Cornelius Van Til foi um proeminente filósofo cristão do século XX. Ele é mais conhecido por sua defesa de um método apologético (defesa da fé) chamado de pressuposicionalismo. Para Van Til, o apologista cristão, ao invés de ignorar os pressupostos do incrédulo que norteiam a sua cosmovisão, ele deve expô-los e desafiá-los diretamente com seus próprios pressupostos cristãos.
Ele propôs o argumento transcendental para a existência de Deus. Um argumento transcendental é um tipo distinto de argumento que visa identificar os pressupostos do pensament
o racional. A afirmação máxima de Van Til foi que esses pressupostos só podem ser explicados por uma visão cristã de mundo.
Outra proposta de Van Til é que devemos fazer uma crítica interna em cada visão de mundo. Qual visão de mundo podemos dar sentido para as coisas que nós tomamos como concedidas a todo o momento; que o universo é ordenado, que nossas mentes são equipadas para pensarmos racionalmente e que é verdade que existem padrões objetivos?
O que Van Til propôs era que fizéssemos uma redução ao absurdo na cosmovisão incrédula, assumindo ela por hipótese, e demonstrando que ela não fornece as condições de possibilidade para o pensamento racional, mas pelo contrário, ela destrói. Para Van Til, um ateu argumentando contra a existência de Deus é semelhante a um bebê que bate no rosto do seu pai. Ele só pode fazer isso porque o pai o mantém em seus braços.
A partir dessa analise de Van Til, uma série de pensadores cristãos têm comprado a briga pra levar o projeto de Van Til pra frente. Um fato curioso é que há um número crescente de ateus que estão demonstrando, mesmo que inconscientemente, que Van Til estava correto.
O absurdo de um mundo sem Deus
Pense em Friedrich Nietzsche, o filósofo alemão do século 19 que era contra a religião. Sua frase mais famosa é “Deus está morto”, que significava a morte da crença significativa em Deus. Nietzsche reconheceu que colocar Deus de lado não é uma questão trivial, mas que tem profundas implicações. Você não pode destruir o Sol e depois esperar que você viva sem calor e luz.
Da mesma forma, depois que você tira Deus do mundo – reconheceu Nietzsche – você deve tirar todas as coisas que dependem de Deus, tais como: significado e propósito da vida, moralidade objetiva, a racionalidade e a inteligibilidade do mundo, e até mesmo a ideia de verdade objetiva.
Então, Nietszche era um bom vantiliano fora de época, pelo menos nesse sentido dito, que se você nega a realidade de Deus você nega tudo o que vem com Ele. Mas eu gostaria de analisar uma obra mais recente chamada “O Guia do Ateu para a Realidade: Apreciando a vida sem ilusões”, de um ateu vantiliano, Alex Rosenberg.
Então, Nietszche era um bom vantiliano fora de época, pelo menos nesse sentido dito, que se você nega a realidade de Deus você nega tudo o que vem com Ele. Mas eu gostaria de analisar uma obra mais recente chamada “O Guia do Ateu para a Realidade: Apreciando a vida sem ilusões”, de um ateu vantiliano, Alex Rosenberg.
Para ele, nem o universo como um todo, nem a vida humana em particular, tem algum significado ou propósito. Não há liberdade ou qualquer diferença objetiva entre o certo e o errado. E que o ateu consistente deveria ser um niilista.
Embora ele compartilhe a visão de mundo naturalista-evolucionista de Richard Dawkins, a diferença importante entre esses dois ateus é que Rosenberg é filosoficamente treinado e muito mais equipado para reconhecer todas as implicações de sua visão de mundo. E isso é precisamente o que o Guia do Ateu propõe a fazer.
O livro é dirigido principalmente aos seus companheiros ateus e procura convencê-los de que eles não fizeram o suficiente para limpar a sua casa intelectual. Se eles estão a tomar a sua visão de mundo a sério, devem limpá-la de cada coisa até o último remanescente do teísmo. A realidade é dura e fria e muito mais estranha do que nós pensamos.
