Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quarta-feira, 17 de abril de 2019

O perigo das ideias menosprezadas

Resultado de imagem para ideias menosprezadas lâmpada

Por Fabio Blanco

Quem, no fim das contas, direciona o destino de uma sociedade é sempre uma minoria obstinada. São os pequenos grupos, insistentes e intransigentes, que determinam as regras que irão prevalecer.

A maioria tem apenas uma função: homologar o que os poucos teimosos desejam impor.

Quem não entende isso acaba menosprezando a força dos pequenos grupos, acreditando que o que importa mesmo é a manutenção das ideias prevalecentes.

No entanto, esta é um regra já bastante provada: a maioria flexível sempre, em algum momento, acaba cedendo aos radicais. Basta uma minoria intolerante para que os pensamentos dessa minoria comecem a penetrar em toda a comunidade.

Por isso, nunca se deve menosprezar as ações e ideias dos pequenos grupos, principalmente quando elas são extremas. É que tudo o que acabou se tornando um flagelo para a humanidade começou em pequenos círculos; na verdade, geralmente, em indivíduos.

E essas ideias só alcançaram a força que alcançaram porque, quando eram próprias de um pequeno grupo, foram menosprezadas.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Substituindo o anterior por ter saído com incorreções
    É assim que nascem coisas mais importantes da humanidade como a doutrina cristã, que começou com a pregação realizada por um filho de carpinteiro, que se tornou uma religião por força de um imperador e depois se dividiu por obra de um monge e se subdividiu em milhares de denominações como uma reação em cadeia, em que de cada discordância nasce uma nova "igreja", onde uma nova "minoria" passa dominar...
    Certo, Tavares?!, como diria o personagem do Chico Anysio...
    Boa páscoa a todos.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...