Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sábado, 27 de agosto de 2016

Mefibosete: de Lo-Debar para a mesa do rei!


Texto àureo: 2ª Samuel 9: do verso 1 ao 7


"E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?
E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu.
E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar.
E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.
E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa."
2 Samuel 9:1-7


Quem era Mefibosete??? Era filho de Jônatas e neto de Saul. A Bíblia fala, no livro de 2ª Samuel, que houve uma guerra sangrenta no monte Gilboa, entre os israelitas e os filisteus, onde Saul e seus três filhos foram mortos. Naquela época, Mefibosete ainda era novo, era pequeno. 

Quando essa essa notícia chegou em Jizreel, a ama que cuidava de Mefibosete pegou ele para fugir e ao fugir, ela tropeçou e caiu e o menino ficou aleijado dos dois pés e ele acabou indo para Lo-debar

Pois bem amados, eu entendo nesse texto, que Lo-debar é terra da agonia, de desprezo, de dor, de solidão, de lutas. Esses dias eu fui pesquisar na internet quatro coisas sobre Lo-debar:

1 - O nome Lo-debar significa "sem pasto".
2 - A terra de Lo-debar era uma terra seca.
3 - Em Lo-debar havia miséria, fome..
4 - Existiam somente duas classes de pessoas que moravam e Lo-debar: mendigos e doentes.


Quando Mefibosete estava bem, ele ficava no palácio, mas quando ele ficou aleijado, jogaram ele pra Lo-debar. Sabe porque??? É porque no mundo existem pessoas que só nos dão valor enquanto a gente tem pra dar, mas quando passamos por uma luta, eles nos jogam no mar do esquecimento, mas nós podemos ser esquecidos pelo homem, mas por Deus não. 

Mas em 1ª Samuel capitulo 9, nós vemos a história de Mefibosete dar uma reviravolta, pois quando o rei Davi assume o trono, uma das primeiras coisas que ele faz é se lembrar da aliança que ele tinha feito com Jônatas, pai do menino e seu amigo do peito.

Davi então pergunta a Ziba, se havia alguém da casa de Saul para que ele beneficiasse. Ziba então falou: "Ora existe um ainda, que é filho de Jônatas, mas ele é aleijado de ambos os pés". "Aonde está ele" disse Davi. "Está em Lo-debar" disse Ziba. Nessa parte do texto, eu aprendo uma coisa: enquanto você está passando por essa prova, por essa luta, tem alguém citando o seu nome lá na sala do trono.

Amado, pode ter certeza, que assim como foi com Mefibosete, assim Deus fará na tua vida. As vezes você pode estar passando por uma luta, uma prova, uma situação difícil,eu não sei qual é a sua situação, mas o teu tempo de Lo-debar está chegando ao fim. 


Esses dias Deus colocou essa palavra no meu coração e eu creio que depois de ler essa mensagem, muita gente vai sair de Lo-debar, da terra da miséria. Eu não sei qual é a sua situação, mas nesta hora eu quero ser profeta de Deus e dizer que esse Lo-debar da tua vida está chegando ao fim, e que em breve o Senhor Jesus te chamará para assentar-se a mesa junto com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...