O ateísmo e a destruição da moral
Rosenberg argumenta que o niilismo teleológico leva ao niilismo moral. Quando se trata de questões de moralidade, “vale tudo”. Simplesmente não existem respostas corretas para quaisquer questões morais. Isso inclui o aborto, a eutanásia, o homicídio, o estrupo e qualquer outro tipo de atrocidade humana. Nada é certo ou errado. Não há fundamento moral sem Deus.
O ateísmo e a destruição do pensamento
Rosenberg escreveu que “a seleção natural não é muito boa em escolher crenças verdadeiras” e “há fortes evidências de que a seleção natural produz grande quantidade de crenças falsas, mas úteis.” Se o naturalismo evolucionista é verdadeiro, o nosso cérebro não foi desenvolvido para alcançar a verdade.
Embora ele compartilhe a visão de mundo naturalista-evolucionista de Richard Dawkins, a diferença importante entre esses dois ateus é que Rosenberg é filosoficamente treinado e muito mais equipado para reconhecer todas as implicações de sua visão de mundo. E isso é precisamente o que o Guia do Ateu propõe a fazer.
O livro é dirigido principalmente aos seus companheiros ateus e procura convencê-los de que eles não fizeram o suficiente para limpar a sua casa intelectual. Se eles estão a tomar a sua visão de mundo a sério, devem limpá-la de cada coisa até o último remanescente do teísmo. A realidade é dura e fria e muito mais estranha do que nós pensamos.
O ateísmo e a destruição da moral
Rosenberg argumenta que o niilismo teleológico leva ao niilismo moral. Quando se trata de questões de moralidade, “vale tudo”. Simplesmente não existem respostas corretas para quaisquer questões morais. Isso inclui o aborto, a eutanásia, o homicídio, o estrupo e qualquer outro tipo de atrocidade humana. Nada é certo ou errado. Não há fundamento moral sem Deus.
O ateísmo e a destruição do pensamento
Rosenberg escreveu que “a seleção natural não é muito boa em escolher crenças verdadeiras” e “há fortes evidências de que a seleção natural produz grande quantidade de crenças falsas, mas úteis.” Se o naturalismo evolucionista é verdadeiro, o nosso cérebro não foi desenvolvido para alcançar a verdade.
Existe uma possibilidade maior da seleção natural ter selecionado crenças em mim que são falsas, mas que no fim garantem a minha sobrevivência, pois a verdade não importa. Se eu creio que o naturalismo é verdadeiro, então, as crenças no meu cérebro não foram formadas a fim de alcançarem a verdade. E isso inclui a minha crença no naturalismo.
Ele também argumenta que a introspecção humana é radicalmente enganosa. Porque se levarmos a ciência a sério, nós nunca pensamos sobre a forma que pensamos. E que, na verdade, o nosso maior erro é pensar que nós pensamos sobre alguma coisa.
Rosenberg admite que isso soa absurdo, mas ele acha que tem um argumento definitivo para isso. Ele afirma que a introspecção, os seus pensamentos, exibe intencionalidade. Intencionalidade é quando os meus pensamentos estão dirigidos a alguma coisa, é sobre alguma coisa. No entanto, Rosenberg explica, a intencionalidade pode não ser uma propriedade intrínseca dos objetos físicos.
Ele diz que “um aglomerado de matéria não pode ser sobre outro aglomerado de matéria”. No entanto, o cientificismo diz que não há mente distinta do cérebro: o pensamento é algo que o seu cérebro faz. E o cérebro é apenas mais um amontoado de matéria no universo. Logo, se os seus pensamentos são nada além do que estados cerebrais físicos, então, seus pensamentos não podem realmente ser sobre qualquer coisa. Portanto, o seu pensamento não é sobre nada, caso o ateísmo seja verdade.
Outros absurdos do ateísmo
No decorrer do livro, Rosenberg vai mais além dizendo que os ateus deveriam negar o propósito cósmico do mundo, o progresso histórico, a existência humana significativa, a vida após a morte, verdades morais, livre vontade, o direcionamento de nossos pensamentos, nossa capacidade de formular e executar planos.
Rosenberg também diz que se o naturalismo é verdadeiro, nenhuma sentença possui um significado, que não existem sentenças verdadeiras e que ninguém perdura por dois momentos no tempo, você não é a mesma pessoa que era quando começou a ler esse artigo. E eu chamaria o livro de: O guia do ateu para o suicídio intelectual.
