Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Não tentarás o Senhor teu Deus


Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Mateus 4:7

A Diferença entre o Evangelho de Mateus e Lucas

O relato de Lucas sobre a tentação de Jesus (4:1-13) difere um pouco de Mateus 4:1-11. O versículo que descreve o segundo teste de Jesus em Mateus, é colocado em terceiro lugar no evangelho de Lucas.

No entanto, isso não deve nos incomodar. Os Evangelhos são histórias precisas, mas não são estritas biografias cronológicas como as que estamos acostumados a ler. Em alguns pontos, o material é rearranjado para trazer uma ideia específica.

Calvino comenta que os Evangelistas não pretendiam “conservar, em todas as ocasiões, a ordem exata do tempo, mas elaborar uma narrativa abreviada dos acontecimentos, de modo a apresentar, como num espelho ou quadro, aquelas coisas que são mais necessárias de ser conhecidas a respeito de Cristo”.

O Segundo Teste

Depois de passar o primeiro teste, Jesus é levado para a “cidade santa” (Jerusalém), onde o Diabo o desafia a se jogar do templo:

Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: “Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”. Mateus 4:5,6

Com o decorrer do tempo Jesus mostrou Seu compromisso de viver pelas Escrituras, confiando em Seu Pai que Sua obra não seria em vão (vv.1-4, veja Isaías 53:10-11).


Agora Satanás quer que Jesus prove que o Criador é confiável. Basicamente, ele diz: “Então, Jesus, se você vai viver pela Palavra de Deus, por que você não vê se Ele cumprirá Sua promessa de protegê-la?”.

No entanto, Jesus abraça o princípio “Scriptura sui interpres”, em latim para “A Escritura é o seu próprio intérprete”. A interpretação correta da Palavra de Deus sempre leva em conta todo o cânon da Escritura, ou seja, a Bíblia como um todo.

É verdade que a passagem que o Diabo cita (Sl 91:11-12) promete proteção ao povo de Deus, mas não nos permite arriscar nossas vidas desnecessariamente. Como Jesus diz, citando Deuteronômio 6:16 , “Não ponhas à prova o Senhor teu Deus” (Mateus 4:7).

A Referência Original

Deuteronômio 6:16 refere-se originalmente à prova de Israel conduzida por Yahweh (Êxodo 17:1-7) quando a nação no deserto pediu água imediatamente em seus próprios termos. A impaciência desse povo mostrou que eles não confiavam em Sua promessa de satisfazer suas necessidades de acordo com o Seu tempo.

No deserto, Jesus crê que Seu Pai cumprirá Sua palavra e não testará a promessa da proteção de Deus. Assim, nosso Salvador é mostrado como o Filho fiel de Deus, que, como o último Adão, desfaz o fracasso de Israel e traz vida ao Seu povo (1 Coríntios 15:22).

Estude as Escrituras

Dr. RC Sproul disse que Deus não fala com uma língua bifurcada – Ele não pode mentir ou contradizer a si mesmo. Jesus se recusa a aceitar uma interpretação de uma passagem que contradiz outra. À medida que estudamos a Bíblia, devemos procurar maneiras de harmonizar seu ensino sobre vários assuntos.

Certifique-se de deixar as partes claras da Escritura determinar a interpretação das partes que são menos claras para que você não vai criar contradições onde não existem.

Com Informações: Bíblia Comentada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...