Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sábado, 19 de outubro de 2019

Três contra um: GospelMais coloca três pastores calvinistas — Paulo Junior, Renato Vargens e Augustus Nicodemus — para rebater Silas Malafaia


Julio Severo

Uma vez salvo, salvo para sempre, por mais que peque? Silas Malafaia, citado no GospelMais em 16 de outubro de 2019 sobre a questão da predestinação e calvinistas, recebeu um holofote negativo do GospelMais, que apresentou Malafaia como sendo criticado por calvinistas e assembleianos.

Você pode assistir ao vídeo de Malafaia sobre calvinistas cessacionistas e teorias erroneas sobre predestinação, clique aqui.

O GospelMais deu proeminência, como vem fazendo sempre, ao pastor calvinista Renato Vargens, que refutou Malafaia dizendo: “Aqueles que afirmam que o cristão pode perder a salvação, está afirmando que a regeneração feita pelo Espírito Santo foi ineficaz.”

Além de português errado, Vargens tem teologia errada.

Corrigindo o português de Vargens, quando se começa uma frase dizendo “Aqueles que afirmam” deve continuar na mesma concordância dizendo “estão afirmando,” não “está afirmando,” como ele disse. É uma regra ultra-simples de português.

Quanto à teologia errada de Vargens, o comentário dele deu a entender que depois da salvação o sujeito perde o livre arbítrio.

Querendo ou não, é a mesma coisa que dizer: “Aqueles que afirmam que Adão e Eva puderam pecar estão afirmando que o Criador deles também peca.”

Adão e Eva foram criados perfeitos e com livre arbítrio por um Deus perfeito, e pecaram. Mas alguns acham que depois da conversão, o livre arbítrio morre e o convertido não tem mais como se perder, por mais que ele peque e se rebele.

Como prova de que Malafaia está sendo criticado por teólogos assembleianos, o GospelMais citou Geremias do Couto, a quem o GospelMais identificou como “teólogo arminiano.”

Ora, se Geremias é teólogo arminiano, Vargens e Augustus Nicodemus também são! Embora fisicamente presente entre assembleianos, faz muitos anos que a cabeça, o coração e a teologia de Geremias estão no calvinismo. Como é que o GospelMais não viu isso?

Além disso, como é que o GospelMais usa Renato Vargens como uma voz evangélica competente contra Malafaia quando nos maiores embates contra o aborto e a agenda gay no Brasil, Malafaia está bem presente defendendo a vida e a família até mesmo no Congresso Nacional, enquanto ninguém sabe por onde anda Vargens quando esses embates ocorrem?

Só algumas perguntas úteis que os leitores deveriam dirigir ao GospelMais: Por que criticar tanto Malafaia, e não criticar Vargens? Por que sempre apresentar Vargens como um líder sensato, sábio, moderado, como se ele não recebesse nenhuma crítica, e sempre apresentar Malafaia exatemente o contrário disso? O que foi que Malafaia fez para o Gospelmais para receber tanta antipatia? O que Vargens fez para ganhar tanta simpatia do GospelMais?

Entretanto, o GospelMais não colocou apenas o calvinista Vargens para rebater Malafaia. Colocou também Paulo Junior e Augustus Nicodemus.

Silas Malafaia está tão poderoso assim para o GospelMais ter de citar nada menos que três pastores calvinistas contra ele?

Mas sabe o que nunca vi? Quando um teólogo calvinista cessacionista ataca selvagemente pentecostais, nunca vi o GospelMais colocando três pastores pentecostais para rebater o calvinista. Cessacionista é o adepto da heresia cessacionista, que diz que profecias, revelações e outros dons sobrenaturais do Espírito Santo cessaram 2.000 anos atrás.

O bom dessa questão toda é ver que o GospelMais entendeu que para enfrentar teologicamente Malafaia, os calvinistas cessacionistas precisam do socorro de no mínimo três notórios teólogos calvinistas cessacionistas: Paulo Junior, Renato Vargens e Augustus Nicodemus.

Sobre o comentário de Vargens de que uma vez salvo, salvo para sempre, por mais que se peque, Eduardo Pydd (que tem formação como pastor luterano) comenta:

Errado!
Quem afirma isso é a Bíblia.

“Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados” Hebreus 10.26.
“Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” Apocalipse 3.11

Vargens confunde ser “eficaz” — o que a regeneração é — com ser “efetivo” — o que nem sempre é. O cristão pode, sim, se desviar do caminho e perder a salvação, porque não é um robô, uma marionete. Precisa continuamente buscar Deus na Palavra, fortalecendo a sua fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...