A loucura da incredulidade
Devemos observar que isso confirma o que a Bíblia diz sobre a loucura da incredulidade. A ideia bíblica de loucura tem a ver com a inteligência, e o tempo nos mostra que essa loucura é revelada no ato de abandonar o senso comum e abraçar absurdos auto-destrutivos, tudo para não aceitar a realidade de Deus. Não é surpreendente porque algumas pessoas estão mais dispostas a negar que existe diferença entre o certo e o errado e que os nossos pensamentos são sobre alguma coisa, do que admitir que eles são criados por Deus.
Quer saber em mais detalhes? Assista a aula completa no vídeo!
Ele também argumenta que a introspecção humana é radicalmente enganosa. Porque se levarmos a ciência a sério, nós nunca pensamos sobre a forma que pensamos. E que, na verdade, o nosso maior erro é pensar que nós pensamos sobre alguma coisa.
Rosenberg admite que isso soa absurdo, mas ele acha que tem um argumento definitivo para isso. Ele afirma que a introspecção, os seus pensamentos, exibe intencionalidade. Intencionalidade é quando os meus pensamentos estão dirigidos a alguma coisa, é sobre alguma coisa. No entanto, Rosenberg explica, a intencionalidade pode não ser uma propriedade intrínseca dos objetos físicos.
Ele diz que “um aglomerado de matéria não pode ser sobre outro aglomerado de matéria”. No entanto, o cientificismo diz que não há mente distinta do cérebro: o pensamento é algo que o seu cérebro faz. E o cérebro é apenas mais um amontoado de matéria no universo. Logo, se os seus pensamentos são nada além do que estados cerebrais físicos, então, seus pensamentos não podem realmente ser sobre qualquer coisa. Portanto, o seu pensamento não é sobre nada, caso o ateísmo seja verdade.
Outros absurdos do ateísmo
No decorrer do livro, Rosenberg vai mais além dizendo que os ateus deveriam negar o propósito cósmico do mundo, o progresso histórico, a existência humana significativa, a vida após a morte, verdades morais, livre vontade, o direcionamento de nossos pensamentos, nossa capacidade de formular e executar planos.
Rosenberg também diz que se o naturalismo é verdadeiro, nenhuma sentença possui um significado, que não existem sentenças verdadeiras e que ninguém perdura por dois momentos no tempo, você não é a mesma pessoa que era quando começou a ler esse artigo. E eu chamaria o livro de: O guia do ateu para o suicídio intelectual.
A loucura da incredulidade
Devemos observar que isso confirma o que a Bíblia diz sobre a loucura da incredulidade. A ideia bíblica de loucura tem a ver com a inteligência, e o tempo nos mostra que essa loucura é revelada no ato de abandonar o senso comum e abraçar absurdos auto-destrutivos, tudo para não aceitar a realidade de Deus. Não é surpreendente porque algumas pessoas estão mais dispostas a negar que existe diferença entre o certo e o errado e que os nossos pensamentos são sobre alguma coisa, do que admitir que eles são criados por Deus.
Quer saber em mais detalhes? Assista a aula completa no vídeo!
Confira:
Sobre o autor: Gabriel Reis é aspirante ao ministério pastoral na 1ª Igreja Presbiteriana do Brasil em Duque de Caxias-RJ. Graduando em filosofia pela UFRJ.
Sobre o autor: Gabriel Reis é aspirante ao ministério pastoral na 1ª Igreja Presbiteriana do Brasil em Duque de Caxias-RJ. Graduando em filosofia pela UFRJ.
EDER SILVA DISSE
ResponderExcluirvi aqui varias incoerências e um discurso partidário eufórico fomentando algo perigoso....dentro de teu texto a seguinte postagem me chamou atenção "Não há fundamento moral sem Deus" limita e condiciona a vida humana ao seguinte pressuposto: DEUS=MORAL //ATEU=SEM MORAL....É isso ou eu li errado ? Essa logica de mundo é enganosa e a falacia usada aqui não passa de engodo quando se estabelece com clareza o emissor de tal propaganda gratuita de fundamentalismo.
