Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sábado, 26 de janeiro de 2019

Até Quando Deus Parece não me ouvir?


Quando perguntamos, esperamos resposta. Sim, é estranho interrogar alguém e não receber retorno algum. Já pensou? Carregar muitas dúvidas e ao procurar obter esclarecimentos você parece ser ignorado como se ninguém lhe ouvisse. 

Nesse primeiro texto do ano poderia escrever sobre vários assuntos, mas, como na nossa caminhada cristã não é tão diferente, resolvi refletir com você sobre o silêncio de Deus porque todos nós esperamos, lá no fundo, que Deus escute e responda nossas orações.

Talvez, o problema seja julgarmos que Ele está muito distante e ocupado demais para falar conosco. A partir daí surge a seguinte questão: até quando, Senhor? Até quando vai ser assim. Até quando vou viver sem ver a solução para os meus problemas. Até quando não irei perceber que me escutas? Confesso que o ano mal começou e tenho muitas perguntas. A despeito disso, como temos lidado com os questionamentos?

Habacuque também esperava que Deus lhe respondesse em meio à situação caótica do seu povo. Ele chegou a falar e se queixar com o Senhor:

Até quando Senhor,clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás? Por que razão me fazes ver a iniquidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio”. Habacuque 1:2-3

O trecho destaca o diálogo em que o profeta abre seu coração para Deus e com sinceridade queixa-se a Deus. Pelo tom utilizado, parece estar indignado diante de sua maldade e violência do povo (v.3). 

Certamente, Habacuque poderia imaginar: “como pode um Deus santo permitir essa malícia e ainda por cima esquecer-se de responder minha oração e por que Ele não faz alguma coisa?”. Se por um lado ele estava preocupado com a situação do povo, por outro parecia ter dúvidas em relação à fé no tocante ao ouvir de Deus.

Da mesma forma, o salmista também estava sem sossego porque ainda que clamasse parecia não ser ouvido (Sl 22:2). Não sei se você também já pensou assim, mas a bíblia nos informa que Deus sempre escuta seu povo, basta o invocarmos (Sl 4:3). Bem antes disso, Ele já está agindo:

“Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.” Isaías 65:24

Precisamos lembrar que Deus atende nossas orações, mas Ele julga conforme a sua justiça e isso implica em uma obra que muitas vezes não conseguimos entender (Hc 1:5), nem saber quando ela irá acontecer e se vamos sentir algo extraordinário que possa a confirmar.

Ao contrário, devemos nos dedicar em oração mesmo sem ter respostas claras ou que elas sejam da forma que gostaríamos (Cl 4:2). Habacuque perguntou e recebeu respostas (Hc 1:5-11, Hc 2). 

Provavelmente, ele não estava entendendo a forma que Deus decidiu lidar com seu povo, a saber, utilizando um povo mal para lhes acometer (Hc 1:6-17), porém o profeta estava amadurecendo na fé, pois mais tarde aprendeu que vive pela fé (Hc 2:4). 

Em outras palavras, apesar das dúvidas e dos paradoxos, ele aprendeu a esperar em Deus e que as respostas não são tão importantes quando se conhece quem Deus é.

Deus dá a quem pede com fé (Mt 21:22), Ele nos encontra quando o buscamos (Mt 7:7) e supre todas as nossas necessidades (Fp 4:19). Ele ouve, nos responde e tem sua forma de agir. Cabe a nós, encontrarmos esperança em meio aos “até quando?”, e exercitar a fé mesmo quando tudo o que temos são os questionamentos. Só assim o mais importante não serão as respostas, mas o Deus das respostas. Amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...