domingo, 2 de agosto de 2015

Cólera do SENHOR? No Irã, calor de 72ºc


O Oriente Médio é conhecido por seus desertos tórridos, mas uma onda de calor neste verão está elevando a temperatura a limites extremos. De acordo com o Weather Channel, medições no aeroporto da cidade iraniana Bandar-e Mahshahr registraram sensação térmica de incríveis 72,7 graus Celsius na tarde desta sexta-feira.

“Esta foi uma das mais incríveis temperaturas que eu já vi, e uma das leituras mais extremas já registradas no mundo”, afirmou o meteorologista Anthony Sagliani da AccuWeather, em comunicado.

Por volta das 14h30, pelo horário local, a temperatura do ar alcançou 46 graus Celsius, com ponto de orvalho em 32 graus, o que resultou na sensação térmica sobre-humana.

O calor é tanto que o governo do vizinho Iraque declarou feriado de quatro dias, que começou na quinta-feira. A recomendação é que as pessoas fiquem na sombra e ingiram bastante água.

Contudo, os 3 milhões de iraquianos desabrigados por causa das guerras na região pouco podem fazer para suportar o calor. Problemas na infraestrutura de rede elétrica também afetam a população que busca meios para se refrescar. Diferente da maioria dos países vizinhos, o Iraque não tem praias e as restrições para viagens tornam mais difícil a fuga para regiões mais amenas.


“Uma forte área de alta pressão tem persistido sobre o Oriente Médio durante quase todo o mês de julho, resultando em onda de calor extremo na região que muitos consideram uma das mais quentes do mundo”, disse Sagliani.

Em outros países da região, a situação não é diferente. Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um imigrante filipino sofreu um ataque cardíaco dentro do consulado do seu país e morreu, aparentemente por causa do calor, que tem alcançado máximas de 45 graus Celsius. Desde o dia 24 de julho a temperatura não fica abaixo dos 32 graus, nem mesmo à noite.

Na caapital do Kuwait, a temperatura máxima do ar chegou a 49,6 graus na quarta-feira, subindo para 52,8 graus no dia seguinte. De acordo com o climatologista local Maximiliano Herrera, o recorde nacional de temperatura é de 53,6 graus, registrado em 2012.


Phonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!