Introdução
Uma das razões mais comuns pelas quais os céticos rejeitam a existência de Deus é devido à presença do mal no universo. Eles argumentam que um Deus perfeito não criaria um universo em que o mal existe. Os céticos afirmam que como Deus criou tudo então Deus deve ter também criado o mal. Eles ainda citam versículos da Bíblia, tais como:
- Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. (Isaías 45,7, KJV)
- Quando se toca uma buzina na cidade, não treme então o próprio povo? Quando acontece uma calamidade na cidade, não foi então o Senhor quem agiu? (Amós 3,6, NVI )
- Da boca do Altíssimo não saem coisas más e aquilo que é bom. (Lamentações 3,38 )
Amor pela tradução King James!
Os céticos adoram tanto usar a versão King James (ou versão do rei Tiago, a Almeida Corrigida e Fiel brasileira) que alguém poderia pensar que eles ainda estavam de volta na Inglaterra medieval.
Os céticos adoram tanto usar a versão King James (ou versão do rei Tiago, a Almeida Corrigida e Fiel brasileira) que alguém poderia pensar que eles ainda estavam de volta na Inglaterra medieval.
O uso desta tradução é problemático nos dias atuais, uma vez que utiliza uma versão arcaica do inglês moderno, o que não significa necessariamente as mesmas coisas como foi traduzida 400 anos atrás.
Além disso, a KJV foi produzida a partir de um número limitado de manuscritos medievais que não representam o conjunto mais antigo de manuscritos alexandrinos.
O que as traduções modernas dizem?
- Formando a luz e criando a escuridão, fazendo paz e criando calamidade, eu, o Senhor, faço todas estas coisas. (Isaías 45,7, TNM)
- Eu formo a luz e crio as trevas, trago prosperidade e crio desastres; Eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. (Isaías 45,7, NVI)
O termo H7451a no dicionário Strong na maioria das vezes refere-se ao mal moral, enquanto H7451b de Strong (a forma usada aqui) na maioria das vezes refere-se a calamidade ou de emergência. Obviamente, “calamidade” é melhor antônimo de “paz” do que “o mal”.
Amós 3,6
- Quando se toca uma buzina na cidade, não treme então o próprio povo? Quando acontece uma calamidade na cidade, não foi então Deus quem agiu?(Amós 3,6, TNM)
- Quando a buzina soa em uma cidade, as pessoas não tremem? Quando o desastre trata de uma cidade, não o Senhor fez isso? (Amós 3,6, NVI )
Lamentações 3:38
- Da boca do Altíssimo não saem coisas más e aquilo que é bom. (Lamentações 3:38, TNM)
- Não é da boca do Altíssimo que tanto o bem e mal procedem? (Lamentações 3,38, NVI)
O que o versículo realmente está dizendo é que Deus decreta épocas de boas coisas e épocas de juízos. Lamentações foi escrito por Jeremias durante um tempo de julgamento, quando Judá tinha ido para o exílio. Jeremias foi escolhido por Deus para ser o profeta para dizer a Judá para reformar ou ser julgado. As pessoas não acreditavam em Jeremias e, portanto, caíram sob o julgamento de Deus.
Em Lamentações 3,38 , a palavra traduzida como “bom” é TOB (H2896 de Strong). A palavra geralmente se refere a coisas boas em oposição a coisas ruins. Mais uma vez, ra’ah não se refere ao mal moral, mas calamidades, neste verso. Da mesma forma, os comentários bíblicos indicam que o versículo se refere ao julgamento de Deus com base em pecado das pessoas. 7
Conclusão
Deus não é o autor do mal. No entanto, Deus recompensa e pune com base no comportamento bom e ruim. Portanto, Deus traz julgamento e calamidade (diretamente ou através de autoridades humanas) sobre aqueles que se rebelam. Deus acabará por julgar todas as pessoas, uma vez que os rebeldes não serão permitido na nova criação perfeita.
Fonte: http://www.godandscience.org/apologetics/evil.html
Tradução: Emerson de Oliveira
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