domingo, 12 de maio de 2019

Vingadores: Ultimato e a narrativa do amor que se sacrifica

Resultado de imagem para vingadores end game

Fomos feitos e viemos a este mundo com uma memória da eternidade

Foi no lançamento de Homem-Aranha em 2002, a última vez que enfrentei uma fila de cinema para assistir uma pré-estreia de madrugada. Na última quarta-feira estava eu, tipo “tiozão”, no meio da rapaziada milenial para ver os heróis da Marvel, no Pier 21, em Brasília. Foi uma experiência incrível para mim, com meus quase 51 anos.

Segundo ouvi de alguém do nosso staff, o último filme da série Avengers “foi feito para os fãs”. Ao que parece, este é o filme com o maior impacto de bilheteria na recente história do cinema. 80% das salas de cinema no Brasil estão dedicadas à película.

E a pergunta que fica é: o que faz um filme ter tanta audiência? Qual a narrativa que pega, captura, chama nossa atenção? É claro que todos esperavam a sequência do “interminável” Vingadores: Guerra Infinita. Mas, em Avengers: Endgame, a Marvel, inteligentemente, explorou o drama da história humana que é bem descrita no Mito do Herói de Joseph Campbell.

Veja os roteiros e descubra o que atinge de cheio nossos corações. Desde Luke Skywalker, a Neo de Matrix, temos um padrão de uma história introjetada no imaginário popular: o herói que sofre e se sacrifica por todos. É como algo entranhado no inconsciente coletivo de todos os povos.

Nós nascemos com essa lembrança primal. Fomos feitos e viemos a este mundo com uma memória da eternidade. De modo que as tramas mais eficientes para nos emocionar e causar verdadeiro impacto em nós tem sempre alguém que se doa, se entrega e se deixa crucificar. É isso que acontece em Vingadores — Ultimato.

Para vencer o mal encarnado em Thanos, nossos heróis se esquecem de si mesmos por uma causa maior que suas próprias vidas — entenda-se por herói alguém que sai da sua zona de conforto para se sacrificar por outrem — é a história do Cordeiro morto antes da fundação do mundo (AP 13.8) que está gravada individualmente em nossos corações e coletivamente em nossas culturas. 

É isso que C. S. Lewis descreveu em Narnia e J. R. R. Tolkien em O Senhor dos Anéis. O bem e o mal se enfrentam e na história alguém se dá, se entrega e se sacrifica para que o bem vença End Game.


A história do Cordeiro morto na eternidade reverbera no tempo e no espaço nos levando do êxtase às lagrimas. A narrativa do amor que se sacrifica tem a empatia e atenção de todos. Em Vingadores — Ultimato, os heróis se entregam pelo bem de todos e das futuras gerações.

Esta é a história de todo pai e mãe decentes neste mundo. Eles se doam por seus filhos. Esta é a história de todo homem de bem da sociedade e também a história de todos nós que nos definimos como cristãos à semelhança de nosso Senhor. Eu, aqui, vou fazendo a minha parte.

Não gosto de assistir filmes duas vezes. É um sacrifício para mim. Mas, como tive que assistir de madrugada durante a semana a pré-estreia, o que impossibilitou minha filha de assistir comigo por causa da escola, no dia seguinte cedo, agora vou ter que me sacrificar e assistir de novo — afinal de contas— para que servem os heróis?

4 comentários:

  1. 01+A trindade NÃO existe meu caro! POR ISSO EU CREIO NO CRIADOR DO UNIVERSO E NO SEU ÚNICO FILHO,JESUS, Isso foi invenção católica pra conciliar a fé cristã com elementos pagãos e da filosofia grega em voga na época para que a religião estatal pudesse ser aceita por todas as terras que o império romano dominava, e assim se transformar numa religião oficial do Império. Paulo é bem claro em dizer que Deus é só o Pai. I Corintios 8:6 - todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também-Efésios 4:6 - um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. I Timóteo 2:5 -Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, E os trinitários ainda se acham os donos da verdade! E ousam contrariar o próprio Jesus que disse CLARAMENTE em - João 17:3 que SOMENTE O PAI É DEUS. Ele disse que o PAI É O ÚNICO DEUS VERDADEIRO. João 17:3 -E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. Em toda a escritura se diz que apenas há UM ÚNICO DEUS. E que este DEUS é apenas UMA ÚNICA PESSOA, E NÃO TRÊS EM UM. João 5:44 -Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? Romanos- 16:27 -ao único Deus sábio seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém. I Timóteo- 1:17 -Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. Deus é tanto Nosso Deus como Nosso Pai, assim como é Deus de Jesus e Pai de Jesus. Ou seja, se Jesus tem um Deus a quem ele serve e adora como pode ele mesmo ser membro de um tríade divina?
    Realmente é um absurdo teológico inadmissível. A trindade é uma doutrina ANTI-BÍBLICA.
    Veja aqui: Romanos 15:6 - Para que unânimes, e a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
    II Corintios 1:3 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação,
    II Corintios 11:31 -O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto. Gálatas 1:4 - o qual se deu a si mesmo por nossos pecados para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, Efésios 1:3 -Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; Efésios 4:6 -um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. Filipenses 4:20 -Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória pelos séculos dos séculos. Amém. I Tessalonicenses 1:3 -lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,

