Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Pare de Ler Jeremias 29 Fora do Contexto!


"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."
 Jeremias 29:11

Alguém está passando por grandes dificuldades, alguém se aproxima e em meio a Palavras de conforto uma frase é lançada: “Deus tem pensamentos de paz para você!”.

Muitas vezes nos aproximamos de Jeremias 29:11 como um manto de segurança: Deus tem um plano para mim que é bom, este sofrimento que eu estou passando terminará em breve e então o meu dia vai raiar! Mas isso não é o que Deus estava prometendo aos israelitas, e também não é o que ele está nos prometendo.

Aqui está o contexto: os israelitas estavam no exílio, um castigo de Deus como resultado de sua desobediência.

O profeta Jeremias confronta o falso profeta Hananias, que proclamou com coragem que Deus iria libertar Israel da Babilônia em dois anos.

Jeremias anuncia a mentira de Hananias, e então declara a promessa que lemos em 29:11. Deus realmente tem um bom plano para os israelitas, e é um plano que lhes dará esperança e um futuro próspero. Parece bom, certo?

Antes de compartilhar essa promessa, ele lhes dá essa ordem de Deus: 

"E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.'
Jeremias 29:7

Isto não é o que os israelitas queriam ouvir! Eles queriam que lhes dissessem que iam para casa. Eles queriam ser informados de que o seu sofrimento iria acabar. Em vez disso, o plano de Deus era que eles ficassem bem onde estavam e ajudasse a prosperar a nação que os escravizava!

E então veio o maior golpe de todos: 

"Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar."
Jeremias 29:10


Deus diz que ele cumpriria isto “depois de setenta anos”. Isso significava que nenhum na geração atual de israelitas retornaria a sua casa. Que coisa esmagadora a ser contada!

Que coisa dura você está atravessando atualmente? 

No meio de seu sofrimento, apegue-se a Jeremias 29:11, mas apegue-se a ele pela razão correta: não na falsa esperança de que Deus vai tirar você de seu sofrimento, claro que Ele pode fazer isso, porém se apegue na verdadeira confiança do evangelho que ele lhe dará esperança no meio de suas maiores provações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...