Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

A crítica de Freud ao comunismo



A religião, a ética, são resultados destes esforços coibitivos sobre a agressividade humana. Observando Freud que, apesar de séculos de repressão à agressividade, estes empenhos da civilização até hoje não conseguiram muito’, e reconhecendo a agressividade como uma característica constitutiva e importante da natureza humana.

Freud faz, então, de forma quase profética, uma crítica às experiências do socialismo implantado na União Soviética, principalmente pelo fato do marxismo identificar na propriedade privada a causa de todos os males sociais e, uma vez esta sendo abolida a humanidade estabeleceria um novo e qualitativamente superior patamar de felicidade. 

“”””””Não estou interessado em nenhuma crítica econômica do sistema comunista; não posso investigar se a abolição da propriedade privada é conveniente ou vantajosa. Mas sou capaz de reconhecer que as premissas psicológicas em que o sistema se baseia são uma ilusão insustentável…..

A agressividade não foi criada pela propriedade. Reinou quase sem limites nos tempos primitivos, quando a propriedade era ainda muito escassa, e já se apresenta no quarto das crianças, quase antes que a propriedade tenha abandonado sua forma anal e primária; constitui a base de toda relação de afeto e amor entre pessoas. ( p.135)””””” 

O Mal estar na civilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...