Dias atrás li um artigo que diz que pelo menos 36% das meninas e 29% dos meninos com menos de 14 anos já foram abusados sexualmente pelo menos uma vez na vida.
E infelizmente, neste exato momento, milhares de crianças e adolescentes de todo o mundo estão tendo a sua sexualidade agredida, muitos, inclusive, sem ter consciência disso. Outros já não convivem mais com esse pesadelo, mas continuam sendo perseguidos pelas cenas que vêm à mente ao se lembrarem dos abusos que sofreram no passado.
Infelizmente, por causa do medo, da vergonha e até do sentimento de culpa (que não tem fundamento), a maioria das pessoas que passaram por algum tipo de abuso sexual sofre em silêncio com as consequências dessa violência física e emocional.
Além da depressão, baixa auto-estima, vergonha, insegurança, dificuldades sexuais (quando adulta) etc, a pessoa abusada pode também ficar com mágoas de quem a abusou. Se você foi abusado sexualmente e até hoje não teve coragem de contar para ninguém, eu quero te dizer que a cura é possível sim. Através da graça de Deus, você pode ser completamente restaurado(a)!
DEUS QUER TE CURAR
Por mais que você tenha se sentido usado(a) por alguém, você continua sendo precioso(a) para Deus e Ele é o maior interessado em restaurar sua vida! Independente do que você viveu, Ele tem um futuro de paz e alegria reservado para você. Jesus disse: "O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância" (João 10:10).
Ou seja, quando você entrega sua vida a Cristo, o Espírito Santo começa uma obra de cura e restauração à medida em que você busca uma vida de obediência - "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" (2 Coríntios 5:17).
Por isso, creia que os traumas deixados pelo abuso sexual ficaram para trás, e assim como o apóstolo Paulo, ignore o passado e olhe somente para o chamado que Deus tem para você - "... uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:13-14).
PERDOE QUEM TE FERIU
Para que haja cura das marcas deixadas pelo abuso sexual, você precisa liberar o perdão. Por mais que seja difícil, você deve perdoar aquela pessoa que tocou em você sem a sua permissão. Você pode até me perguntar: "Pastor, como eu posso perdoar alguém que me feriu tanto? Ele(a) invadiu minha privacidade como se eu fosse um nada!" E eu respondo: "Você consegue com a ajuda de Deus! Sim, você não tem condições de perdoar, mas Ele te capacita para isso!" - "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis" (Mateus 19:26).
"Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?’ Jesus respondeu: ‘Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete’" (Mateus 18:21-22).
Não importa se você foi abusado(a) por um parente, amigo da família ou um desconhecido; e não importa as consequências que ficaram. O perdão é vital, pois irá te libertar. E a melhor forma de perdoar alguém, é olhando para o quanto Deus nos perdoou ao enviar Seu Filho para morrer em nosso lugar. (Leia: Aprenda a perdoar e fique livre da mágoa)
SE VALORIZE
É muito comum, depois do abuso sexual, a pessoa se sentir desvalorizada, pois foi usada como um objeto de prazer. Mas o amor de Deus pode transformar qualquer coração. Em João 3:16 diz que Deus nos amou a tal ponto de enviar Seu Filho para morrer por nós.
Por mais que as circunstâncias te digam o contrário, tenha a certeza que, para Deus, sua vida vale mais do que qualquer tesouro deste mundo. "Você é a menina dos olhos de Deus e Ele te esconde debaixo de Suas asas" (Salmos 17:8), então se valorize! Você é importante demais para achar que sua vida não tem mais sentido.
Ore, busque a Deus e peça para Ele restaurar sua auto-imagem. E quando os pensamentos negativos vierem à sua mente, mude o foco e pense em coisas que te darão esperança.
Para vencer o trauma do abuso sexual, você precisa dar um passo de cada vez, como se fosse um bebê que está aprendendo a andar. No começo pode parecer bem difícil e dar vontade de desistir, mas o Senhor promete: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Hebreus 13:5).
Ele estará com você quando as lembranças ruins vierem e o desespero quiser sufocar seu coração. Por isso não pare de sonhar com uma vida totalmente restaurada. É certo que você nunca esquecerá o que passou, mas a dor já não existirá, pois o Senhor irá cicatrizar as suas feridas.
Por fim, quero deixar um breve testemunho de uma mulher cristã chamada Joyce Meyer, que sofreu abuso sexual do pai na sua infância e sofreu os efeitos dos abusos por 33 anos. Hoje ela deu a volta por cima e ajuda milhões de pessoas de pessoas ao redor do mundo. No livro "Beleza em vez de cinzas" ela destaca grandes verdades que trouxeram cura à sua vida:
"O plano do inimigo era usar os anos de abuso que sofri para me destruir. Se eu tivesse escolhido responder às minhas circunstâncias com uma atitude de raiva e amargura, ele teria vencido. Mas eu escolhi ser positiva e crer que Deus queria tinha um plano de restaurar minha vida. Isso aconteceu, e agora Ele está ajudando milhões de pessoas através do meu testemunho! Sempre temos uma escolha a fazer. Quando decidimos reagir com uma atitude negativa - como autocompaixão, amargura e ressentimento, isso dificulta a Deus fazer tudo o que Ele quer realizar na nossa vida e nos impede de alcançar nosso potencial. Ter uma atitude positiva significa focar na coisa certa, que é Deus. Quando focamos no problema ao invés de olharmos para Deus, nó perdemos a perspectiva Dele diante das circunstâncias. Creio mais do que qualquer coisa, que a nossa atitude é o que determina o tipo de vida que iremos ter, e quando somos positivos, isso libera Deus para trabalhar na nossa vida!"
*Se você está sendo abusado(a) sexualmente ou conhece alguém que está passando por isso, não tenha medo de denunciar. Disque 100. Essa é a única forma de ajudar e sua identidade será mantida em absoluto sigilo.
Fonte: Pastor Antônio Jun
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!