À noite, as ondas de rádio alcançam maiores distâncias que durante as horas do dia e isso se deve às mudanças na ionosfera que aumentam a densidade das partículas carregadas, o que facilita a transmissão dos sinais.
O projeto da Força Aérea americana planeja utilizar CubeSats - um tipo de satélite em miniatura - para transportar um gás ionizado diretamente para a ionosfera. Este projeto não apenas aumentará o alcance dos sinais de rádio, mas também reduzirá os efeitos nocivos do "vento solar" nos sistemas de GPS. Além disso, este sistema poderia ajudar a bloquear as comunicações dos satélites de outras nações.
No entanto, o ambicioso projeto enfrenta dois grandes problemas. A primeira dificuldade é construir um gerador de plasma suficientemente pequeno para caber em um micro-satélite, enquanto que o segundo problema é a complexidade de calcular a difusão do plasma necessário na atmosfera.
A manipulação da ionosfera não é uma ideia inédita. De fato, o Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência - HAARP - também estimula a ionosfera com radiação a partir de diversas antenas terrestres para gerar o plasma.
Phonte: Sputnik News Esp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!