sábado, 15 de julho de 2017

Observatório de Campinas flagra passagem de meteoro e barulho e tremor assustam moradores da região; Vídeo

Imagem relacionada

Passagem de meteoro foi captada pelas câmeras do observatório na noite desta quinta-feira (13). Ele foi visto por 6 segundos, tempo longo para meteoro.

Câmeras do Observatório Municipal de Campinas (SP) flagraram a passagem de um meteoro na região na noite desta quinta-feira (13). Os equipamentos captaram o momento em que uma bola luminosa aparece no céu. Veja a trajetória que o meteoro fez, no vídeo acima. Moradores relataram ter sentido tremor e ouvido barulho. 

"Quando ele cai e ele explode, ele provoca um 'boom' sônico, que geralmente treme parede e treme janela. [...] Quando acontece isso, ele produz um meterorito, que é a 'pedrinha' que vai ficar no chão. Então, se alguém por acaso viu cair, comunique com a gente porque isso tem uma grande importância científica", explica o astrônomo Júlio Lobo.

Segundo o astrônomo, o observatório de Campinas tem atualmente seis câmeras, e este é o maior número de câmeras em um observatório brasileiro, diz ele. Outros, muitos, meteoros foram registrados na noite desta quinta. 

"Só esta noite registramos 88 meteoros. Existe uma rede que estuda isso oficialmente", afirma.

Velocidade de 18 km/s

O astrônomo confirmou ao G1 que as câmeras que fizeram o registro têm configuração e lente especiais para possibilitar os registros dos meteoros.

"Ele passou a 90 quilômetros de altura, com velocidade de 18 km/s, com duração de 6 segundos, o que para um meteoro é muito tempo, porque normalmente eles são vistos por 0,5 segundo ou no máximo 1,5 segundo", ressalta

Ainda não há relatos de que ele tenha caído em alguma cidade, segundo ele. Se não caiu, virou poeira e está na alta atmosfera. Lobo explica, ainda, que o risco para a população é de 1 em 1 milhão.

Parede e janelas tremeram

Moradores de Sumaré e Hortolândia se assustaram com um barulho seguido de um tremor na noite desta quinta-feira (13), por volta das 23h.

"Senti a parede a janela tremerem do quarto. Foi uma vibração forte, como se fosse um avião passando próximo de casa, alguma máquina passando na rua. Não senti a sensação de balanço, como se fosse um terremoto, mas senti a vibração da parede e da janela", conta a estudante Mariana Costa.

"Eu saí lá na frente para ver quando escutei o estrondo e a janela de casa tremendo", lembra o estudante Lucas Quio Pinto.

No entanto, o observatório não confirma se essas percepções podem ter sido provocadas pela passagem do meteoro.

"A primeira coisa que estamos vendo é a hora. Muita gente está relatando entre 22h15 e 22h40. O que registramos oficialmente com a hora precisa foi 22h30m31s, ou seja, coincide", afirma Lobo.

De acordo com apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, não houve registro de crimes seguidos por explosões, segundo confirmado com a Polícia Militar e a Guarda Municipal. 

A CPFL, companhia responsável pela distribuição de energia elétrica em Campinas e cidades da região, informou que também não houve nenhuma explosão em subestações.

Assista:  

Phonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!