Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O Caminho das Lágrimas


Os seres humanos são as únicas criaturas biológicas na terra que derramam lágrimas em momentos de sofrimento emocional. E o que é ainda mais interessante é o fato de que lágrimas de emoção são quimicamente diferentes das causadas por forças físicas, por exemplo, vento, fumaça, etc.

Aqueles que aderem a teoria da evolução não podem explicar a presença de lágrimas no homem. Alguns sugerem que eles evoluíram como um traço adaptativo em espécies que “choravam” por períodos de tempo extremamente longos. Alegam, então, que as lágrimas se desenvolveram para evitar a desidratação e, portanto, prevenir danos aos olhos (Beck, 477).

Esta teoria é um absurdo. Quão ousado é sugerir que a natureza “cega” poderia inventar acidentalmente esta solução complexa (sais, muco, enzimas antissépticas, etc.) para um propósito tão funcional. Mas então o darwinismo nunca carece de “milagres” sempre que a necessidade ditar! Às vezes eles dizem: “O próprio tempo executa os milagres”.

As Escrituras têm muito a dizer sobre lágrimas. Um estudioso observa que “[a] bíblia tem no menos de 510 referências ao choro e usa pelo menos 11 palavras no grego do Novo Testamento para descrever o choro” (Johnson, 301).

O registro divino indica que o Senhor toma nota das lágrimas humanas. Em um momento de grande angústia, o salmista pediu ao Senhor:

Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro? Salmos 56:8

O lamento sugere que as lágrimas dos filhos de Deus são tão preciosas que, de certo modo, gostaria de preservá-las e guardá-las como um líquido dispendioso.

Quando o rei Ezequias estava mergulhado em tumulto político, buscou alívio do Senhor. Por meio do profeta Isaías, veio esta resposta divina:

Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor. 2 Reis 20:5

Um estudo das várias paixões que provocam “lágrimas” é realmente iluminante. Considere os seguintes pontos como um comentário abreviado sobre este tema.

Lágrimas de luto

Quando Abraão enterrou a sua amada Sara, com quem morava em Canaã por mais de três anos, chorou amargamente quando se despediu de seus restos mortais (Gênesis 23:2). A morte de um querido não pode deixar de provocar lágrimas de privação (ver Gênesis 37:35).
Lágrimas de alegria

Muitas vezes as lágrimas correm de corações imersos em alegria. Depois de anos de separação dolorosa, quando José revelou-se a seus irmãos separados, ele não podia abster-se de chorar alto, o que foi tão dramático que despertou a curiosidade de sua casa egípcia (Gn 45: 1-2,14-15). É uma observação interessante que, aparentemente, apenas os adultos possuem, lágrimas de alegria.
Lágrimas de gratidão

Uma mulher com um passado sórdido “caiu” em um jantar na casa de Simão, o fariseu. Aproximando-se diretamente do Salvador, que estava presente na ocasião, ela enxugou os pés com as lágrimas.

A instrução subseqüente de Jesus revelou que suas ações eram as de um coração agradecido – um que havia sido aliviado da “dívida” esmagadora da culpa por causa do pecado (Lc 7: 40ss).
Lágrimas de compaixão

Às vezes, o sofrimento de outros inicia lágrimas das almas daqueles que genuinamente cuidam deles. O texto pungente, “Jesus chorou” (João 11:35), tem sido objeto de muita discussão.

Por que o Salvador chorou (explodiu em lágrimas – então a ênfase do tempo grego) nesta ocasião? Certamente, não era por causa do fato da morte de Lázaro, porque o Senhor atrasou sua vinda para que seu amigo pudesse morrer.

Não, um objetivo espiritual maior estava em vista (ver 11: 4,15). A sugestão mais razoável pode ser que as lágrimas do Mestre foram um comentário sobre a sua terna compaixão, como ele testemunhou o efeito brutal do pecado sobre a humanidade, como se manifesta no sofrimento, tristeza e morte.

Ele é “tocado” pela nossa situação (Heb 4.15). Veja também Lucas 19:41.
Lágrimas de preocupação

Paulo já notou que ele tinha “ansiedade para todas as igrejas” (2 Coríntios 11:28). Provavelmente não há melhor ilustração disso do que sua advertência aos anciãos de Éfeso quando os encontrou em Mileto.

Nessa ocasião, lembrou a estes irmãos que durante três anos os havia admoestado, dia e noite com lágrimas (Atos 20:31). Estas foram lágrimas de preocupação para o povo do Senhor (cf. Flp 3.18; 2 Coríntios 2: 4). Com as condições da igreja de hoje, parece ser um tempo para oceanos de lágrimas ansiosas.
Lágrimas da separação

Quando os amigos mais queridos são forçados a se separar e, às vezes, com a suspeita de que eles nunca mais se vejam novamente no ambiente da Terra, lágrimas ardentes podem fluir livremente.

