Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Seitas e Heresias: O rei Saul consultou o espírito do profeta Samuel?

Saul e a Feiticeira de Endor, William Sidney Mount (1807–1868)

Como não aceitar o Espiritismo, se em 1ª Samuel 28 relata que o rei Saul conversou com o espírito do profeta Samuel?

Como alguns dizem: “Um texto sem um contexto se torna um pretexto”.Já nos deparamos com alguns irmãos espíritas sinceros que sempre argumentavam em cima desta passagem, e não só eles, mas muitos irmãos cristãos que não estudam a Bíblia corretamente e se confundem muito sobre esse tema.

Vamos ver o que a Bíblia diz?

Alguns textos bíblicos são suficientes para provar que não era o profeta Samuel quem estava conversando com Saul na sessão espírita:

1ª Crônicas 10:13 a 14 – Deus condena a atitude de Saul por ter participado daquela sessão espírita com o suposto “espírito de Samuel”.

1ª Samuel 28:3 – Samuel estava morto e na morte, a pessoa fica inconsciente, conforme Eclesiastes 9:5, 6 e 10.

1ª Samuel 28:6 – Deus não se comunicava mais com Saul, pois este havia se desviado do bem. Quem apareceu a Saul naquela sessão espírita não foi o profeta Samuel, pois estava morto.

1ª Samuel 28:12, 14 – a Bíblia não diz que o “espírito de Samuel” estava presente, mas que o rei Saul entendeu que aquele de quem falava a necromante era o profeta Samuel.

1ª Samuel 28:15 – o suposto espírito de Samuel contradisse a Bíblia, que afirma em Jó 7:9, 10 que os mortos não podem subir, antes da ressurreição, e também como diz em João 5:28 a 29.

1ª Samuel 28:16 – o “espírito” jogou Deus contra Saul, dizendo que o Senhor o havia desamparado, o que não é verdade, pois foi o rei Saul quem se afastou de Deus.

1ª Samuel 28:19 – o suposto profeta erra miseravelmente na sua profecia, dizendo a Saul que ele e Israel seriam entregues (mortos) nas mãos dos filisteus, porém Saul se suicidou (1ª Samuel 31:4), e veio parar nas mãos dos homens de Jabes-Gileade (1ª Samuel 31:11-13), e não dos filisteus (os moradores de Jabes-Gileade não eram filisteus). 

Além do mais, o suposto profeta disse que no dia seguinte Saul e os de Israel morreriam, mas isso ocorreu somente alguns dias depois. Um profeta de Deus errando tanto assim na sua profecia?

1ª Samuel 28:20 –
a mensagem do “espírito” causou desespero em Saul.

Concluímos que, de fato, não era o “espírito de Samuel” quem se comunicava com o rei Saul, mas um demônio personificado. 


Fica mais fácil de entender quando lemos 2ª Coríntios 11:14 a 15:

"Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.
Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.'
2 Coríntios 11:14,15

2 comentários:

  1. Gostaria de saber onde está escrito, na bíblia que o espírito que dialogou com Saul, através da médium de En-Dor, é um suposto espírito de Samuel, se no verso 12 está escrito “VENDO, pois, a mulher a Samuel...” e no verso 15 consta “Samuel DISSE a Saul:”? Ora, se na palavra de Deus está dito que a mulher VIU Samuel e que SAMUEL disse a Saul, quem pode negar o que está escrito na palavra de Deus?


    Mas, o mais interessante está relacionado ao verso 15, quando o articulista diz: “1ª Samuel 28:15 – o suposto espírito de Samuel contradisse a Bíblia, que afirma em Jó 7:9, 10 que os mortos não podem subir, antes da ressurreição, e também como diz em João 5:28 a 29.” Só que, no verso 15, como já dito, está escrito “Samuel DISSE a Saul:” daí pergunto: como o articulista tem a coragem de dizer que o “suposto espírito de Samuel contradisse a Bíblia quando ele próprio, articulista, contradiz o que está escrito em 1Sm 28,12 e 15, onde conta, respectivamente, “VENDO, pois, a mulher a Samuel” e “Samuel DISSE a Saul”?


    Será que em atendimento à diretriz das lideranças do segmento religioso a que ele pertence, é mais importante do que obedecer ao que está escrito na Bíblia?


    Com a palavra aqueles que acreditam na inerrância da Bíblia...

    Abraços. Frazão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Frazão...

      Está em 1° Samuel 28-14, segue:

      Bíblia King James Atualizada:
      “Então Saul quis saber mais e lhe indagou: “Qual a aparência dele?” Ao que a mulher prontamente replicou: “É como um homem idoso, vestindo um manto, e está subindo.” ENTÃO SAUL DEDUZIU QUE ERA SAMUEL: ajoelhou-se e prostou-se com o rosto no chão.”

      João Ferreira de Almeida Atualizada:
      “Perguntou-lhe ele: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. ENTENDENDO SAUL QUE ERA SAMUEL, inclinou-se com o rosto em terra, e lhe fez reverência.”

      King James Bible:
      “And he said unto her, What form is he of? And she said, An old man cometh up; and he is covered with a mantle. AND SAUL PERCEIVED THAT IT WAS SAMUEL, and he stooped with his face to the ground, and bowed himself.”

      Versão Sociedade Bíblia Britânica:
      “Perguntou-lhe ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa. ENTENDEU SAUL QUE ERA SAMUEL, prostrou-se com o rosto em terra e fez-lhe uma reverência.”

      Católica:
      “Qual é o seu aspecto? É um ancião, envolto num manto. SAUL COMPREENDEU QUE ERA SAMUEL, e prostrou-se com o rosto por terra”

      ****

      Fica claro que todo o episódio de En-Dor é narrado do ponto de vista equivocado de Saul em relação ao espírito que subiu.

      Excluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...