    ResponderExcluir
  2. I Tessalonicenses 3:11 -Ora, o próprio Deus e Pai nosso e o nosso Senhor Jesus nos abram o caminho até vós,
    I Tessalonicenses 3:13 -para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.
    Tiago 1:27-A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.
    I Pedro 1:3 -Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
    Jesus disse que o Deus dele é o nosso Deus.
    Logo, os cristãos NÃO PODEM acreditar que Jesus seja Deus, em igualdade com o Pai.
    Se Deus é o Deus dele, como ele pode ser Deus?
    Se o Deus dele, que ele adora e serve é O NOSSO DEUS, logo, Jesus NÃO PODE SER DEUS.
    Isto está claríssimo! Veja:
    João 20:17 -Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo PARA MEU PAI E VOSSO PAI, MEU DEUS E VOSSO DEUS.
    Alguma dúvida! -Não para quem é inteligente e recebe o espírito santo.
    E ainda teimam em afirmar que a trindade existe e que seja bíblica e que Jesus é Deus!
    Enfim... E permanecem nesta loucura, nesta doença, nesta burrice, ignorância e fanatismo, com este papinho teológico que Deus é trino!
    Affff... Se Jesus é irmão dos discípulos, como podem os discipulos serem irmãos de Deus?
    Hebreus 2:11 -Pois tanto o que santifica [Jesus] como os que são santificados [discípulos], vêm todos de um só [Deus -O Pai]; por esta causa, ele [Jesus], não se envergonha de lhes chamar irmãos [os discípulos].
    João 20:17 -Disse-lhe Jesus: ... Vai a meus irmãos e... Disse IRMÃOS!
    Não disse "MEUS ADORADORES"

    ResponderExcluir
  3. A doutrina da chamada Santíssima Trindade Não está na Bíblia?
    Em seu livro The Church of the First Three Centuries (A Igreja dos Primeiros Três Séculos), o Dr. Alvan Lamson menciona que a doutrina da Trindade “teve sua origem numa fonte inteiramente alheia às Escrituras judaicas e cristãs; que se desenvolveu e foi enxertada [introduzida] no cristianismo pelas mãos dos Padres que promoviam o platonismo”. Quem eram esses “Padres que promoviam o platonismo”? Eram clérigos apóstatas que ficaram fascinados com os ensinos de Platão, filósofo grego pagão.

    Introduzir a Trindade no cristianismo foi um golpe de mestre do anticristo, pois essa doutrina envolveu Deus num manto de mistério e obscureceu sua relação com o Filho.

    O Pai é Deus de Jesus

    João 20:17, Al “Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.”
    1 Ped. 1:3, Al “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”

    Mar. 15:34, Al “A hora nona, Jesus exclamou com grande voz dizendo: Eloi, Eloi, lama sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

    Apo. (Rev.) 1:1; 3:12, Al “Revelação de Jesus Cristo . . . A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre Ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus . . . que desce do céu, do meu Deus.”

    Jesus chamou seu Pai de “único Deus verdadeiro”, excluindo a si mesmo

    João 17:1, 3, ALA “Tendo Jesus falado estas causas, levantou os olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora, glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti o Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (O FILHO DO CRIADO O PAI GLORIFIA O PAI E VOCERECONHECE QUE O CRIADOR DO UNIVERSO MERECE SER GLORIFICADO?)

    Jesus é o Filho de Deus, não Deus Filho

    Mat. 16:16, 17, Al “Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai que está nos céus.”

    1 João 4:15, ALA “Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele.”

    Luc. 1:35, ALA “Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer, será chamado Filho de Deus.”

    ResponderExcluir
  4. João 1:34, ALA “Eu [João Batista] de fato vi, e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.”
    João 3:16, 17, Al “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

    João 20:29-31, Al “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus.”

    Jesus não é o Deus, mas o mediador entre Deus e homens

    1 Tim. 2:5, 6, ALA “Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. O qual a si mesmo se deu em resgate por todos.”
    Jesus não firmava ser o Deus, mas, sim, o representante de Deus
    João 10:36, ALA “Daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas, porque declarei: Sou Filho de Deus?”
    João 5:37, Al “O Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer.”
    João 8:17, 18, Al “Na vossa lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou.”
    João 14:1, 6, 9, Al “Credes em Deus, crede também em mim. . . Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. . . . Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? quem me vê a mim vê o Pai: e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (Compare isso com João 1:14, 18.)
    Jesus não é igual ao Pai em poder e glória, mas está sujeito a ele
    João 14:28, Al “O Pai é maior do que eu.” João 15:3- Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado -Pense nisto, como alguém pode ‘chegar-se a Deus’, como as Escrituras incentivam, se Deus é um mistério? — Tiago 4:8.
    Para aumentar ainda mais a confusão, muitos tradutores da Bíblia tiraram o nome de Deus, Jeová, de suas traduções, embora esse nome apareça mais de 7 mil vezes no texto original. Fica claro que tentar transformar o Todo-Poderoso não apenas num mistério, mas num mistério sem nome é um ato de crasso desrespeito pelo Criador e pela sua Palavra inspirada. (Revelação [Apocalipse] 22:18, 19) Além disso, substituir o nome divino por títulos tais como Senhor e Deus é uma violação da oração-modelo deixada por Jesus, que diz em parte: : “Santificado [ou tornado santo] seja o teu nome.” — Mateus 6:9

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!