 25/12.

      Em minha opinião, essa polêmica em torno da data do Aniversário de JESUS é mais uma astuta cilada do diabo para remover a adoração que ó é devida ao nosso Salvador!

      Continuo, pensando que o que vale é a intenção, se Tamus, ou qualquer deus pagão, nasceu nesta data, o azar é deles, pois está mais esquecido que mais esquecido que pijama em lua de mel!

      Eu te pergunto, neste 25/12 passado, você fez alguma festividade?

      Se não fez, quando você como Cristão irá celebrar a Data de Nascimento do teu Salvador?

      Fique na Paz...

      Excluir
    2. Prezado Irineu

      A Páscoa (Cristã) simboliza a morte e a ressurreição de Cristo! Mas deixo claro dois pontos:

      1- Eu não comemoro a Páscoa tal como os católicos, ortodoxos ou protestantes, porque, eu não compactuo com a visão desses.

      2-Infelizmente a páscoa como ela é celebrada hoje, também está paganizada(até ovos e coelhos como símbolos da fertilidade são usados. Não é bíblico, isso daí remonta lá do culto a adoração á deusa Astarte e Ostara!

      Como você mesmo disse, a data muda, óbvio, até o calendário mudaram, você sabe disso! Os judeus seguem o calendário bíblico em suas festividades. Eu não comemoro seguindo o instituído pelo Concílio de Nicéia, aliás, eu não comemoro a páscoa, antes, lembro de sua morte e ressurreição todos os dias e ao participar da Santa Ceia.

      Vc perguntou:

      1- Qual a data específica razoável para comemorar o nascimento?

      R: Não há registros de que os apóstolos que andaram com Cristo ou a igreja que se formou junto a eles faziam tal comemoração. A época mais sensata se fossemos comemorar deveria ser como foi citado pelo “Anonimo”, entre Setembro/Outubro, na primavera e não no inverno.

      Se a Bíblia não especificou a data é porque o essencial é celebrar seu nascimento todos os dias e não em uma data específica, mas, para não dar margens a questionamentos do tipo: - “Ninguém sabe nem quando ele provavelmente nasceu e bla bla bla!” então a Bíblia deixou “pistas” e “detalhes” de quando isso aconteceu.

      Irineu, não é astúcia do maligno para remover a adoração, ele foi mais esperto do que vc imagina. Ele deu a idéia para que a data pagã não fosse deixada de ser celebrada (já que os Cristãos cresciam e se multiplicavam), então, associou o nascimento de Cristo ao da data pagã, assim, mesmo que as pessoas não saibam o real significado, os pagãos sabem... Ocultismo!

      2) Se fiz festividades? R: Não
      3) Quando vou celebrar a data do nascimento dele?
      R: Todos os dias em minhas orações, no meu proceder através da fé e das obras, porque Cristo mesmo disse: “...E eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt.28:20), se ele está comigo todos os dias, devo lembra-lo todos os dias de seu nascimento, seu martírio até a sua vinda.

      Excluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!