A despedida de Paulo para os anciãos de Éfeso é uma das cenas mais doces do Novo Testamento (Atos 20: 36-38, cf. também 2 Timóteo 1: 4). Além disso, no Antigo Testamento não podemos deixar de pensar na separação de Davi e Jonathan (1 Sam. 20: 41-42).
Lágrimas de medo

O escritor de Hebreus afirma que “nos dias de sua carne”, o Senhor “ofereceu orações e súplicas com fortes choros e lágrimas”. Além disso, o registro declara que ele foi “ouvido por seu temor piedoso” (5:7) . Esta referência quase certamente se encaixa na narrativa de Lucas 22:40-44, onde a provação agonizante do Getsêmani é descrita.

Mas por que as lágrimas neste momento de medo?

Não é provável que fossem lágrimas que apenas anteciparam o medo da morte física. Em vez disso, possivelmente era um “temor piedoso” associado à vergonha de suportar a penalidade pelo pecado do mundo (Heb 12: 2, cf. Gálatas 3:13).

A alma sagrada do Senhor recuou dessa perspectiva; no entanto, ele beberia o cálice de “ai” por causa do amor dele pelo homem (Gálatas 1: 4). Outra visão sugere que a expressão “temor piedoso” é meramente o equivalente à submissão total à vontade do Céu (Bruce, 130).
Lágrimas de arrependimento

Em um momento de fraqueza, quando seus interesses espirituais estavam subordinados à paixão da carne, Esaú trocou seu direito de primogenitura e bênção por “uma sopa de carne” (Hb 12:16, cf. Gn 25: 33ss).

Mais tarde, o impetuoso irmão de Jacó ficou assombrado por seu erro e implorou ao pai, Isaque, que reverta a negociação (Gen. 27: 30ss). Mas, como o escritor de Hebreus observa, nem mesmo as lágrimas de Esaú poderiam apagar a conseqüência de sua decisão precipitada.

Uma lição a ser aprendida é esta: embora possamos obter perdão por escolhas tolas, no entanto, podemos ter que sofrer as consequências que surgiram – apesar das lágrimas de arrependimento.
Lágrimas de contrição

Contemple por um momento o amor deslumbrante de Deus para o homem pecador (Romanos 5: 8), como refletido no presente indescritível de seu Filho (2 Coríntios 9:15).

Coloque isso no contexto do horror do pecado humano (Romanos 6:23). Então medite sobre o fato de que o Senhor nos concedeu a oportunidade de se livrar da culpa de toda transgressão que já cometemos (Atos 2:38). Certamente isso deve gerar lágrimas de tristeza por causa da nossa rebelião (ver Salmos 6: 6).

Felizmente, no entanto, um cheiro contrito pode ser transformado em riso quando alguém obedece ao Salvador (Heb. 5:8-9) e o perdão refrescante é encontrado. Isto é precisamente o que o Salvador imaginou quando prometeu: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.” (Lc 6, 21b).
Lágrimas de punição

Os horrores do inferno, a separação eterna dos homens rebeldes do seu sagrado e abençoado Criador (Mt 25:41; 2, 1: 9), será uma tragédia que está além da compreensão humana presente. Este último e eterno estado dos ímpios é retratado como um lugar onde deve ser “o choro e o ranger de dentes” (Mt 25:30).

Aqui, “chorar” denota uma “expressão alta do sofrimento”. Mas essas lágrimas são tarde demais para se aproveitar. “Rios de lágrimas corram pelo rosto, mas nenhuma dor pode apagar.”

Sem dúvida, existem muitos outros exemplos que se poderiam empregar para ilustrar as diferentes emoções que precipitam lágrimas humanas. Talvez, no entanto, não exista mais caminho para concluir este estudo do que lembrar que, quando o prêmio eterno do obediente for agarrado, as lágrimas não existirão mais (Apocalipse 7:17; 21: 4).

Referências


William Beck. 1971. Human Design . Harcourt, Brace, Jovanovich: New York, NY.
FF Bruce. 1990. A Epístola aos Hebreus . Eerdmans: Grand Rapids, MI.
RB Johnson. 1985. Baker Encyclopedia of Psychology & Counseling , 2nd edition. David Benner & Peter Hill, Eds. Baker: Grand Rapids, MI.
Referências Das Escrituras

Salmo 56:8; 2 Reis 20:5; Gênesis 23: 2; Gênesis 37:35; Gênesis 45: 1-2, 14-15; Lucas 7:40; Atos 9:39; João 11:35; Hebreus 4:15; Lucas 19:41; 2 Coríntios 11:28; Atos 20:31; Filipenses 3:18;2 Coríntios 2: 4; Atos 20: 36-38; 1 Samuel 20: 41-42; Lucas 22:40-44; Hebreus 12: 2; Gálatas 3:13; Gálatas 1:4; Hebreus 12:16; Gênesis 25:33; Gênesis 27:30; Romanos 5: 8;2 Coríntios 9:15; Romanos 6:23; Atos 2:38; Salmo 6:6; Hebreus 5: 8-9; Lucas 6:21; Mateus 25:41; 2 Tessalonicenses 1: 9; Mateus 25:30; Apocalipse 7:17, 21:4

Fonte: Christian Courier.com
Com Informações: Bíblia Comentada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...