Não ha moral especificamente em deus, a moral é uma construção social que "PODE" variar de acordo com a sociedade e com o tempo, limitar a "moral ou ética" a um vinculo estreito com a existência de um ser supremo e superior é nitidamente uma tentativa de negar a existência de uma complexa relação estabelecida pela vida social.
a prerrogativa da vida humana pode ser compreendida através de analises filosóficas e criticas sobre a historia humana, desta forma a desconstrução do mundo se faz. creio ser emergente tais analises para que haja como resultado a plenitude do respeito mútuo tendo em vista os conceitos de servidão coletiva para o progresso de todos....lhe recomendo uma abertura da visão de mundo através do conhecimento sobre MITOS FUNDANTES.
respeitosamente, um Ateu, Eder Silva.
wederson.ferro@hotmail.com
Abraços.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPaz e Graça prezado Eder!
ExcluirGostaria que o senhor nos respondesse como se estabelece o que é certo e errado em um mundo sem DEUS?
Qual é o aferidor de medida para definir uma retidão moral?
Qual é a origem do que podemos chamar de moral sem DEUS?
Para um islâmico é moral decapitar um infiel, e para nós homens ocidentais é uma selvageria.
Quem está sendo moralmente defensável em seu comportamento, nós ou eles?
Aguardo!
Irineu boa noite, mil perdões pela demora em lhe responder tive a infelicidade de ter minha casa revirada durante uma viagem e levaram meu computador e outros bens..minha paz e saúde ficaram pra eu seguir adiante..vamos ao seu questionar..
ExcluirBom questionamento, crucial eu diria.
Gostaria que o senhor nos respondesse como se estabelece o que é certo e errado em um mundo sem DEUS?
toda sociedade tem a sua maneira particular e intima de organização, essa organização segue a uma ordem, essa ordem ora se manifesta pela via escrita (LEIS) ora pela oralidade (tradição cultural) a logica de uma moral sem deus (OU DEUSES) da-se na necessidade de organização social, ou seja pra vivermos em comunidade devemos estabelecer direitos e deveres coletivos, o errado praticado por mim pode ferir o direito de outro e o contrario, desta forma busca-se a "harmonia" social.
No caso da nossa sociedade brasileira atual, temos a constituição, codigo civil, ECA, Estatuto do idoso, etc. a lista é grande de uma gama de leis que nos regem, a essência da vivencia coletiva é passiva disso, de uma conduta regida por leis.
Qual é o aferidor de medida para definir uma retidão moral?
ha moral no esquimó que cede sua esposa para deita-se com o visitante.
ha moral na aldeia que sacrifica os nascidos deficientes.
ha moral na poligamia africana.
a moral é um ponto de vista, depende da ótica social, o que pra nos pode parecer moral em outras comunidades pode ser visto como habito corriqueiro ou cultural.
Qual é a origem do que podemos chamar de moral sem DEUS?
creio que trata-se de uma maneira etnocêntrica de ver o mundo na qual se faculta a estreita ligação entre deus e moral para criar a demonização do outro (o diferente) dentro da tentativa de fazer ver e crer.
A gênese dessa tese de moral sem deus esta ligada ao pensamento fundamentalista cristão (caso Brasil) pois se vincula valores cristãos sobre o todo, perceba que de maneira genérica tudo vem do diabo no jargão cristão, o marçon, o ateu, o umbandista, o exotérico, o mau politico, o professor que fala de sexo, o bêbado, o motorista que matou, o assaltante, etc. Reafirmo, trata-se se uma maneira etnocêntrica de perceber o mundo, e acrescento que trata-se também de uma maneira simplista de tratar o desconhecido.
Para um islâmico é moral decapitar um infiel, e para nós homens ocidentais é uma selvageria.
Quem está sendo moralmente defensável em seu comportamento, nós ou eles?
a morte em todas as culturas é algo questionável, tanto que se criam instituições internacionais de policiamento de atitudes/atentados contra a vida, no especifico caso islâmico ( no qual eu repudio) a religião é o fator X da equação, um fundamentalismo deturpado se propaga e violenta o mundo com ações nada agradáveis para a promoção da igualdade entre os povos (isonomia)
espero ter sido a altura de seus questionamentos. e fico a disposição sua e dos demais.
respeitosamente, um Ateu, Eder Silva.
wederson.ferro@hotmail.com