As Filipinas são o terceiro país com maior número de católicos do mundo, atrás de Brasil e México. Dentre a população de 100 milhões, 80% professa essa fé. Uma das festas mais populares entre eles é a do Nazareno Negro. A estátua foi levada originalmente do México para a capital Manila em 1606, por colonizadores espanhóis.
Seguindo uma tradição de mais de 200 anos, cerca de 1,5 milhão de pessoas participou nesta segunda-feira (9) da procissão. Ela rivaliza com o Círio de Nazaré, no Brasil, como a maior festa católica do planeta.
"Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses.'
Salmos 97-7
Os peregrinos, a maioria descalços e vestindo amarelo e vermelho, acompanharam o caminhão que carregava uma estátua negra de Jesus. A multidão se espremeu no trajeto de sete quilômetros. Os homens que comandam o evento passavam toalhas na imagem e jogavam para os fiéis. A crença é que, dessa maneira, elas passam a ter o poder de curar. Muitos outros se acotovelam na tentativa de tocar o ícone, que, segundo a tradição, tem poderes milagrosos.
Fiéis se aglomeram na procissão.
Na semana do Natal, houve um atentado a bomba numa igreja no sul do país, onde 16 pessoas ficaram feridas. Grupos rebeldes islâmicos lutam pela independência de parte do território para formarem um califado, seguindo o modelo do Estado Islâmico.
Ao total são esperados que 18 milhões de católicos participem das festividades, que vão até o dia 10 e se concentram agora na igreja de Quiapo. Segundo o Business Times, as filas para se tocar a imagem duram até sete horas.
Phonte: Gospel Prime
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!