Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 2 de agosto de 2015

Por JESUS CRISTO é a Rocha que sustenta sua igreja?


Alan D. Campbell

Introdução


Embora muitas pessoas pensam que Jesus trabalhou apenas com madeira porque ele é referido como um carpinteiro em Marcos 6: 3, a palavra grega traduzida lá como carpinteiro é tekton, que tem um significado muito mais amplo. Pode significar qualquer artesão, trabalhador, ou construtor, além de um carpinteiro.

Um construtor na época trabalhou não só com madeira, mas também com pedra. Tekton é a palavra da qual nós temos a palavra tectônica como em placas tectônicas, que são as lajes maciças de rocha sólida que compõem a crosta terrestre.

Que Jesus tinha familiaridade com o trabalho com rochas é evidente a partir de seus ditos nos evangelhos, incluindo a sua declaração em Mateus 7: 24-27 sobre como um homem sábio constrói sua casa sobre a rocha, que é a palavra grega petra.

Algumas igrejas afirmam que o apóstolo Pedro era a rocha sobre a qual Jesus Cristo é a construção da igreja. Qual é a verdade? Por que o rock é Jesus Cristo construindo sua igreja?

O objetivo deste artigo é para provar que o próprio Jesus Cristo, não Pedro, é a rocha sobre a qual Jesus Cristo está construindo sua igreja.

A Pedra Grande em Cesaréia de Filipe

Foi na região de Cesareia de Filipe, onde Jesus Cristo disse a Pedro que ele [Jesus Cristo] iria construir a igreja sobre uma rocha. Que tal conversa ocorreu na região de Cesareia de Filipe é interessante. Jesus Cristo ensinou muitas vezes usando metáforas e parábolas relacionadas ao contexto físico em que ele ensinou. A cidade de Cesaréia de Filipe foi construída em cima de uma pedra enorme.

Foi uma enorme parede de rocha que foi direto sobre 100 pés e foi cerca de 500 pés de largura. A cidade foi chamado anteriormente Panias, após o deus grego Pan qual as pessoas adoraram lá após a conquista da cidade por Alexandre, o Grande. Rei Philip ampliou e dedicar-lo para honrar César e ele próprio. É por isso que ele foi chamado de Cesareia de Filipe.

A escritura em que algumas igrejas confiam para seu ensino que Pedro era a rocha sobre a qual Jesus construiu a igreja é Mateus 16: 13-20:

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.
Mateus 16:13-20


Jesus trabalhou como tekton ou construtor. Ele usou sua experiência para explicar que ele iria construir sua igreja e que ele iria construir sobre a rocha de si mesmo

Pedro não foi o único discípulo a quem Jesus Cristo deu o poder de tomar decisões vinculativas. Em Mateus 18:18, ele deu todos os discípulos o poder de tomar decisões vinculativas, mas não deu nenhum deles permissão para alterar a lei de Deus.

Petros v. Petra


Uma explicação para essa escritura é simplesmente a diferença de significados para a palavra grega petra e petros. Petra significa uma grande rocha, penhasco, ou borda, enquanto Petros significa uma rocha ou pedra.

No entanto, algumas pessoas podem argumentar que Jesus Cristo provavelmente falou as palavras registradas em Mateus 16, em aramaico, e não em grego. Em aramaico, há apenas uma palavra para o rock e isso é kepha. A palavra kepha não tem distinção de gênero, assim como a palavra rocha não tem distinção de gênero em Inglês. Em grego, Petros for do sexo masculino e petra é do sexo feminino.

Existe evidência adicional de que Jesus Cristo, não Pedro, é a rocha sobre a qual Jesus Cristo está construindo a igreja? Sim, tem.

Nenhuma menção de um papel Exaltado por Pedro

Depois de Mateus registra a declaração de Jesus dizendo a Pedro que a igreja seria construída sobre uma rocha, Matthew nunca menciona nada sobre um papel exaltado para Peter. Peter influenciou muito a escrita do Evangelho segundo Marcos. E Mark nunca menciona nada sobre um papel exaltado por Peter quer.

Observe que Jesus disse que ele iria construir sua igreja. Não era para ser a igreja de Peter. Peter era um homem ousado e corajoso, mas ele nunca se exaltou. Ele nunca procurou fazer com que os homens se curvar diante dele. Quando Cornélio viu Pedro prostrou-se diante dele para adorá-lo, mas Peter levantou-o e disse que ele também era um homem (Atos 10: 25-26).

Pedro era um apóstolo Liderando

Pedro era um apóstolo líder (Mateus 10: 2, Atos 2:37 e Gálatas 1: 18-19), mas a Bíblia diz em nenhum lugar que ele era o chefe apóstolo. 

O apóstolo Paulo disse que Pedro estava a ser acusada de não comer com os gentios (Gálatas 2:11), o que mostra claramente que Pedro não era infalível e foi objecto de correção. Paulo também disse que não ficava atrás aos mais excelentes apóstolos (II Coríntios 11: 5). 

Paulo indica que Pedro, Tiago e João (Gálatas 2: 9), foram pilares que também eram testemunhas da transfiguração de Jesus (Mateus 17: 1-9). Paulo não disse que qualquer apóstolo serviu como o principal apóstolo. Paulo também disse que ele não era menos do que os principais apóstolos.

O que Pedro escrever sobre rochas ou Pedras?

Pedro escreveu mais sobre pedras em I Pedro 2: 4-8:

E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
Vòs também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdòcio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
Por isso também na Escritura se contém:Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa;e quem nela crer não será confundido.
E assim para vòs, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes,a pedra que os edificadores reprovaram,essa foi a principal da esquina,
E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.
1 Pedro 2:4-8


Pedro também indica claramente estados Jesus Cristo é a pedra angular de sua mensagem gravada por Lucas em Atos 4: 8-12:

Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.
E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas,
E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote.
E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?
Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel,
Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado,
Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Atos 4:4-12


A Fundação da Igreja de Deus

Por que o rocha o apóstolo Paulo diz a Igreja de Deus estava sendo construída? Ele nos diz em Efésios 2: 19-21

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
Efésios 2:19-21


Paulo novamente afirma claramente que Jesus Cristo é o fundamento da igreja em I Coríntios 03:11.

Conclusão


Depois que Jesus Cristo havia jejuado por 40 dias e 40 noites, Satanás tentou-o a fazer as pedras em pão (Mateus 2: 2-4). No entanto, Jesus Cristo não ceder à tentação de Satanás. Em vez disso, Jesus Cristo como o pão da vida (João 6:35), tornou-se uma pedra – a pedra angular da Igreja de Deus (Efésios 2:20).

Jesus Cristo é a rocha sobre a qual ele está a construir a Igreja de Deus. Pedro, os outros apóstolos e dos profetas compõem o resto da fundação. Os cristãos também são uma parte da Igreja de Deus em que eles estão vivendo pedras (I Pedro 2: 5). 

Assim como Jesus escreveu os 10 mandamentos com seu próprio dedo em tábuas de pedra, ele está escrevendo sua lei no coração dos seus discípulos (Hebreus 8:10) como as pedras vivas adicionados à fundação da Igreja de Deus. 

Jesus Cristo é a rocha que é a pedra angular da Igreja de Deus; ele é o construtor da igreja; e ele irá concluí-lo como um templo que está bem ajustado.

Phonte: www.teologiadabiblia.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...