Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 2 de março de 2018

Por que Jesus perguntou Você me Ama três vezes para Pedro?

Resultado de imagem para simão filho de jonas tu me amas

"E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? 
E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. 
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. 
Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? 
E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas."
João 21:15-17

Jesus usou essa oportunidade para encorajar e exortar Pedro sobre suas próximas responsabilidades e de certa forma, até para profetizar a maneira pela qual ele morreria.

O que mais Amava

Ao perguntar a Pedro, “Você me ama?”, Três vezes, Jesus enfatizava a importância do amor de Pedro e da obediência inabalável a seu Senhor, como necessário para o seu futuro ministério.

É importante notar que a primeira pergunta não é apenas se ele ama, mas se o amor dele é maior do que o dos outros discípulos. Provavelmente uma clara referência ao episódio em que Jesus profetiza que Pedro o negaria três vezes:

"Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei."
Mateus 26:33

Naquela ocasião Pedro afirmou categoricamente que amava ao Senhor, mais do que os outros, ironicamente, foi esse homem que acabou negando e reafirmando a negação ao Mestre.

Um Objetivo

Jesus começa por questionar Pedro sobre o Seu amor por Ele, e cada vez que Pedro responde afirmativamente, Jesus segue com o comando de Pedro cuidar das suas ovelhas.

Seu significado é que, se Pedro realmente ama seu Mestre, ele deve pastorear e cuidar daqueles que pertencem a Cristo. Suas palavras revelam o papel de Pedro como o líder da nova Igreja, o Corpo de Cristo lá em Jerusalém que seria responsável por espalhar o evangelho após a ascensão de Jesus ao céu.

Cristo não repete a pergunta três vezes para expor a Pedro ou constrangê-lo, mas para reafirmar a sua importância no Reino e que este amor, essa entrega, iria custar a sua vida, é provável que Pedro ao responder pela terceira vês já imaginava que isso lhe custaria a vida.

O Passado


É provável também que Jesus está sutilmente lembrando Pedro de suas três negativas. Não há dúvida de que essas recusas marcaram profundamente sua vida.

"E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente."
Lucas 22:61,62

Agape / Phileo

Há também um contraste interessante quando se olha as palavras gregas para “amor” usadas em João 21:15-17.

As primeiras duas vezes que Jesus perguntou a Pedro “Você me ama?”, ele usou a palavra grega strong>agape, que se refere ao amor incondicional, de Deus para conosco.

As duas vezes, Pedro respondeu com “Sim, Senhor; você sabe que eu amo você “, usando a palavra grega phileo, que se refere mais a um tipo de amor fraternal / amizade.

Parece que Jesus está tentando fazer com que Pedro compreenda que ele deve amar Jesus incondicionalmente para ser o líder que Deus o está chamando para ser.

Na terceira vez, Jesus pergunta: “Você me ama?”, ele usa a palavra phileo, e Pedro responde de novo com “Senhor, você sabe de tudo; Você sabe que eu amo você “, novamente usando phileo.

O ponto nas diferentes palavras gregas para “amor” parece ser que Jesus estava movendo Pedro do amor phileopara o amor agape.

Este ponto é controverso porque provavelmente Pedro e Cristo não conversaram em grego e sim em Aramaico, então a pergunta que fica é, por que João inspirado pelo Espírito escreveu duas palavras diferentes para amor em grego?

Outro fator é de que nem sempre agape e phileo são utilizados como amor incondicional e amor fraternal, existem variações de seu uso em outros pontos da Bíblia.

Conclusão

Seja qual for o motivo da pergunta de três vezes “você me ama?”, Jesus estava mostrando a Pedro o quão importante seria o seu novo papel de cuidar do rebanho dos seguidores de Cristo.

Quando alguém nos exibe instruções repetidas vezes, rapidamente entendemos que é extremamente importante para nós atendê-los.

Jesus queria ter certeza de que Pedro entendia essa carga vital que ele estava recebendo dEle e a última razão para isso, segui-Lo e glorificar a Deus (João 21:19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...