É muito curioso que o título deste artigo seja estranho para a maioria dos crentes, porque na verdade, ele é uma frase de autoria de Martinho Lutero, o grande reformador.
É uma pena que a maioria dos evangélicos saiba tão pouco de sua origem.
Lutero, convicto da soberania de DEUS, deixa claro que, conquanto satanás seja maligno e ardiloso, ele também está sob o domínio de DEUS.
Satanás é responsável por seus próprios atos, mas não pode fazer tudo o que lhe vem à mente, pois DEUS é soberano. E não só isso, a sabedoria de DEUS é tão elevada que muitas vezes os atos do diabo acabam, em última análise, contribuindo para os propósitos de DEUS. Um exemplo clássico é o caso de Jó.
Sem saber, satanás estava contribuindo até para a formação do cânon Bíblico.
Se ele não tivesse se proposto a tentar Jó até os seus limites, não saberíamos quão pacientes e perseverantes devemos ser nas tribulações e não entenderíamos as dinâmicas espirituais muitas vezes envolvidas em nossas experiências diárias.
Como DEUS a ninguém tenta, Jó não teria passado por aquela experiência se não fosse a “valiosa” contribuição de Satanás, que ao acusá- lo diante de DEUS, perdeu uma boa oportunidade de ficar calado. Detalhe: Foi a sabedoria de Deus que transformou o mal em bem e foi a Sua soberania que controlou a fúria do Caluniador.
O que quero expressar aqui é que as vezes nos preocupamos com os intentos do Diabo, quando na verdade DEUS está querendo que olhemos para o alvo de nossa fé. Para que possamos olhar um pouco mais para o nosso coração e entender a realidade espiritual de nossa vida. Jó apenas tomou a atitude de esperar em DEUS.
Ele mesmo disse: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” (Jó 42:2). É o que Paulo disse: “tudo é dele, por meio dele e para ele”. (Rm 11:36). Até o diabo é o diabo de DEUS.
Existem momentos em que precisamos guerrear contra principados e potestades e existem momentos em que precisamos esperar em DEUS, todas as coisas.
Guerreando com nossos medos e temores interiores. A guerra não acontece apenas de dentro para fora, mas também de fora para dentro. As vezes lutamos contra o diabo de DEUS, e as vezes lutamos contra o diabo criado pelos evangélicos.
Blog Mulher Sábia
Muito bem explicado, parabéns!
ResponderExcluirBom texto, ótimo blog!
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluirBoa tarde,penso que satanás assim como nós, teve o livre arbítrio...é tomou a sua tomada de consciência...sem saber que fazia parte de um propósito divino.
ResponderExcluirPerfeito.
ResponderExcluir