Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O que é apostasia?


“Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado o filho da perdição.” – 2 Tessalonicenses 2:3

A Bíblia nos ensina sobre a apostasia, e é importante para nós saber o que isso significa. Apostasia não se refere a crentes verdadeiros que têm a vida eterna e então se afastam da verdade, que é uma contradição em termos. 

Em vez disso, se refere aos crentes professos que mostram que eles nunca realmente acreditaram por renunciar a fé mais tarde. O apóstolo João explica em 1 João 2:19, 

“Saíram de nós, mas eles não eram de nós; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco.”

Apostasia é um fato muito real e visível, sobre o qual nós deveríamos ser alertados. A Bíblia diz, que não é suficiente fazer uma profissão de fé inicial, devemos dar frutos e persistir por meio da graça de Deus. Jesus disse na parábola dos solos, que é o nosso compromisso diante de tentações e provas que revela a verdadeira fé versus a falsa. 

Algumas pessoas fazem uma profissão de fé sem nenhuma raiz real. “Quando há tribulação ou a perseguição … ele cai fora.” Jesus acrescenta: “Os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.” Apenas aquele que “dá fruto” é plantado em terra boa e persevera para a salvação, (Mateus 13:21-23).

Em Êxodo, vemos uma geração que se afastou por causa da incredulidade e morreu no deserto, nunca vendo a Terra Prometida. Estes não eram os verdadeiros crentes, mas eles eram membros de Israel. Eles tinham visto a nuvem de dia e a coluna de fogo durante a noite, haviam experimentado o maná celestial, tinham ouvido a voz de Deus e foram resgatados por Ele, mas eles ainda não eram crentes. 

O aviso, então, é contra aqueles que estão na igreja, mas nunca renderam seu coração à palavra de Deus. Há muitos como estes na igreja hoje em dia. 


A luz está brilhando diante deles; o poder de Deus é evidente em vidas transformadas e respostas a orações, e o Espírito de Deus está presente onde eles estão presentes. E, apesar disso, eles não acreditam – como muitos não acreditam – e isto é uma coisa terrível. Como o Faraó a dureza de coração que resulta, põe em risco sua capacidade de se arrepender e crer.

A Bíblia nos adverte em 1 Timóteo 4:1, 

“mas o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”. 

E Paulo diz aos Tessalonicenses que 

“não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado o filho da perdição” – 2 Tessalonicenses 2:3.

Então, quais são alguns sinais de apostasia?

Líderes religiosos e pessoas:
  • Que negam ou contradizem que a Bíblia é a inerrante Palavra de Deus. Desvio da verdade é sem dúvida apostasia.
  • Que negam doutrinas cristãs vitais, como a Trindade, o nascimento virginal, a divindade de Cristo, e do Espírito Santo, a salvação pela graça, e moral absoluta encontrada na Bíblia.
  • Que rejeitão que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, de acordo com as Escrituras, (1 Coríntios 15:3-4). 
A triste realidade é que muitas pessoas participam ou fazem parte de igrejas onde: 

  • “Pastores” estão mais preocupados com o crescimento de uma igreja do que pregar a verdade.
  • “Pastores” não oram e buscam direção de Deus para o seu rebanho, e executam as coisas sob seu próprio poder. A media de cristãos que oram é de dois minutos por dia, e a media para “pastores” é de três minutos por dia.
  • “Pastores” cedem a pressões da igreja em contradição com a palavra de Deus e vice-versa; igrejas estão cedendo às demandas de “pastores”. Pastores verdadeiros devem defender a palavra de Deus, não importa os obstáculos ou o custo.
  • “Pastores” não preparam suas congregações de acordo com a Palavra de Deus e governam a igreja de forma ditatorial. Em vez disso, deveria haver responsabilidade mútua através de um grupo de presbíteros ou diáconos. Pastores, líderes religiosos, presbíteros e diáconos têm a responsabilidade de ter o conhecimento e apegar à sã doutrina, para que possam ser capazes de tanto exortar e condenar os em contradição com a Bíblia. (1 Timóteo 3:1-7) e (Tito 5:1-9)
  • “Pastores” não ensinam sobre o inferno, porque a verdade do evangelho é que as pessoas terão de enfrentar a condenação.
  • Muitos que professam ser cristãos escolhem professores que os fazem sentir bem. “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos.” – 2 Timóteo 4:3. 
Apostasia está em torno de nós em diferentes graus. Como cristãos, precisamos ter muita certeza de que estamos aderindo à verdade da palavra de Deus e resistindo a Igreja Emergente, Nova Era, o ecumenismo e ao secularismo que está ao nosso redor. 

Temos de manter-nos firme na palavra de Deus e nunca ter vergonha da verdade do Evangelho:

 “Pois não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” – Romanos 1:16.

Precisamos alertar as pessoas contra a apostasia e a necessidade de avançar na fé, a dar frutos como ramos ligados à videira. Hebreus 3:12-13 por isso insiste, tome 

“cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, . . . de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...