A marcha da morte Helmbrechts foi uma das centenas de marchas forçadas que ocorreram perto do fim da guerra.
Os presos eram levados na direção de Prachatitz, uma pequena cidade a leste da fronteira com Checoslováquia. Ao longo do caminho, de 10 a 12 mulheres morriam diariamente de fome e fadiga, e de 4 a 8 que eram baleados ou espancado até a morte pelos SS a cada dia, muitas vezes sem razão.
No dia 21, o grupo chegou Volary (Wallern), depois de ter marcharam 200-300 km, com menos de metade dos prisioneiros ainda vivos. Em 11 de maio, foram descobertas valas comuns perto de Volary. 83 dos 89 corpos exumados, muitos deles mostraram evidência de ter sido assassinado.
Atenção
Imagens fortes
Cívis exumando os corpos …
…Sob os olhares dos americanos
Chegando o fim da guerra, enquanto as tropas aliadas fechavam a Alemanha de todos os lados os prisioneiros em campos de concentração e trabalho escravo foram evacuadas para campos mais longe das linhas inimigas. Embora alguns prisioneiros foram evacuados por trem, a maioria foram enviados em marchas forçadas que cobriam centenas de quilometros. A “marcha da morte” começou em Gruenberg, um sub-campo de Gross Rosen na Baixa Silésia. Os 900 presos do sexo feminino de Gruenberg foram evacuados junto com um número similar de prisioneiros do sexo feminino a partir da sub-campo de Schlesiersee Rosen Gross. Os presos eram divididos em dois grupos menores e acompanhados por homens e mulheres da SS. Cerca de 1.100 prisioneiros foram enviados na direção do campo de concentração Flossenbuerg, enquanto o restante foi enviado para Bergen-Belsen.Em 29 de janeiro de 1945 os dois grupos deixou Gruenberg. Em 6 de março, depois de cinco semanas de marcha, o primeiro grupo de prisioneiros chegou Helmbrechts, um sub-campo de Flossenbuerg, a 300 km. de Gruenberg.
Grande maioria dos corpos eram do sexo feminino , e nús
E com ferimentos de arma de fogo
LEIA TAMBÉM: ANTES da Segunda Guerra Mundial – parte 2 – final
Em 13 de abril, as mulheres restantes foram enviados em uma segunda marcha da morte junto com o resto dos 590 prisioneiros de Helmbrechts. O grupo que foi em direção ao sudeste, terminou em Volary, a Checoslováquia, a 200 km. de distância.
Após a libertação de Helmbrechts e a área circundante por tropas americanas, uma vala comum foi descoberta perto do campo de concentração.
Então , como em varias partes da Alemanha , as tropas americanas obrigaram civís alemães a exumarem os corpos da vala comum e sepultarem um a um























Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!