Apesar de amplas reformas econômicas durante os 30 anos passados que transformaram o Vietnã num dos países de crescimento mais rápido na região, o Partido Comunista, que domina o governo, mantém controle rigoroso de todos os aspectos da sociedade, desde os meios de comunicação até as religiões.
De acordo com o Observatório dos Direitos Humanos, mais de 100 vietnamitas estão presos por atividades religiosas e políticas pacíficas.
Graham disse à Associated Press que o comício de oração em Hanói na sexta-feira foi sem precedente em tamanho para o Vietnã e o governo não impôs nenhuma condição para o evento, que levou um ano para organizar. Autoridades concederam permissão na semana passada, ele disse.
“Isso é realmente sem precedente para nós e para o governo,” Graham disse. “Não queremos fazer nada que envergonhe o governo ou o povo do Vietnã. Somos convidados. O governo não nos ordenou o que dizer ou não dizer. Vou falar sobre Deus. Não estamos aqui para falar sobre política.”
Graham disse que espera que o governo veja, através do evento, o Cristianismo de um jeito diferente.
“Espero que o governo veja que os cristãos não são inimigos, mas que os cristãos são alguns dos melhores cidadãos no Vietnã e que eles são pessoas de confiança,” ele disse. “Espero que seja bom para as igrejas e espero que essa reunião seja boa para o governo e eles nos vejam de modo diferente nesta semana.”
Graham, que é o presidente da Associação Evangelística Billy Graham e um dos pregadores mais proeminentes dos EUA, disse que a liberdade religiosa está gradualmente melhorando no Vietnã.
O Evangelho é a melhor arma contra o comunismo. Em sua página de Facebook, Graham disse:
“Este é o primeiro evento evangelístico desse tipo que foi realizado na parte norte do Vietnã. Uma multidão imensa veio na noite de sábado, e além do estádio esportivo lotado, pessoas assistiram do lado de fora em telões. Uns 400 ônibus vieram lotados de pessoas para ouvir a mensagem do Evangelho. Nós nos regozijamos que tantos responderam à oferta de Deus trazendo salvação e nova vida mediante arrependimento e fé em Seu Filho, Jesus Cristo.
Tanta coisa mudou neste país nos últimos 30 anos. A atitude do governo comunista para com as igrejas está mudando, e acredito que continuará a fazer mudanças positivas. Os cristãos no Vietnã estão ganhando mais liberdade religiosa, e parece que nós no Ocidente estamos gradualmente perdendo a nossa.”
Há cerca de 6,5 milhões e católicos e mais de 1 milhão de protestantes entre os 95 milhões de pessoas do Vietnã, a maioria dos quais são budistas.
Com informações da Associated Press e Facebook de Franklin Graham.
Phonte: www.juliosevero.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!